Google Adsense para Youtube – Como usar para Ganhar Dinheiro na Internet?

Google Adsense para Youtube – Como usar?

O Google Adsense para Youtube é uma das formas que os empreendedores digitais que produzem conteúdo em vídeo, usam para ganhar dinheiro online.

Para quem está começando agora no marketing digital pode não entender muito bem o mecanismo dessa estratégia.

Por isso resolvi fazer esse artigo para esclarecer todos os pontos sobre essa forma de monetização de vídeos.

Antes de entrar no mérito do Youtube propriamente dito é importante saber como funciona a parceria com o Google.

O que é Google Adsense?

Adsense é o nome do programa de afiliados do Google onde ele reúne pessoas que possuem espaço para mostrar anúncios, com os clientes que querem anunciar.

Se você costuma assistir vídeos no Youtube já deve ter dado alguns “pular anúncio”, ou ainda ter o vídeo interrompido por um comercial que começa a passar no meio do conteúdo.

Todos esses comerciais fazem parte do programa de parceria do Google.

Essa é uma forma que o Google encontrou de ter vários locais para mostrar os anúncios que seus clientes contratam.

Mas, quando você dá um “pular anúncio”, ou fica bravo(a) pelo comercial no meio do conteúdo, não xingue o Youtube.

Quem determina os locais onde os vídeos serão veiculados, é o dono do canal, mas o Youtube que escolhe qual comercial irá para qual canal.

Para decidir qual propaganda será exibida nos canais, o Youtube leva em consideração o número de inscritos e as visualizações que o canal tem.

Isso porque cada anunciante tem um contrato com o Google e comprou um determinado tipo de anúncio que precisa ser obedecido.

Além do Youtube, encontramos anúncios em blogs, onde o critério de exposição é o mesmo.

O Google que escolhe quais anúncios irão para quais blogs, sempre observando o tráfego que aquele blog recebe e o tipo de conteúdo que exibe.

Assim, dificilmente veremos um blog, ou canal de maquiagem, recebendo anúncios que sejam mais voltados para o público masculino.

O Google tem muito interesse que os anúncios que são veiculados tragam resultados para seus clientes, então os critérios de exposição são bem seletivos.

Para entender bem esse mecanismo basta lembrar que o Google é um prestador de serviços, então ele precisa oferecer a melhor experiência para seus usuários e clientes.

Google Adsense para Youtube – O que você precisa para monetizar seu canal

google adsense para youtube

Até 2018 a regra básica para ativar a monetização no canal era possui 10 mil visualizações.

Atualmente, é necessário ter, pelo menos, 1000 inscritos no canal, e nos últimos 12 meses, 4.000 horas de exibição.

Acredita-se que essas mudanças ocorreram devido a pessoas que criam canais apenas visando monetizar, e acabavam colocando conteúdo que o Google considera impróprio.

Partindo dessas premissas básicas para se cadastrar no Google Adsense para Youtube já deu para perceber que é necessário ter muito conteúdo bom para atrair público.

Para criar sua conta no Adsense, basta ter um e-mail cadastrado no gmail.

Com apenas uma conta no Adsense você pode inserir vários canais do Youtube, pois ficará tudo centralizado em uma conta só.

Para fazer o cadastro é importante informar os dados de recebedor, na conta do Adsense, exatamente igual estiverem cadastrados na sua conta bancária.

Como é feito o pagamento pelo Google Adsense?

O Google faz os pagamentos em dólar e você tem algumas opções para receber o dinheiro:

Através da Western Union Quick Cash, onde poderá levantar o dinheiro em uma agência próxima de você no mesmo dia da transferência.

Por meio de TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) que pode demorar até 7 dias úteis contados da data de pagamento do Google.

Ou através de cheque que é enviado para seu endereço pelo correio.

E, por transferência bancária que poderá demorar perto de 15 dias úteis para receber o valor.

É importante salientar que no caso da transferência bancária você precisará saber o número do Swift e o número internacional do seu banco.

Essas informações você pode conseguir com o gerente da sua conta.

Outro ponto muito importante é que, por se tratar de aporte de dinheiro estrangeiro, serão necessárias ações específicas quanto ao Imposto de Renda.

Quando começar a ter ganhos expressivos é necessário contratar um contador que entenda do marketing digital para prestar orientações de como proceder. 

Para sacar o dinheiro do Google Adsense para Youtube é necessário acumular o mínimo de USD 100 (cem dólares).

09 dicas para ter muitas visualizações e poder usar o Google Adsense para Youtube

O Google paga por CPM (Custo por Milhar), o que significa que são necessárias 1.000 visualizações para começar a receber alguns centavos de dólar.

Os valores são estipulados pelo Google e se referem ao tipo de anúncio que está sendo veiculado, e também a quem está anunciando.

Com essa coisa de 1000, já deu para perceber que serão necessários muitos milhares de visualizações para receber um dinheiro significativo, certo?

E é aqui que todo dono de canal precisa se atentar em fazer conteúdo que atraia público e faça com que assista aos vídeos.

Veja agora 09 dicas para aumentar as visualizações do seu canal:

google adsense para youtube

1 – Assuntos relevantes

É a primeira coisa que começará fazer seu canal crescer e receber inscritos, likes, visualizações e compartilhamentos.

