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Marketing Digital: o que aprendi na última edição do Ads World Conference

No último ano, todos fomos inundados por convites para inúmeros webinars, lives e eventos online. Embora o formato venha evoluindo e os conteúdos ficando cada vez melhores, a grande maioria ainda carece de um ritmo e recursos que consigam reter nossa atenção que segue sendo arduamente disputada por outras milhares de distrações e guias abertas no navegador.

Um desses eventos, entretanto, me surpreendeu! O aprendizado foi tão impactante a ponto de eu fazer questão de divulgar e querer compartilhar parte do que aprendi com pares e outros agentes do mercado no qual eu atuo, que é o Marketing Digital.

Para quem não conhece, o Ads World Conference é o maior evento mundial de Marketing Digital. Conta com mais de 70 mil pessoas aprendendo sobre marketing, propaganda, mídia paga, SEO, melhores práticas, E-commerce, entre outros temas do mundo Digital.

Desde 2020, o evento é transmitido online com painéis dinâmicos, perguntas e respostas ao vivo e ótimas apresentações sobre Marketing Digital. Fiquei fascinada, particularmente, por alguns insights sobre técnicas avançadas de gestão de campanhas em plataformas online de mídia, como Google e Facebook. Por isso, reuni algumas destas ideias e informações importantes sobre as palestras às quais tive o privilégio de acompanhar. Assim, espero poder contribuir (ainda que um pouquinho) com sua jornada digital.

Info #1: Estruture bem suas contas de Google e Facebook Ads!

  • Cada campanha deve conter um nome que seja fácil de ser identificado;
  • Ideal ter no máximo 3 grupos de anúncios para cada campanha, melhora o aprendizado da máquina;
  • Cada grupo de anúncio deve ter no máximo 3 criativos para testes, cadeia de valor 1 – 3 – 3 (1 campanha, 3 grupos de anúncios, 3 anúncios);
  • Novos visitantes vão necessitar de criativos mais convincentes para que sejam convertidos. Uma boa mensagem e um CTA impactante;
  • Usuários recorrentes vão desejar criativos que encorajam eles a convertê-los novamente. Mostrando mais o valor da marca (B2B);
  • Utilize o detalhamento para aprofundar a análise dos usuários;
  • Utilize exclusões de públicos nos grupos de anúncios para não ter sobreposição;
  • Crie diversos públicos personalizados, com base nos vídeos assistidos, inscrições de eventos e etc;
  • Use EMOJIS nos anúncios de Facebook, mais chamativo!

Info #2: SEO – atualização

Sabemos que os fatores de rankeamento do Google vem sempre mudando, as últimas atualizações trouxeram novidades com foco na experiência do usuário e usabilidade nos sites. A palestra à qual assisti, sobre SEO, trouxe:

  • Em 18 meses o SEO mudou;
  • 62% das pessoas estão cientes da diferença entre Mídia Paga e SEO;
  • 36% dos clientes acham que estar no topo é o mais importante para o mercado;
  • Devemos utilizar 4 etapas para ter um aumento de sessões no site e melhorar o posicionamento da SERP, que são: Auditoria de SEO, Auditoria de Conteúdo, Auditoria de Pesquisa Estratégica e Backlinks;
  • Backlink foi a principal estratégia de SEO usada pelo palestrante para fazer o site de sua empresa crescer mais de 7000% em visualizações orgânicas de 2019 para 2020.

Info #3: Impactando com Vídeo Ads

É notável que os vídeos impactam muito na consideração de compra dos usuários — por realmente prender a atenção e instigar o usuário a realizar uma ação! E uma dica que trouxe comigo sobre os anúncios em vídeo foi: menos fake, mais impacto e mais resultados. Seguem outros insights sobre os anúncios de vídeo:

  • Surpreenda com Humor;
  • Ação de Impulsionar a todo o momento;
  • Paixão dos Fundadores;
  • Heartbeat Method (Cortar – Engajar);
  • Padrão de Interrupção;
  • Bold Statements (frase de impacto);
  • Perguntas (Instigar com perguntas marcantes).

3 razões para o anúncio não performar:

  • Copy copiado das campanhas do FB;
  • Criativo do Vídeo;
  • Pausar se não alcançar 20x ROAS desejado, olhar outros KPIs.

Info #4: Tipos de anúncios que mais performam no e-commerce

Muitos têm dificuldades em realizar um planejamento de conteúdo para os anúncios e/ou até mesmo para as redes sociais. Portanto, listei algumas categorias e quais tipos de anúncios mais performam:

Eletrônicos:

  • 1º – Pessoa âncora falando sobre o produto;
  • 2º – Depoimentos de Clientes.

Moda:

  • 1º – Lifestyle – mostrando a roupa no dia a dia;
  • 2º – Estudo de Caso – análises das pessoas que compraram e amaram.

Joias:

  • 1º – Estudo de Caso – análises das pessoas que compraram e amaram;
  • 2º – Unboxing – abertura da caixa.

Utensílios Domésticos:

  • 1º – Depoimento de Clientes;
  • 2º – Demonstração do Produto.

Homewear:

  • 1º – Depoimentos de Clientes;
  • 2º – Unboxing – abertura da caixa.

Fitness:

  • 1º – Demonstração do produto;
  • 2º – Depoimentos de Clientes.

Outros tópicos importantes

  • 41% das pessoas confiam nos negócios locais. Ou seja, potencialize suas campanhas para a região em que você atua;
  • Programa de Afiliados – Potencialize o uso do links em outros sites por outras pessoas;
  • Utilize copy para quem visualizaram produtos. Por exemplo: “Hey! Estamos segurando o seu produto… Compre já antes que acabe”.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Marketing Digital: o que aprendi na última edição do Ads World Conference. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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