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Homepage: o que é e como criar a sua

Se você é um empreendedor digital ou pretende começar um negócio online, você não pode deixar de ter uma homepage.

Imagina só que alguém ouviu falar do seu negócio por meio de outra pessoa ou viu um anúncio seu numa rede social, não clicou naquele momento, mas depois ficou curiosa para saber mais sobre o seu produto.

Provavelmente qual é a primeira coisa que essa pessoa vai fazer?

Eu acredito que é uma busca no Google, seja com o nome da sua empresa ou do seu produto.

E o fato é que essa pesquisa pode levar o seu potencial cliente a alguns tipos de resultados: sua homepage (ou página inicial do seu site), outros sites que falam sobre o seu produto ou negócio ou então para as redes sociais.

Para ser bem sincero, entre todas essas opções, a melhor é a sua homepage.

Nela você tem total controle sobre a sua mensagem, é você quem decide cada pedaço informação que será exibido e pode utilizar isso a seu favor para criar um relacionamento com seus potenciais clientes.

Por isso não adianta só ter uma homepage.

Se ela for feita de qualquer jeito ou não tiver os elementos certos, ela pode confundir os visitantes e fazer com que eles nunca mais procurem o seu negócio.

Afinal de contas, sem informações corretas e relevantes, fica mais difícil construir uma relação de confiança, que é uma das coisas mais importantes para conseguir vender no mundo digital.

Por isso nas próximas linhas eu vou te explicar:

  • o que exatamente é a homepage;

  • por que ela é importante;

  • qual a diferença entre homepage e landing page;

  • o que você deve colocar na sua homepage

  • e como usar a sua homepage para transformar visitantes em potenciais clientes.

Vamos lá?

O que é homepage?

A homepage é a página inicial do seu site. Mas isso não significa que ela é sempre a primeira página que o visitante vê.

Pois ele pode vir de outro site ou mesmo de um resultado de busca no Google direto para uma página específica.

No entanto, isso não quer dizer que a homepage não seja importante, pois como eu te falei ainda há pouco, ela é uma das melhores opções para você apresentar o seu negócio para potenciais clientes.

Pense na homepage como uma capa de revista.

Ela indica as principais informações que o visitante encontrará no site, dando destaque para aquilo que é mais importante.

E ainda apresenta essas informações de forma a chamar a atenção e despertar o interesse nos potenciais clientes.

Por que a homepage é importante para o seu negócio?

Ela é uma forma totalmente controlada de apresentar o seu negócio para potenciais clientes, porque é você quem decide o que será colocado e como será colocado.

Isso te dá a vantagem de usar gatilhos mentais, escrever a sua mensagem de uma maneira mais atrativa e interessante e focar nos benefícios do seu produto ou serviço.

É diferente do tipo de informação que pode ser encontrada em redes sociais e sites de terceiros, onde nem sempre a opinião das pessoas está alinhada com o seu negócio e pode passar uma percepção diferente para os potenciais clientes.

Além disso, a homepage indica com precisão onde as pessoas interessadas no seu produto ou serviço podem encontrar mais informações ou as respostas que elas estão buscando.

Por exemplo, qual é o preço, o que está incluso no produto, quais são os resultados que o seu negócio já alcançou.

Informações que ajudam a aumentar a credibilidade do seu negócio e a criar um relacionamento com potenciais clientes.

Qual a diferença entre homepage e landing page?

Outro tipo de página extremamente importante para um negócio digital é a landing page.

Mas não confunda ela com a homepage, as duas têm papéis diferentes na jornada do seu potencial cliente.

A landing page (ou página de aterrissagem, como ela também é conhecida) tem como objetivo levar o visitante a realizar uma conversão.

Por exemplo, se inscrever para receber um ebook gratuito.

Por isso, todos os elementos da landing page estão diretamente ligados a fazer o usuário tomar essa ação. Qualquer coisa que fuja do propósito, não deve ser incluída.

Já o objetivo da homepage é apresentar o seu negócio para o visitante. Não necessariamente ele precisa realizar uma conversão.

Como ela é uma página voltada para oferecer informações, o conteúdo dela é mais abrangente que o da landing page e ela contém links para outras partes do seu site.

O que você deve colocar na sua homepage

Agora que você já sabe o que é uma homepage e por que ela é importante para o seu negócio, eu vou te explicar o que você precisa para criar a sua.

Eu separei as páginas iniciais de grandes marcas e empresas que atuam no mercado digital e analisei o que elas tinham em comum, quais eram as informações que estavam presentes em todas elas (ou pelo menos na maioria).

E vou compartilhar o resultado aqui com você.

1. Benefício claro do seu negócio para o potencial cliente

De cara, o que mais chama a atenção nas homepages é um título ou chamada que apresenta um benefício claro do que o seu negócio pode fazer pelo potencial cliente, como você pode transformar a vida do seu público.

Olha só a home da Hotmart e do Airbnb:

benefício claro da homepage da hotmart

benefício claro da homepage do airbnb

2. Barra de navegação para os conteúdos importantes

O segundo elemento é a barra de navegação que fica no topo da página e ajuda o visitante a ir direto no conteúdo ou informação que ele quer (seja dentro da própria página ou em outra parte do site).

O objetivo dela é ajudar as pessoas a economizarem tempo e facilitar o acesso à informação.

3. Apresentação do seu negócio e o que ele oferece

Essa não é uma apresentação formal do tipo “a empresa X foi fundada em 1989 por fulano de tal”. Não se trata de nada disso.

Mas sim de mostrar o que o seu negócio oferece e como isso pode melhorar a vida dos seus potenciais clientes.

Inclusive essa apresentação pode ser recheada do gatilho mental da autoridade (mostrar os resultados que você já alcançou e ajudou outras pessoas a alcançarem) e prova social (o que os seus clientes dizem sobre a sua marca ou produto).

4. Links e chamadas para outros recursos

Você pode exibir na sua homepage alguns de seus conteúdos úteis como blog, ebooks, guias… por meio de chamadas e links que redirecionem para a página específica desses materiais.

Foque principalmente nos recursos que são mais valiosos para quem está conhecendo o seu negócio e que vão ajudar a desenvolver um relacionamento com a sua marca.

5. Rodapé

O rodapé da homepage geralmente é utilizado para apresentar um menu de links úteis para o visitante, além de botões para as redes sociais e acesso a documentos importantes como política de privacidade e termos de uso.

Olha só o rodapé das páginas iniciais da Uber e do LinkedIn:

rodapé da homepage da uber

rodapé da homepage do linkedin

Bônus: homepages para você usar de inspiração na hora de criar a sua

#1 Uber

homepage da uber

#2 Airbnb

homepage do airbnb

#3 Fórmula de Lançamento

homepage da fórmula de lançamento

#4 LinkedIn

homepage linkedin

#5 Hotmart

homepage hotmart

Usando a homepage como uma landing page

Uma das desvantagens de uma homepage tradicional é que você pode perder o visitante.

Como assim?

A pessoa entra na sua página inicial, navega pelo seu site, conhece o seu produto ou serviço, fica interessada, mas vai embora sem deixar qualquer forma de contato.

Ou seja, você perde a possibilidade de atuar diretamente para levar esse usuário a uma conversão, porque você não tem um canal de comunicação com ele.

E nesse ponto as landing pages têm algo muito positivo que é a captura de uma forma de contato com o potencial cliente, geralmente o email.

Por isso, atualmente é bem comum que as homepages aproveitem alguns elementos de landing pages para capturar leads, ou seja, conseguir o contato dos visitantes.

Isso é feito utilizando uma CTA de topo de funil (baixar um ebook, se cadastrar para uma aula online gratuita) e um formulário.

Por exemplo, na homepage da Fórmula de Lançamento, o segundo elemento, logo após a barra de navegação, é um banner (que eles alteram conforme o que está acontecendo no momento) que serve para captação de leads.

captura de lead na homepage da fórmula de lançamento

Quando o usuário clica no botão de CTA, um formulário aparece na tela para que ele possa se cadastrar e receber o acesso aos episódios da maratona.

Essa pequena alteração evita o problema da perda de visitantes na sua página inicial.

E no Klickpages você encontra templates como esse utilizado pela Fórmula de Lançamento para criar a sua homepage e utilizá-la para capturar leads, além de apresentar o seu negócio para potenciais clientes.

Clique no botão abaixo para saber mais sobre o Klickpages.

Clique aqui para saber mais sobre o Klickpages

Conclusão

Neste artigo você viu que a homepage ou página inicial do seu site funciona como uma capa de revista.

Ela dá destaque para as principais informações que o seu site contém e apresenta o seu negócio para os visitantes.

Além disso, eu te expliquei por que a homepage é importante e o que você deve colocar na sua.

Agora é hora de colocar a mão na massa e criar sua página inicial ou repaginar a que você já tem.

E não deixe de me contar aqui nos comentários o que você achou do artigo. 😉

O post Homepage: o que é e como criar a sua apareceu primeiro em Blog Klickpages.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Homepage: o que é e como criar a sua. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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