Ads Top

O que é o Pix e quais as suas vantagens para o varejo?

O Banco Central desenvolveu uma nova forma de realizar transferências e pagamentos instantâneos e que funciona 24 horas por dia. Esse novo método leva o nome de Pix. Todavia, muito se discute sobre o que é Pix e quais são as suas principais vantagens.

Pensando nisso, selecionei tudo o que você precisa saber sobre esse novo método de pagamento. Afinal, nada melhor do que conhecer o conceito por trás da sua criação, assim como as suas principais características. Vamos lá?

O que significa Pix?

O nome escolhido pelo Banco Central, ao contrário do que muitos imaginam, não se trata de uma sigla. Na verdade, Pix foi inspirado em um termo que remete a conceitos como tecnologia, transação e Pixel.

Indo um pouco mais a fundo, um Pixel é o menor elemento em um dispositivo de exibição. Desse modo, a referência por trás da criação tem como base o propósito de ser simples e funcional.

O que é o Pix?

O Pix é um novo meio de pagamento instantâneo, ou seja, mais uma opção ao lado de TED, DOC e cartões. Ele servirá para pessoas e empresas realizarem transferências de valores, efetuando e recebendo pagamentos. Inclusive, com o Pix, todos poderão concluir essas transações em menos de 10 segundos, exigindo apenas um celular.

Como funciona o Pix?

A função aparecerá nos aplicativos de celular dos clientes de bancos, instituições financeiras e outras empresas de pagamento. A sua adesão é obrigatória para instituições financeiras com mais de 500 mil contas ativas. Na prática, todos os principais bancos e fintechs estão envolvidos.

Para fechar uma transação — pagamento ou envio de dinheiro —, basta escolher o Pix no aplicativo como forma de realizar a operação. Nesse momento, será exigida uma chave de cadastro.

Essa chave Pix representa o endereço da sua conta no Pix. Para criar a sua, é necessário optar por uma dessas formas de identificação:

  • CPF/CNPJ;
  • e-mail;
  • número de telefone celular;
  • chave aleatória.

A chave aleatória é uma forma de receber um Pix sem exigir dados pessoais. Ela funcionará como um login. Em outras palavras, um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente para identificar a conta do destino de recursos.

Empresas também poderão disponibilizar o Pix como forma de pagamento aos seus clientes, por meio de um QR Code. Assim, quando for concluir um negócio, basta optar pelo Pix no seu aplicativo e capturar a imagem desse código.

O Pix é seguro?

Com o Pix, você consegue fazer suas transações de forma 100% digital, assim como o TED ou DOC. Isso significa que o Sistema Financeiro Nacional já tem protocolos que asseguram que elas sejam feitas com total segurança. Além disso, o sistema bancário brasileiro é um dos mais seguros do mundo.

Não somente, para disponibilizar o Pix, os bancos ainda chegam a adotar outras camadas de segurança. A exemplo disso, há a assinatura e os certificados, todos digitais, bem como a criptografia e autenticação em duas etapas.

Quais as vantagens do Pix?

Por se tratar de um pagamento instantâneo, os negócios podem ser efetuados rapidamente e com segurança. Além disso, podem ser feitos 24 horas por dia, todos os dias do ano. Isso, por sua vez, viabiliza uma forma de pagamento por transferência que não seja limitada por horário e dias úteis.

Destaco ainda a vantagem do custo de transação. Segundo o Banco Central, o custo para as instituições financeiras é de R$0,01 a cada dez transações. Por isso, as instituições podem definir como cobrar os seus clientes. Entretanto, a princípio o uso do Pix por pessoas físicas será gratuito.

O post O que é o Pix e quais as suas vantagens para o varejo? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O que é o Pix e quais as suas vantagens para o varejo?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.