Ads Top

Marketing Digital B2B: diante das incertezas de 2020, que tal se preparar para 2021?

O ano de 2020 foi e ainda está sendo repleto de dúvidas quando falamos em ações de marketing e vendas para empresas B2B. A pandemia da Covid-19 deixou empresas de todas as áreas sem saber o que fazer, o que foi extremamente prejudicial para a maioria delas. Porém, todos esses meses fizeram as pessoas se acostumarem com o tal do “novo normal”. E no âmbito do marketing digital, não poderia ser diferente.

Com o isolamento social, os níveis de acesso à internet subiram bastante, bem como compras no e-commerce e, consequentemente, ações de marketing digital. Segundo estudos, 97% da população brasileira está utilizando a web na pandemia, tendo um aumento significativo, inclusive, nas classes C, D e E. Assim, as vendas digitais tiveram um dos seus melhores anos.

Mas, apesar disso, muitas incertezas foram geradas, até para quem obteve lucros. E, diante delas, que tal preparar sua empresa para o ano que vem aí?

Confira, então, quais são as 4 dicas de marketing digital B2B para 2021!

Se adapte ao novo normal junto a seus clientes

Quando tratamos do comércio B2 C, é possível dizer que os consumidores já se adaptaram, assim como as empresas. Isso se deve ao fato de que este comércio está nas nossas vidas há algum tempo e, com a pandemia, ele apenas passou a ser mais utilizado.

As relações comerciais no B2B eram, até antes da pandemia, baseadas em relacionamento estreito entre vendedor e comprador, eventos e a publicidade tradicional em revistas do segmento. No entanto, a pandemia veio para virar o jogo. As vendas B2B realizadas pela internet ainda engatinham, se comparado ao B2C. Mas cresce a passos largos e certamente se consolidará, principalmente por dois motivos. O primeiro é o alcance: por meio do marketing digital é possível alcançar muito mais pessoas do que pelo marketing tradicional. O segundo motivo é o custo, muito inferior aos tradicionais investimentos em publicidade e eventos.

Maior abrangência de canais de venda

Antes da pandemia, as vendas B2B eram feitas, geralmente, em feiras e eventos. Atualmente, como citei mais acima, uma empresa que deseja vender mais precisa estar em todos os cantos da web.

Por isso, uma tendência importante que teve sua evolução agilizada pela pandemia, e tem tudo para atingir seu ápice em 2021, é a venda por meio de redes sociais. Para exemplificar, o WhatsApp já possui sua versão Business, voltada para empresas e o Instagram. Além disso ainda possui em sua plataforma uma sessão somente para compra e venda, que permite que as vendas sejam feitas também pelas DMs.

Para muitos negócios, principalmente Indústrias e Agronegócio, a conclusão da venda pode não ser feita em canais sociais. Porém, tais redes podem se tornar um grande gerador de oportunidades de novos negócios. O LinkedIn, por exemplo, deixou há muito tempo de ser uma rede social de busca de emprego para se tornar uma rede de relacionamento e vendas para o B2B.

Assim, é necessário ter uma estratégia assertiva de marketing avaliando os objetivos, interesses, metas e a participação de cada canal nesta relação.

Integre suas ações de marketing com seu CRM de vendas

Você sabe quantos leads são gerados por meio das suas ações de marketing digital ou quantos deles geram negócios? Se não sabe, certamente está traçando sua estratégia errada.

Pelas tecnologias atuais é possível metrificar quase tudo realizado na internet, ou seja, medir os resultados. É possível saber quantas oportunidades de negócio estão sendo geradas pelas redes sociais e campanhas de publicidade, seja no Google ou LinkedIn. Um bom CRM de vendas integrado com suas ações pode proporcionar estes dados enriquecedores.

Além disso, é possível também monitorar as ligações, sabendo assim o canal de origem de cada ligação — além de analisar a quantidade de ligações recebidas e perdidas pelo seu time de vendas. Em um caso recente, identificamos que o time comercial de um cliente não atendia 40% das ligações. Este número se repetiu por 3 meses até que o cliente reestruturou seu time comercial.

O marketing digital é muito mais que posts bonitos em redes sociais. Marketing digital são ações com o objetivo de gerar mais oportunidades de negócios para empresas.

Marketing Digital e Vendas devem estar alinhados

Como mencionei, o marketing digital quando feito com estratégia e direcionado para atingir os objetivos do cliente é muito mais que uma rede social bonita e atualizada. Marketing e Vendas caminham juntos. As ações precisam estar ligadas para que o melhor delas seja aproveitado e assim a empresa atingir seus objetivos.

Engana-se quem acredita que indústrias, agronegócios ou serviços B2B não podem aproveitar o marketing digital. Pessoas procuram todos os dias por soluções na internet e certamente estão procurando pelos seus serviços. Ou seja, se não te encontram, certamente irão encontrar seus concorrentes. É isso que você quer?

Se o seu marketing está dissociado das suas ações comerciais é preciso rever. Os dois times precisam estar alinhados e trabalhando em conjunto. Para mim, é muito comum notar esta separação entre as áreas, o que acarreta resultados inferiores em vendas e falta de alinhamento nas ações.

Qual a dica principal para se preparar para 2021?

Essas são apenas algumas dicas para o ano que vem. Caso queira se aprofundar ainda mais no assunto, procure uma consultoria em marketing digital que possa ajudar sua empresa a elevar os resultados.

Uma agência confiável ao seu lado pode gerar resultados incríveis, deixando você e a sua empresa sempre um passo à frente no que se refere o marketing digital.

Portanto, se atualize!

O post Marketing Digital B2B: diante das incertezas de 2020, que tal se preparar para 2021? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Marketing Digital B2B: diante das incertezas de 2020, que tal se preparar para 2021?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.