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Como criar uma página de confirmação pendente incrível e aumentar sua taxa de leads confirmadas

A forma mais segura de se evitar uma infestação de leads falsas na sua lista de email e ter uma boa taxa de leads confirmadas é com o double opt-in e uma página de confirmação pendente incrível.

Mas, primeiro, o que são leads falsas?

Elas são tão irritantes quanto mosquitos, porém muito mais prejudiciais.

 

São emails inválidos ou errados que estão na sua lista e que não representam de fato potenciais clientes.

Elas têm diversos tipos de origens, como por exemplo: pessoas que erram o email na hora de se inscrever na sua landing page ou robôs maliciosos que cadastram vários emails inválidos na sua página de inscrição.

O fato é que se uma parte muito grande da sua lista é de leads falsas, você pode ter a sensação de que capturou leads suficientes, quando essa não é a realidade.

Porque leads falsas NUNCA vão se converter em vendas.

Pensa comigo.

Se você tem a meta de fazer 2.500 vendas, mas tem apenas 2.000 leads, isso significa que você precisa reajustar a sua meta ou investir mais na captação de leads.

Essa é uma informação que está clara para você.

Por outro lado, se você tem 10.000 leads e uma meta de 1.500 vendas, parece ser um objetivo mais realista de se alcançar.

Mas só parece, porque se você estiver sofrendo de uma infestação de leads falsas, essa meta não é nada realista.

Por exemplo, se dessas 10.000, mais de 7.000 forem falsas, você terá uma margem muito pequena de leads verdadeiras para bater a meta.

E o problema maior é que você não tem noção disso, porque quando você olha para a sua lista, as 10.00 leads estão lá.

Logo, não tem por que se preocupar com capturar mais leads ou adequar a meta. Mas é justamente isso que você deveria estar fazendo.

​​​​​​​​​Então, como é que você se previne de uma infestação de leads falsas?

(Ok, tentar acabar com isso manualmente não é assim tão eficaz)

O sistema de double opt-in (ou confirmação dupla) com uma página de confirmação pendente incrível para aumentar a sua taxa de leads confirmadas é a solução.

E nas próximas linhas eu vou te explicar o que é página de confirmação pendente, como criar a sua e exatamente como funciona o double opt-in.

Vamos lá?

O que é a página de confirmação pendente?

A página de confirmação pendente é um tipo de landing page para onde a pessoa que acabou de se inscrever em uma página de captura pode ser redirecionada.

Ela serve para notificar o inscrito de que ele precisa acessar a conta de email e procurar pelo email de confirmação para se certificar de que o endereço de email está correto e que ele deseja continuar recebendo emails do negócio ou serviço que ele acabou de se cadastrar.

Mas não é sempre que uma pessoa que se inscreveu em uma página de captura é redirecionada para uma página de confirmação pendente.

Então quando você precisa de uma página de confirmação pendente?

Existem dois sistemas de confirmação para a entrada de uma lead em uma lista de emails: o single opt-in e o double opt-in.

A principal diferença entre os dois é que o double opt-in exige uma etapa de confirmação a mais para garantir a qualidade da lista.

Funciona da seguinte forma.

No single opt-in (ou confirmação simples) uma pessoa só precisa se cadastrar na sua página de captura para entrar para a sua lista de emails.

Não importa se o email que ela colocou está correto, é válido, ou até mesmo se pertence a ela. 

Se todos os dados obrigatórios do formulário forem preenchidos, o endereço de email colocado entra para a sua lista.

Por outro lado, no double opt-in (ou confirmação dupla), existe um passo a mais para garantir que sua lista ficará livre de emails inválidos ou incorretos, spam traps e pessoas que não tem o interesse em receber seus emails.

Quando o visitante preenche o formulário da sua página de captura ele não entra automaticamente para a sua lista.

Primeiro, ele precisa acessar a conta de email e clicar no seu email de confirmação. Só então ele se torna de fato uma lead.

Com isso, quem colocou um email errado ou inválido ou até mesmo cadastrou outra pessoa não consegue realizar a confirmação e consequentemente não receberá emails seus.

Na verdade, essas pessoas não receberiam mesmo se fossem parte da sua lista, porque uma mensagem enviada para um endereço inválido não vai chegar a lugar nenhum.

Mas usando o double opt-in a qualidade da sua lista melhora (você não terá leads falsas ou inválidas) e, consequentemente, a sua entregabilidade também.

E o que tudo isso tem a ver com a página de confirmação pendente?

Você só precisa desse tipo de landing page quando utiliza o sistema de confirmação dupla (ou double opt-in) já que o objetivo dele é justamente informar o usuário de que ele deve completar a confirmação para continuar recebendo emails do seu negócio.

Quem utiliza o single opt-in redireciona o usuário da página de captura direto para a página de obrigado e, neste caso, a página de confirmação pendente não é necessária.

Como criar uma página de confirmação pendente que realmente faça a lead confirmar o email dela

Nós últimos anos, sempre que eu ou alguém da Klickpages fala da importância do sistema de confirmação dupla, aparece alguém:

"Mas aí minha lista vai ter poucas pessoas, porque vai ter gente que não vai querer confirmar"

Me responde uma coisa.

Você, você que está lendo este artigo, você mesmo.

Por acaso quando você se cadastra em um serviço ou para receber um conteúdo que você realmente deseja, você deixa de entrar no seu email e confirmar o cadastro?

Eu acredito que não.

Na verdade, é quase que automático abrir a caixa de entrada e procurar pelo email de confirmação.

