Como usar o TikTok para impulsionar o seu e-commerce?

Muitas pessoas me perguntam sobre o TikTok. Ele mostrou expressivo crescimento nos últimos meses e pode ser uma boa alternativa para impulsionar o seu e-commerce, pois gera engajamento com o público e mídia espontânea. A ferramenta de compartilhamento de vídeos recentemente abriu um sistema de anúncios, oferecendo às lojas novas formas de promover os produtos.

Como surgiu a rede?

A versão atual veio à tona em 2018, resultado de um acordo entre as companhias chinesas ByteDance e Musical.ly. Desde 2014, a Musical.ly mantinha um aplicativo de mesmo nome, voltado para posts de dublagem de música, o qual foi comprado pouco tempo depois pela ByteDance, em uma tentativa de levar a sua rede Douyin, focada em vídeos curtos, para o mercado internacional.

Disponível em mais de 150 países e 75 idiomas, o TikTok, dotado de um design intuitivo, permite a postagem de vídeos de 15 a 60 segundos, no geral sobre temas mais leves, e a interação com conteúdo de terceiros. Essas características são atraentes principalmente para os jovens; em novembro de 2019, 41% dos usuários possuíam de 16 a 24 anos. Ainda, no ano passado, a ferramenta contou com 738 milhões de downloads e, em agosto, atingiu dois bilhões de instalações.

Quais são os anúncios possíveis no TikTok?

Em junho de 2020, foi lançado oficialmente o TikTok for Business, o qual concentra os serviços de anúncios de todas as plataformas da ByteDance. Assim, as marcas podem se conectar ao público explorando os cinco modelos de publicidade existentes por ora:

TopView

Vídeo de até um minuto exibido quando o aplicativo é iniciado, com altas chances de captar a atenção dos consumidores.

Brand Takeover

É um formato mais básico, composto por vídeos curtos, de 3 a 5 segundos, ou por imagens.

In-feed Ads

Vídeos, de até um minuto, que surgem durante a rolagem do feed.

Branded Hashtag Challenge

Criação de uma hashtag patrocinada, a ser inserida pelo público na produção dos posts. A ideia é humanizar as empresas e ajudá-las a ganhar relevância.

Branded Effects

Efeitos patrocinados para serem utilizados em vídeos 2D, 3D e em realidade aumentada, participando efetivamente do processo criativo dos usuários.

Leia também: O crescimento das soluções “Link-Centric” no comércio eletrônico

Vale a pena anunciar?

Esse tipo de rede social possibilita a alta propagação do conteúdo e facilita a construção de uma relação mais próxima com os consumidores. Com penetração em importantes mercados internacionais, como o norte-americano, o indiano e o chinês, o TikTok torna as marcas amplamente conhecidas.

Além disso, ao produzirem vídeos inovadores, elas dialogam com os jovens, que podem constituir um grupo pertinente de compradores. A Magazine Luiza, por exemplo, usa a ferramenta para aumentar a proximidade do público com a Lu, a assistente virtual. O vídeo de exibição do corpo inteiro da personagem gerou 11 milhões de visualizações, 26 mil comentários e 17 mil compartilhamentos em 24 horas.

Por ser um espaço ainda em consolidação, é ideal para pequenos negócios testarem diferentes estratégias publicitárias. A concorrência tende a ser menor que em redes antigas e é mais fácil firmar parcerias com influenciadores. A Netflix segue essa proposta, aproveitando o alcance de seus atores para obter sucesso. Atualmente, possui mais de 800 mil seguidores e cerca de 3,5 milhões de likes.

O TikTok apresenta diversas alternativas para divulgar a marca e produzir conteúdo relevante. A Ambev, de modo pioneiro, está explorando a rede como recurso de apoio na capacitação dos colaboradores. O objetivo é facilitar os treinamentos, trabalhando com formatos confortáveis e acessíveis.

Aplicativos de divulgação de vídeos estão se expandindo. De junho a setembro do ano passado, foram divulgadas outras duas plataformas similares, o Instagram Reels e o YouTube Shorts. Em um contexto no qual esse modelo ganha cada vez mais destaque, nada melhor do que seguir o exemplo das grandes empresas nacionais e mundiais.

 

O post Como usar o TikTok para impulsionar o seu e-commerce? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como usar o TikTok para impulsionar o seu e-commerce?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages