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Como aumentar suas vendas no Mercado Livre?

O marketplace Mercado Livre é um dos seus canais de venda? Ou talvez você ainda não tem produtos cadastrados por lá, mas sabe do potencial do site e pretende começar a vender em breve. Em ambos os casos, quanto mais informações, melhor!

Objetivos do Mercado Livre em 2020: como fica com a pandemia?

O maior objetivo do Mercado Livre neste momento é democratizar o comércio eletrônico, já que o site é referência de marketplace. Há também a meta de criar a maior fintech, por meio do Mercado Pago.

A empresa lançou um estudo falando sobre os hábitos de consumo durante a pandemia, que podemos dividir em dois momentos:

  • Nas duas primeiras semanas, houve um aumento considerável em produtos de saúde (álcool em gel, termômetro e etc.).
  • Em seguida, um aumento na busca por produtos de CPG (necessidade básica). Nessa vertente, o Mercado Livre lançou a Supermercado Livre para atender aqueles que estão em casa, ou pessoas que não estão indo aos supermercados para adquirir produtos de necessidade básica.

Agora, em um terceiro momento, percebe-se a busca por produtos de entretenimento, como jogos e brinquedos. A busca por aparelhos celulares e produtos de tecnologia também tiveram um aumento considerável. Decoração e produtos para casa também tiveram um incremento de vendas.

O que o Mercado Livre espera para o próximo momento?

O Mercado Livre bateu recordes de vendas nas últimas semanas, ultrapassando inclusive números que, antes, só eram vistos na Black Friday.

Houve um grande movimento de empresas que, por conta da pandemia, estavam com suas portas fechadas, migrando para o online. A busca por conhecimento nesse modelo de vendas foi muito grande.

Dessa forma, o marketplace teve um volume de $ 8.7 bilhões em pagamentos com Mercado Pago nas últimas duas semanas. Isso é um GMV de US$ 3.9 bilhões, 109 bilhões de itens, 274 bilhões de anúncios. Foi lançado o fulfillment com dois centros de distribuição, que bateu o recorde de mais de um milhão de produtos vendidos em um único dia.

O Mercado Livre percebeu que o consumidor está ficando acostumado a compras com envio full, principalmente os do estado de São Paulo. Em outros estados, por exemplo, já temos envios sendo feitos em até 48 e 72 horas.

Qual a receita de sucesso de um marketplace?

A grande receita do marketplace de sucesso hoje é ter um site robusto em tecnologia, e que tenha como base três grandes frentes: Demanda, Pagamento e Logística. E conseguimos ver isso refletido nos números das últimas semanas: 1.7 milhão de novos usuários na plataforma e, com isso, o Mercado Livre lançou a Fintech Mercado Pago, e o Mercado Envios, através do fulfillment.

As principais dicas para vender mais no Mercado Livre nesse cenário

Primeiramente, começar por um bom título (Produto + Marca + Modelo + especificações técnicas), fotos do produto (fundo branco, com qualidade, 1200 x 900 pixels), vídeos (tutoriais são sempre excelentes para apresentar o produto) e preencher a ficha técnica com informações claras e corretas.

No Mercado Livre, existe o Anúncio de Catálogo, onde aquele que melhor preencher as informações técnicas, tiver a logística do Mercado Livre e melhor preço, entendendo melhor o mercado, tem seu produto melhor posicionado dentro do site. O objetivo é promover a melhor experiência ao consumidor, ajudando o seller a criar valor para seu cliente.

Escolhendo o que disponibilizar no fulfillment

O seller deve ter claro os seus produtos que estão na curva AB, pois a proposta é ter um giro ágil desse produto, no qual ele entre e saia do centro de distribuição de forma rápida.

Uma dúvida frequente é: “Existe a possibilidade de não obrigação de o produto ser coletado pelo Mercado Envios?”.

O Mercado Livre, por exemplo, priorizando a melhor experiência do cliente, criou uma malha logística como forma de facilitar a coleta e o envio de produtos, como forma de não depender de um único operador, no caso os Correios como forma de coleta e envio dos produtos.

Além disso, com o impacto do decreto estadual causado pela pandemia, o Mercado Livre criou um caminhão personalizado que fica em algum ponto da cidade para atender aqueles sellers que fazem vendas em menor escala e que precisam ter a coleta dos seus produtos para serem levados ao centro de distribuição e, em seguida, encaminhados ao cliente.

Como começar a vender no Mercado Livre

Começar é muito simples, mas temos que olhar para a escalabilidade do negócio. É fundamental observar o mercado de forma estratégica, conhecer seu consumidor, entender sobre gestão financeira, conciliando seus repasses do marketplace através de ferramentas de gestão que possibilitam dados reais do negócio, olhando para todos esses fatores que trarão solidez para seu negócio.

Sobre categorias específicas

Utilizar das tecnologias disponíveis só auxiliarão o seu negócio a crescer e se desenvolver frente a este novo cenário. Todo bom marketplace tem a tecnologia a seu favor, e o Mercado Livre tem essa tecnologia disponível para seus sellers, sempre no intuito de auxiliar no desenvolvimento do seu negócio.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como aumentar suas vendas no Mercado Livre?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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