E quando isso não acontece, geralmente, é por um destes 3 motivos:

  1. Falta de interesse;

  2. Segmentação errada;

  3. Falta de instrução adequada.

Os dois primeiros motivos têm a ver com arrumar inscritos que não fazem parte do seu público ou não estão de fato interessados na oferta da sua página de captura.

Com esses não tem muito o que fazer para convencê-los a confirmar o email.

E é até melhor que eles não confirmem. 

Porque leads que não estão interessadas no que o seu negócio tem a oferecer dificilmente vão virar clientes.

É um esforço que você poderia aproveitar melhor conquistando pessoas que fazem parte do seu público-alvo e possivelmente tem interesse no seu produto ou serviço.

Já motivo número 3 (falta de instrução adequada) é algo que se você resolver na sua página de confirmação pendente, você definitivamente aumentará a taxa de leads confirmadas.

E é por isso que nas próximas linhas você verá o passo a passo para criar uma página de confirmação pendente que estimule a lead a confirmar o email dela.

1. Informe que a lead precisa confirmar o email

Parece básico, mas tem página de confirmação pendente que se esquece de fazer isso.

O primeiro parágrafo da sua página precisa deixar claro que o processo de inscrição ainda não acabou, que ainda falta um passo.

E, principalmente, que a pessoa só irá receber a recompensa que ela se cadastrou para receber ou terá acesso ao serviço depois que ela realizar a confirmação do endereço de email.

Por exemplo:

Página de confirmação pendente

* “Confira o seu email

Nós enviamos uma mensagem para xxxxxxxxxxx com um link para ativar a sua conta.”

Página de confirmação pendente

2. Coloque os passos que ela precisa executar

A próxima parte da sua página de pendente é informar passo a passo o que a pessoa que acabou de se cadastrar deve fazer para confirmar a inscrição.

As instruções podem parecer óbvias, mas lembre-se de que nem todos os seus potenciais clientes têm a mesma vivência que você e estão acostumados a executar o processo de confirmação.

Nesta página, as etapas são explicadas de forma bem clara e com passos pequenos e simples de executar.

Página de confirmação pendente

3. Avise que o email pode ter ido para a pasta de spam ou promoções

Depois de indicar os passos com clareza, coloque uma observação para a pessoa procurar na caixa de spam ou promoções caso não tenha encontrado o email de confirmação na caixa de entrada.

É possível que o email seja encaminhado para uma dessas pastas e nem sempre o usuário sabe da existência delas ou pensa em procurar lá.

Essa pequena instrução já vai deixá-lo presente para isso.

4. Informe o que a pessoa deve fazer caso não receba o email de confirmação

Mas e se o email de confirmação não chegou de jeito nenhum? Nem na caixa de entrada, aba de promoções ou spam/lixo eletrônico?

É para esses casos que você deve ter instruções na sua página explicando o que a pessoa deve fazer ou com quem ela deve entrar em contato caso não tenha recebido o email de confirmação.

Você pode colocar um link que leve novamente para um formulário de captura para que o usuário possa cadastrar o email novamente ou divulgar um canal de suporte para que ele possa enviar uma mensagem relatando o acontecido.

Página de confirmação pendente

* “Não recebeu um email?

Se você não ver um email de nós dentro de alguns minutos, algumas coisas podem ter acontecido:

  • O email está na sua pasta de spam. (Algumas vezes coisas ficam perdidas lá).

  • O endereço de email que você digitou tinha um erro. (Acontece com até com os melhores).

  • Você acidentalmente nos deu outro endereço de email. (Geralmente o do trabalho o ou pessoal ao invés do que você gostaria).

  • Nós não podemos entregar o email para este endereço (Geralmente por causa de firewalls corporativos ou filtros).

Preencha o seu email e tente novamente”

5. Coloque links para os principais serviços de email

Facilite a vida do usuário que acabou de se cadastrar colocando ícones com links para os principais serviços de email (Outlook, Gmail, Yahoo).

Assim, ele não tem o trabalho de abrir uma nova guia, digitar o endereço, se perder no meio do caminho fazendo outra coisa.

Ele pode clicar em um ícone na sua página e cair diretamente no email dele.

Página de confirmação pendente

6. Coloque imagens para tornar o texto mais claro

Para reforçar ainda mais o objetivo da sua página de confirmação pendente (fazer com que elas leads confirmem o endereço de email), você pode ilustrar o seu texto com imagens.

Por exemplo, mostrar como o email de confirmação aparecerá na caixa de entrada dela, o conteúdo do email e onde ela deve clicar.

Página de confirmação pendente

Crie suas páginas de confirmação pendente usando modelos prontos do Klickpages

Você não precisa criar sua página de confirmação pendente do zero.

O Klickpages, uma ferramenta de criação de landing pages simples e intuitiva de usar, conta com diversos modelos prontos e customizáveis para este e outros tipos de landing pages.

É só você escolher o modelo que deseja usar e customizar com cores, textos e imagens para deixar a cara do seu negócio.

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Conclusão

Neste artigo você viu que a melhor forma de evitar leads falsas na sua lista de email é usando um sistema de double opt-in e uma página de confirmação pendente incrível para aumentar a taxa de leads confirmadas.

Além disso, eu te expliquei o que é e como criar sua página de confirmação pendente.

Agora chegou a hora de você colocar a mão na massa e usar esses conhecimentos para criar as suas landing pages.

Ah, e não deixa de me contar aqui nos comentários o que você achou do artigo 😉

O post Como criar uma página de confirmação pendente incrível e aumentar sua taxa de leads confirmadas apareceu primeiro em Blog Klickpages.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como criar uma página de confirmação pendente incrível e aumentar sua taxa de leads confirmadas. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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