O que é CRO: boas práticas para vender mais e gastar menos

CRO é um conjunto de boas práticas que ajudam no aumento das taxas de conversão. “CRO”, “Conversion Rate Optimization” ou “Otimização da Taxa de Conversão” é uma estratégia que visa o aprimoramento dos canais da empresa, principalmente seu site, para facilitar o alcance de seus objetivos. 

Para um e-commerce a taxa de conversão, geralmente, é uma compra. Entretanto, nem sempre é assim. Em uma campanha de captação de leads, por exemplo, mede-se a conversão pelos leads gerados

Além do aumento das taxas de conversão, entre os benefícios do CRO podemos citar economia tempo e  redução de custos para sua empresa. 

Tudo é feito de maneira eficiente, escalável e sem aumentar o trabalho que a sua equipe precisa executar. 

O que é CRO? 

O CRO é uma estratégia de otimização da conversão. Ou seja, é uma estratégia voltada para melhorar os resultados alcançados por suas campanhas, páginas e canais de marketing (ou vendas). 

Essa tática é baseada no aprimoramento dos elementos que compõe cada peça da sua estratégia de marketing para que, por meio das melhorias adotadas, sua empresa consiga alcançar melhores resultados. 

Isso quer dizer que, ao aplicar as boas práticas do que é CRO sua equipe será capaz de melhorar, por exemplo, a página de produtos da loja virtual para gerar mais vendas, ampliando o percentual de compradores entre o número de pessoas que acessaram sua página. 

Em suma, por meio das práticas de CRO você melhora os canais que já estão disponíveis para seus clientes e aumenta o retorno que eles trazem para sua empresa. 

Entretanto, para saber como otimizar as conversões do seu site, anúncio, landing page é fundamental que vê compreenda o significado de dois outros aspectos:

  • o que é considerado uma conversão;
  • qual é a taxa de conversão. 

Quando você atinge um objetivo específico com um usuário diante de uma estratégia de marketing de sua empresa, você tem uma conversão.

Por exemplo, se o objetivo com seu anuncio no Facebook é levar um usuário para uma landing page e fazer com que ele faça o download do ebook e se transforme em um lead que será nutrido, a sua taxa de conversão deve medir qual é o percentual de usuários que chegam até a sua página e se convertem em leads

Taxa de conversão: número de conversões / número de acessos 

Como funciona o CRO?

Antes de realizar uma mudança é preciso saber o que mudar, concorda?

Por isso, o CRO é guiado por análises e testes que visam entender o comportamento dos visitantes das páginas, dos usuários das redes sociais e dos leads de seu banco de dados, e por aí vai!

O objetivo dessa etapa é entender o que funciona para convencer os visitantes a agirem de acordo com a sua indicação. Que tal um exemplo? 

Considere que você é líder de marketing de uma loja virtual. Cerca de 5.000 usuários chegam até sua loja mensalmente por meio de suas campanhas de marketing.

Entretanto, deste volume apenas 200 visitantes realizam compras. 

Taxa de conversão: número de conversões / número de acessos 

Taxa de conversão: 200 / 5000

Taxa de conversão: 0,04 ou 4%

O objetivo do CRO é ampliar essa taxa de conversão e para isso ele vai agir na página de conversão. Otimizando elementos como:

  • checkout;
  • botão de compra;
  • aumentando a clareza das informações do produto;
  • reorganizando a distribuição de informações;
  • diminuindo a distração;
  • melhorando o uso de gatilhos mentais e por aí vai.  

Para definir o que deve ser otimizado é preciso realizar testes (como o teste A/B) e análises (como as de mapa de calor). 

As boas práticas de CRO, então, são definidas a partir de análises e testes que buscam compreender o comportamento do usuário

Leia também: Como fazer teste AB: 4 passos práticos [+ o que não fazer]

Como aplicar o CRO? 

A otimização da conversão é um processo contínuo e deve estar entre as práticas comuns de um setor de marketing. Para isso, é preciso criar uma cultura de excelência que englobe o que é CRO. 

As etapas de um ciclo de otimização podem ser resumidas em:

  1. Análise por coletar de informações
  2. Criação de relatórios
  3. Interpretar os dados (em busca de oportunidades)
  4. Planejamento da otimização
  5. Design das otimizações
  6. Implementar a estratégia 
  7. Acompanhar os resultados
O que é cro

Ferramentas que auxiliam na execução do CRO

Agora que você já sabe o que é CRO deve estar pensando: como eu vou saber o que precisa ser otimizado nas páginas da minha empresa? 

Para fazer as análises e testes sobre comportamento do consumidor e entender o que e onde otimizar, você vai precisar do auxílio de algumas ferramentas. Listamos as que consideramos mais relevantes, a seguir. 

Google Optimize

A ferramenta de testes do Google é integrado ao Google Analytics e ajuda sua equipe a identificar o que precisa ser otimizado nas páginas do site da sua empresa e landing pages. 

Por meio do sistema é possível realizar:

  • testes no conteúdo;
  • testes A/B;
  • análise multivariável;
  • personalizar a experiência do usuário e mais. 

Optimizely

O Optimizely  permite que você realize algumas experiências e crie mudanças em uma página de testes.

Você tem acesso a uma série de informações sobre suas páginas e o comportamento do visitante. 

VWO

O VWO permite que você tenha acesso às principais métricas relacionadas ao que é CRO, além de permitir que sua equipe:

  • gere insights para otimização da conversão;
  • teste idéias;
  • gere testes multivariáveis;
  • visualize o mapa de calor de suas páginas e mais.

LAHAR

A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades muito úteis para sua estratégia de otimização de conversão, entre elas:

  • teste AB;
  • lead tracking; 
  • relatórios do resultado alcançado com os canais digitais da sua empresa;
  • retorno de cada ação realizada em mídias digitais sem sair da LAHAR e mais. 

Nossa ferramenta ainda possui funcionalidades para importantes para uma estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.

Conheça mais sobre essas e outras funcionalidades da nossa plataforma. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.

O post O que é CRO: boas práticas para vender mais e gastar menos apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O que é CRO: boas práticas para vender mais e gastar menos. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages