Ads Top

Opões de pagamento online para quem não tem conta em banco é diferencial

Até pouco tempo atrás, as formas de pagamento que os brasileiros conheciam envolviam apenas “dinheiro vivo” e operações bancárias. Um universo sem bancos tradicionais era inimaginável. No entanto, percebemos que com o passar do tempo o conceito de serviços financeiros foi se expandindo!

Em janeiro de 2021, o Instituto Locomotiva fez uma pesquisa que apontou que cerca de 34 milhões de brasileiros são desbancarizados. Ou seja, não utilizam cartões e nem bancos. E, segundo o Bexs, 1,7 bilhões de pessoas no mundo já vivem a realidade de não possuir uma conta vinculada às instituições bancárias.

Os principais motivos que fazem com que esse movimento aconteça incluem:

  • Altas taxas aplicadas por bancos;
  • Medo de não conseguir pagar os altos juros cobrados nos parcelamentos tradicionais;
  • Distância física entre casas e agências;
  • Dívidas existentes;
  • Falta de confiança e proximidade com os bancos;
  • Aumento do número de trabalhadores informais;

As fintechs vieram para ajudar a mudar esse cenário, e com isso o número de desbancarizados no Brasil (e no mundo) só cresce!

Desbancarizados são jovens e grandes consumidores

O contexto que mostrei acima não é nenhuma novidade para quem acompanha a movimentação do mercado e suas mudanças, cada vez mais dinâmicas. Afinal, quem usa o e-commerce sabe que, mesmo sem banco, consegue continuar usufruindo do seu poder de compra.

Isso porque o grupo de idade mais relevante entre os desbancarizados no Brasil (ainda de acordo com a pesquisa da Bexs) são os jovens entre 18 a 24 anos, representando 40% do total.

Além disso, eles também representam uma parte da população que já está mais habituada a comprar online, e com frequência. Por isso, levar em consideração esse público na hora de oferecer opções de pagamento é de extrema importância.

Como fazer a diferença?

Também não é novidade se eu disser para vocês que oferecer diversas opções de pagamento é um grande diferencial para quem deseja alavancar suas vendas no universo do e-commerce e das vendas no geral.

Sendo assim, é importante dar um duplo clique no comportamento dos desbancarizados no Brasil. Mesmo com bancos digitais que oferecem cartões, empréstimos, pagamentos, investimentos, transferências e outros serviços financeiros com mais facilidade, um dos meios de pagamento mais usado por esse público não envolve cartão.

O Pix se mostra como uma das opções favoritas dos desbancarizados. Isso porque esse meio não precisa de vínculo bancário ou linha de crédito — basta ter uma carteira digital. E agora é possível até parcelas no Pix com algumas empresas.

Dessa forma, fica meio óbvio que a minha sugestão para os lojistas seja: aumente suas opções de pagamento!

No entanto, sabemos que às vezes as coisas não são tão simples assim. Antes de sair aderindo à toda e qualquer opção de pagamento, é importante ter em mente e averiguar:

  • Formas de pagamento seguras e que façam sentido para o seu negócio;
  • Conheça seu público, entenda qual forma é a mais utilizada, se há alguma que eles sentem falta ou faria diferença para seus clientes;
  • Faça uma pesquisa e confira as novidades do mercado, veja se elas são seguras e se atendem suas necessidades.

Além disso, quem deseja se manter competitivo no mercado não pode deixar de acompanhar as tendências e estar por dentro das inovações tecnológicas que o setor constantemente oferece.

O post Opões de pagamento online para quem não tem conta em banco é diferencial apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Opões de pagamento online para quem não tem conta em banco é diferencial. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.