Ads Top

Anúncios Políticos: como ocultá-los no Instagram e Facebook

O Facebook lançou uma opção que permite os usuários do Instagram e Facebook  possam ocultar anúncios políticos das suas redes.Essa novidade foi anunciada pelo Diretor de Gerenciamento de Produtos da plataforma, Rob Leathern, em sua conta do Twitter. 

Embora o motivo não tenha sido revelado oficialmente, esse lançamento pode ser uma resposta às diversas polêmicas que a empresa se envolveu desde o escândalo da eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016, no qual dados de mais de 50 milhões de usuários que foram vazados ilegalmente para a empresa Cambridge Analytica, que trabalha com marketing político.

Nos últimos meses, o Facebook se pronunciou, afirmando de que não interferiria nos discursos de políticos, sendo eles em posts ou em anúncios vinculados Facebook ou no Instagram. Segundo a empresa, todos têm direito de saber como estão se comportando os políticos e o que estão falando. Para eles, o foco principal está em combater notícias falsas, as famosas “fake news”.

Polêmica recente 

A mais recente polêmica envolvendo o Facebook ocorreu no início desse mês, quando mais de 500 empresas, dentre elas grandes nomes como Coca-cola, Adidas, Unilever, Ford e Microsoft, uniram-se e criaram o movimento Stop Hate For Profit (algo como “Pare o Ódio Pelo Lucro”, em tradução livre). O movimento que busca boicotar a publicidade no Facebook,  com o objetivo de fazer com que a empresa tome medidas mais efetivas para combater os discursos de ódio e a disseminação de notícias falsas em suas redes sociais.

Cada vez mais, grandes companhias estão aderindo ao movimento e suspendendo a veiculação de anúncios na plataforma, pois apesar de o Facebook ter anunciado diversas medidas contra esses problemas, as empresas alegam que pouco mudou e que a plataforma continua lucrando com isso.

Outras redes

Enquanto isso, nas redes sociais vizinhas, a atitude foi outra. O Twitter, em 2019, proibiu anúncios de políticos já eleitos, candidatos ou organizações envolvidas nas eleições. Já o Google decidiu restringir a forma como os anúncios políticos são personalizados na plataforma com base nas preferências políticas dos usuários que utilizam o sistema para fazer buscas relacionadas ao tema.

Porém, você sabia que é possível ocultar anúncios políticos do Facebook e Instagram? Sim, esse recurso está sendo testado por essas redes sociais.

Como ocultar anúncios no Instagram e Facebook

Num primeiro momento, a opção de ocultar anúncios políticos está liberada apenas para os usuários dos Estados Unidos. Contudo, deve ser ampliada para os demais países em breve.

Como as opções de preferência de publicidade já estão pré-configuradas no Facebook, com base nos hábitos do usuário em suas redes sociais, caso você queira ocultar algum tipo de publicidade específica, é necessário fazer isso manualmente.

Para isso, existem duas maneiras:

– Você pode ocultar diretamente no anúncio que aparecer no seu feed, clicando nos “…” do canto direito do anúncio e selecionando a opção de “ocultar”;

– Ou ainda clicando nas configurações do seu perfil do Facebook e depois em “Anúncios”. Nela você poderá editar suas preferências e ainda ocultar anúncios por tópico.

A possibilidade de ocultar anúncios está disponível para que usuários possam se livrar de quaisquer anúncios que apareçam em seu feed, não apenas os políticos. Porém, com a proximidade das eleições municipais no Brasil, esse tema se torna ainda mais evidente. 

Para as empresas que usam as redes da família Facebook para divulgar seus produtos e serviços, fica o alerta: é preciso saber como anunciar. Tanto para não infringir as regras da plataforma, como para não ser alvo de ocultações por meio dos usuários. Afinal, essa prática tende a se tornar mais frequente.

O post Anúncios Políticos: como ocultá-los no Instagram e Facebook apareceu primeiro em Camila Porto.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Anúncios Políticos: como ocultá-los no Instagram e Facebook. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.