O que analisar para fazer uma boa gestão do e-commerce?

Não é novidade que uma empresa que se destaca no mercado é aquela que possui uma boa gestão. No e-commerce, com a expansão no último ano — o setor registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, sua maior alta em 20 anos —, administrar uma loja online se tornou um grande desafio.

Por isso, para otimizar os processos de venda, ganhar competitividade no mercado e ser referência entre o público, é necessário analisar alguns pontos de gestão para obter sucesso. No processo, é preciso considerar diversos aspectos dentro da loja, como gestão financeira, de estoque, logística, marketing, entre outros.

Continue lendo para saber o que analisar para fazer uma boa gestão do seu e-commerce.

Gestão de estoque

Imagine que você tem uma loja física e virtual e acaba vendendo um mesmo produto ao mesmo tempo. Por incrível que pareça, esse é um problema comum de muitos e-commerces. Como consequência, as lojas acabam gerando atraso de envio, desistência do produto e perdendo a credibilidade entre o público.

O controle de estoque é crucial para a competitividade da empresa, já que afeta diretamente o cliente. Por isso, é essencial considerar a integração do estoque físico ao e-commerce. Identifique quais produtos despertam mais interesse dos seus clientes e mantenha o estoque sempre abastecido com ele, além de sempre ter controle da entrada e saída de mercadorias do armazém.

Investir em logística

Não há nada mais frustrante do que realizar uma compra e o produto, que chegaria em três dias, chegar em sete. O prazo para a chegada de um pedido é considerado um fator muitas vezes decisivo na hora da compra.

Por isso, desconsiderar o prazo e os preços de entrega do varejo online pode ser extremamente prejudicial para a empresa. Cuidar do acompanhamento da entrega e oferecer informações aos clientes sobre sua localização é essencial.

Não esquecer do marketing

Lojas virtuais e físicas têm a mesma dinâmica. Ambas precisam estar presentes, se destacar das demais, ter bom atendimento, acompanhamento no pós-venda e planejamento de estratégias para vender sua marca.

Sabendo disso, é fundamental que o e-commerce analise como está o planejamento de marketing da empresa e, principalmente, como vai a conversão nos canais de comunicação do negócio. Uma dica para aumentar o tráfego de usuários para o site por meio de buscas orgânicas e aumentar o engajamento: invista na produção de conteúdo relevante relacionado aos produtos.

Escolher um bom ERP

Definir um ERP (sistema integrado de gestão empresarial) é uma ferramenta extremamente necessária para analisar os dados da empresa com mais inteligência. Isso porque ele agrupa todas as atividades realizadas diariamente pelo negócio e, assim, facilita o gerenciamento de todos os seus departamentos.

Um ERP diminui o trabalho manual da equipe e é fundamental para o negócio que deseja crescer no mercado. Afinal, ajuda no controle financeiro, na logística, evita problemas com estoque e garante mais segurança, agilidade e controle para a gestão da empresa.

Gerenciando as informações 

Um e-commerce de sucesso depende de uma boa gestão, que tenha estratégias bem definidas em todas as áreas do negócio. Por isso, estudar o mercado é essencial para atender às necessidades e expectativas do público. Mas se você precisa de uma ajudinha para gerenciar o alto fluxo de informações que uma empresa demanda, conte com um ERP. Acesse o link e saiba como escolher um sistema de gestão ideal para o seu e-commerce.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O que analisar para fazer uma boa gestão do e-commerce?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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