Ads Top

Dados no e-commerce: entenda a importância de organizar as informações

Você faz ou escuta muitas perguntas sobre como trabalhar como dados? Exemplo: como eu começo? Como fazer com múltiplas fontes de dados? Quais as plataformas? Sim, existem muitas dúvidas sobre a organização dos dados em uma empresa. Como iniciar um projeto, o que fazer com múltiplas fontes de dados ou, até mesmo, quais as plataformas utilizar para suprir minha demanda.

Esse momento conturbado de pandemia levou algumas empresas a repensar o que fazer ou como fazer um trabalho com dados. A boa notícia é que sempre dá tempo de começar!

Antes de começar a falar de dados, vale a pena mencionar alguns números que cresceram muito nesses últimos meses:

  • E-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado*;
  • Ao todo, foram 24,5 milhões de compras online, um aumento de 98% em relação a abril de 2019*;
  • O Brasil registrou um aumento médio de 400% no número de lojas que abriram um e-commerce por mês durante o período da quarentena**;
  • O levantamento indicou que mais de 100 mil lojas já aderiram às vendas pela internet e os setores que estão em alta são os da moda, alimentos e serviços**.

Um exemplo prático: o famoso “mercadinho do bairro”

Nesse momento, os mercadinhos de bairro estão correndo para se organizar, começar a receber os pedidos por e-mail e fazer uma entrega com um tempo mínimo desejado. Mas o negócio está meio caótico, as compras ficam sem prazo de entrega definido, muitas vezes sem respostas. Neste momento, eles não fazem ideia de que o pedido pode estar vindo de um cliente muito antigo e frequente do estabelecimento — isso é dinheiro escapando pelas mãos.

Com base no exemplo do “Mercadinho do Bairro”, dá pra imaginar a quantidade de dados que podem ser perdidos nesse processo e que poderiam estar em uma simples planilha de Excel:

  • Base de celular;
  • Base de e-mail;
  • Endereço;
  • Quantidade de compras realizadas;
  • Produtos comprados;
  • Data e hora da compra, etc.

Todos esses dados poderiam ser guardados para uma estratégia futura.

Estratégia de dados

Pensando nesse mesmo “Mercadinho do Bairro”, algumas frentes de relacionamento e vendas poderiam estar indexadas em uma estratégia digital. Nesse caso, já mirando para a volta da economia ou uma possível extensão da quarentena — como WhatsApp, e-mail marketing, mídias sociais ou, até mesmo, um e-commerce.

O que vai definir o sucesso de qualquer estratégia implementada para esse “Mercadinho do Bairro”, é como ele vai organizar seus dados. Ainda que começando de uma forma simples, esse varejista vai passar a colher bons frutos depois que organizar melhor a sua base.

Entender o perfil comportamental do seu público já não é uma questão de estratégias de marketing onde são investidos alguns milhares de reais. Trata-se de uma questão de gerar mais valor para sua marca, seu negócio. É sobre falar com mais propriedade com seu público, gerar mais engajamento e, por último, aumentar a sua receita.

Muito além da comunicação

Lembrando que os dados não servem somente para comunicação, mas sim para decisões mais estratégicas. Se bem organizados, aliás, eles podem gerar insights para novas estratégias. Quando falamos em dados, ampliamos a visão sobre os produtos. Podemos trabalhar melhor estratégias de preços, gerenciar melhor o estoque, gerar mais receita por meio de novas vendas e fidelizar o cliente.

Às vezes sentimos uma sobrecarga de ações de marketing que recebemos. Mas, não é legal quando você recebe aquela promoção do produto que adora ou estava procurando?

Nunca é tarde para estruturar um projeto de dados. O importante é começar! Lá na frente, essa construção vai ajudar a solidificar ainda mais o seu negócio.

*fonte: ecommercebrasil.com.br
**fonte: istoedinheiro.com.br

O post Dados no e-commerce: entenda a importância de organizar as informações apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Dados no e-commerce: entenda a importância de organizar as informações. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.