Ads Top

Shoppable Ads: estratégia que visa encurtar a jornada de compra

Cansamos de falar o quanto o período pandêmico fez com que inovações tecnológicas tivessem seu processo acelerado para a disseminação em pequenas, médias e grandes empresas.

Cansamos, mas não paramos, porque foi o que aconteceu, e o shoppable ads está incluso nessas inovações.

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, o shoppable ads é, basicamente, um anúncio comprável. É uma imagem que expõe o produto com tags que mostram os preços, e também possuem recursos via checkout. Hoje em dia, vimos bastante isso nas redes sociais, principalmente no Instagram.

O grande diferencial desse tipo de anúncio é o encurtamento da jornada do cliente. Logo na imagem ele demonstra para os usuários como e onde finalizar a compra sem muitos cliques e sem redirecionamentos adicionais (que muitas vezes fazem o cliente desistir de comprar um produto).

Por que o Shoppable Ads é uma estratégia que vale a pena?

A resposta é simples: ao encurtar a jornada do cliente você está automaticamente facilitando a compra. E como não podemos esquecer, uma boa experiência do cliente não é apenas aquela que encanta, mas aquela que o incomoda o menos possível.

Quanto menos o usuário tiver que fazer, clicar, preencher, melhor para ele, mais chances de ele ter a atitude de finalizar uma compra.

Além disso, quando um anúncio é feito nas redes sociais ou na parte de compras do Google, apenas com imagem, é a chance de usar a criatividade e consolidar a imagem da sua marca. Com isso, você conquista a confiança do consumidor. É possível aliar o Shoppable com estratégias de social commerce e marketing de influência.

Se engana quem pensa que esses anúncios são feitos apenas nas redes sociais. Confira alguns exemplos do shoppable ads em outras ações:

  • NBC: usou o famoso QR code que possibilitou os telespectadores lessem e comprassem produtos no programa que estão assistindo;
  • TV Globo: podemos observar essa estratégia em diversos programas ao vivo do canal, uma grande vitrine para essa estratégia foi, por exemplo, o Big Brother Brasil;
  • Hulu: também usando QR codes, ele desenvolveu um formato de anúncio televisivo com foco na ação GatewayGo. Essa ação combina QR codes que podem ser escaneados e possuem a opção de receber uma oferta e/ou saber mais sobre via e-mail.

Com esses exemplos você deve estar pensando: “só marcas grandes então podem utilizar o shoppable ads”. Mas não é bem assim. Como citei anteriormente, esse recurso é fortemente usado nas redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube) e também na parte de compras do Google.

Como a logística pode ajudar?

Sempre digo e repito: de nada adianta ter uma jornada de compra eficaz, rápida e que, de fato, realiza muitas vendas, se o produto não chega no prazo e/ou com algum dano. É preciso que o processo todo, desde a compra até a entrega do produto no cliente final, sejam feitas com segurança e rapidez.

Por isso, o apoio logístico é de fundamental importância. Ainda mais porque muitas previsões estão se concretizando, como por exemplo a da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em uma pesquisa deles 70% da população afirma que continuará comprando pela internet mesmo após a pandemia.

Como podemos perceber, é o que está acontecendo. Mesmo com o retorno forte do comércio em lojas físicas, os e-commerces e lojas que se mantém apenas em redes sociais continuam vendendo bastante.

Sendo assim, uma parceria com empresas especializadas em serviços logísticos não pode faltar para que seu negócio cresça e lucre cada vez mais.

Com uma empresa do segmento logístico, sua loja virtual pode ficar tranquila quanto à gestão de envio e trâmites de transporte. Além disso, essa parceria também garante para o seu e-commerce:

  • Coleta gratuita;
  • Rastreamento em tempo real;
  • Logística reversa;
  • Integração de pedidos;
  • Desembaraço de cargas.

Não esqueça, é importante pensar em todas as etapas! Nas operações que você e sua equipe optam por não dar prioridade, faça parceria com empresas que oferecem o serviço que vocês precisam.

O post Shoppable Ads: estratégia que visa encurtar a jornada de compra apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Shoppable Ads: estratégia que visa encurtar a jornada de compra. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.