Para pesquisar sobre o que está sendo importante para o público, basta dar uma olhada nos canais de concorrentes.

Perceba nesses canais quais são os vídeos mais visualizados, pois esses assuntos são os que o público tem mais interesse.

A partir dessa pesquisa crie uma pauta de conteúdo crescente, ou seja, que parta dos assuntos mais simples e vá para os mais complexos.

2 – Palavras Chave

Se você criar vídeos utilizando palavras chave relevantes dentro do seu nicho, terá mais chances de receber visualizações e inscritos.

Diferente de conteúdos que não são otimizados, ter uma boa descrição com palavras chave pode colocar seu vídeo na primeira página de resultados do Youtube e até do Google.

Usar os mesmos termos que o público usa quando quer pesquisar alguma coisa, é fundamental para aparecer para essas pessoas quando entrarem no Youtube.

3 – Thumbnails atrativas

O primeiro contato do público com seus vídeos é a thumbnail, aquela miniatura que fica estática na apresentação dos vídeos no canal.

Por isso é importante fazer essas miniaturas bem atrativas, com imagens relevantes ao assunto e também com headlines que despertem a curiosidade.

Lembre-se que seu conteúdo precisa estar coerente com a “manchete” do seu vídeo, ou poderá afastar o público que se sentirá enganado.

Sempre entregue conteúdo a mais, nunca a menos, assim você desperta o gatilho da gratidão, e as pessoas sempre voltarão para assistir seus vídeos.

Como criar as melhores Thumbnails

4 – Série de vídeos

Uma forma de manter o público interessado por um tempo determinado é criar uma série de vídeos falando de um mesmo assunto.

Você pode escolher um assunto principal do seu nicho e criar uma série de X passos para ensinar alguma coisa.

Quem estiver interessado no assunto fatalmente assistirá todos os vídeos, ficando durante algum tempo, fiel ao canal e aumentando as visualizações.

5 – Desafios e perguntas

google adsense para youtube

Outras coisas que ajudam a engajar o público no seu canal são os desafios e as perguntas.

Muitos canais lançam desafios onde as pessoas precisam realizar alguma ação dentro de um curto período de tempo.

E também fazer uma pergunta direta no meio do vídeo, faz as pessoas se interessarem e responderem.

Peça a opinião do seu público sobre algum assunto comum do nicho, e veja como seu canal aumentará muito a relevância e as visualizações.

6 – Consistência

Para manter o público interessado é preciso fazer postagens toda semana, de preferência mais de uma vez na semana.

Isso porque existem milhares de canais no Youtube, e as pessoas não gostam de informações velhas.

Assim, quanto mais você postar conteúdo que ajude ao público mais seu canal será acessado e seus vídeos compartilhados, aumentando consideravelmente o número de visualizações.

7 – Chamadas para ação

Ganhar dinheiro com o Google Adsense para Youtube está diretamente relacionado com a forma que você chama o público para realizar as ações que você deseja.

Sempre peça para as pessoas darem um like no vídeo, se inscreverem no canal e compartilharem o conteúdo.

Por incrível que pareça, muita gente não sabe o que fazer depois de assistir a um vídeo, então é preciso mostrar.

Se você tiver um link na descrição que precisa ser clicado, tem que avisar o público sobre isso, ou eles não terão interesse em procurar.

8 – Legibilidade

google adsense para youtube

As pessoas odeiam vídeos borrados e com som de má qualidade.

Mesmo que você não tenha um equipamento profissional é importante configurar bem o celular para captar uma boa imagem e também um som de qualidade.

Usar o próprio microfone do celular (que está no fone de ouvido) já ajuda muito a melhorar o volume e a nitidez do som no vídeo.

Se você for fazer um tutorial gravando a tela do PC, certifique-se que a imagem ficará bem nítida.

9 – Aprender novas estratégias

Para ter mais sucesso com o Google Adsense para Youtube é preciso conhecer estratégias novas e o que está funcionando melhor no mercado.

O empreendedor digital Joba criou o curso Fórmula das Visualizações Milionárias justamente para ajudar quem deseja ganhar dinheiro com o Youtube.

Nesse curso ele passa toda sua experiência que foi adquirida ao longo de sua jornada no marketing digital e ensina como ter um canal de sucesso para ganhar dinheiro.

Como você percebeu, para ganhar dinheiro significativo no Youtube é necessário ter muitos milhares de visualizações, e isso só acontece quando o canal está otimizado corretamente para isso.

fórmula das visualizações milionárias

Com o curso você saberá tudo que precisa fazer para deixar seu canal relevante, e seu público satisfeito.

Leia também: Como ganhar Dinheiro no Youtube e ter um Negócio Digital de Sucesso

Desejo que esse artigo sobre o Google Adsense para Youtube possa ajudar você a criar um canal bem lucrativo e de sucesso.

O post Google Adsense para Youtube – Como usar para Ganhar Dinheiro na Internet? apareceu primeiro em Desafios e Sucesso.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Google Adsense para Youtube – Como usar para Ganhar Dinheiro na Internet?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages