Na era em que os dados são fundamentais para aumentar as vendas e fidelizar clientes, saber manter as informações sempre íntegras e atualizadas é um diferencial competitivo para empresas de todos os tamanhos.
De acordo com a Global Data Quality Research (2015), as organizações perdem cerca de 23% de suas receitas por causa de dados ruins. Afinal, a prospecção de clientes ainda é o grande gargalo das companhias — principalmente no segmento do B2B, onde o processo de vendas como era conhecido antes já não faz mais sentido.
A tarefa de manter os dados do seu cliente sempre atualizados é um fator-chave para continuar vendendo. Ainda mais quando falamos em dados cadastrais, tais como endereço, telefone e principalmente e-mail. E agora em tempos de pandemia, empresas de todos os portes e segmentos estão vendendo mais pela internet, especialmente as grandes redes de varejo. Todavia, se não souber como impactar seu cliente via WhatsApp, por exemplo, essa estratégia vai pôr água abaixo.
Higienização de dados: o que é?
A higienização de dados é uma maneira simples, de baixo custo e extremamente eficiente para melhorar a qualidade dos dados das empresas. O processo consiste em realizar um cruzamento entre o cadastro da sua empresa e a base de dados de birôs externos, utilizando na maioria das vezes a chave do CPF.
No entanto, muitas empresas não possuem esse atributo preenchido para fazer o match. Para essas situações, é construído um processo automatizado para realizar o cruzamento utilizando outras chaves, tais como o nome, e-mail, telefone ou até chaves múltiplas, como por exemplo, nome + data de nascimento ou nome + telefone.
Por ser um processo de limpeza e padronização, é feito uma análise cuidadosa na organização das informações, evitando a entrada de dados duplicados e inválidos. A principal vantagem é que você terá uma base de contatos melhorada com dados atualizados para comunicar efetivamente com seus clientes e parceiros por um preço acessível.
Dicas para higienização de dados cadastrais com eficiência
A tarefa de atualizar dados cadastrais pode ser complicada, porém, precisa ser constante. Você sabia que em média 25% dos seus dados ficam desatualizados anualmente? Principalmente se você depender de seus clientes para isso.
Por exemplo, já aconteceu de você pedir para responderem um e-mail de atualização de cadastro? Quantos retornos efetivos você obteve? Dificilmente todos respondem. Portanto, para reverter esse cenário, o ideal é oferecer algo em troca disso, como descontos ou vantagens na próxima compra.
Desta maneira, para que a atualização seja realmente efetiva e proveitosa, é importante levar em conta a organização geral de sua base, bem como tirar vantagem máxima dos dados que você já tem para impactar positivamente.
Informações completas e qualificadas com frequência podem trazer muitas receitas para a sua empresa. É muito dinheiro na mesa e todos estão de olho nele. Inclusive o seu concorrente.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como a higienização de dados pode ajudar a empresa em tempos de pandemia. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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