Melhores Plugins de Google Analytics para WordPress

Existem excelentes plugins do Google Analytics para WordPress. Hoje vamos compartilhar três opções com você para que possa avaliar as descrições e escolher o melhor para sua realidade.

Google Analytics para WordPress — Melhores Plugins de Google Analytics para WordPress

O que é Google Analytics?

Se você tem um blog ou site, certamente já ouviu falar do “GA”. O Google Analytics é a ferramenta mais popular do mundo que ajuda a analisar e monitorar sites, blogs e aplicativos. Por meio de uma configuração simples, utilizando um código de acompanhamento, é possível ter acesso às métricas de acessos das suas páginas na web.

O Google Analytics apresenta dados de visitas, conversões e até mesmo dos usuários que passaram pelo seu site — informações que vão além dos tradicionais dados demográficos, mas que indicam até mesmo o comportamento e interesse do seu público. 

É uma ferramenta gratuita e que pode ajudar você a entender mais sobre o seu negócio para tomar decisões assertivas. 

Por ser repleto de informações em áreas diferentes, talvez você precise ter os dados de forma mais simples no seu WordPress e, por isso, pensar em utilizar um plugin de Google Analytics para WordPress pode ser uma ótima ideia!

Por que utilizar o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa de suporte ao marketing. Ele pode ajudar bastante nas suas decisões sobre qual conteúdo produzir, qual conteúdo é mais rentável, qual autor do blog atrai mais visitantes, entre outras informações vitais para a evolução do seu site WordPress..

O que são plugins?

Caso você ainda não esteja familiarizado com o universo do WordPress, precisa saber o que são plugins para entender melhor como funcionam as opções de Google Analytics para WordPress.

Plugins nada mais são do que ferramentas de extensão para potencializar programas principais, adicionando novos recursos. Ou seja, eles existem para que não precisemos trocar de ferramenta sempre que surgir uma necessidade extra. 

Assim, temos como exemplo o WordPress, que pode ter suas funcionalidades expandidas por meio dos plugins.

Como escolher o melhor plugin de Google Analytics para WordPress?

A essa altura você pode estar se perguntando: “Plugin para Google Analytics? Para quê? É só colocar o código no header…”. Porém, contar com esse tipo de ferramenta pode ajudar a otimizar seu projeto com muito mais praticidade e agilidade no dia a dia.

Você poderá não somente acompanhar as métricas do seu site, como também instalar alguns códigos de acompanhamento de maneira simples e rápida.

Lembrando que ter esse plugin não vai excluir a importância de utilizar o Google Analytics padrão para analisar métricas, criar relatórios e obter novas ideias. O plugin serve apenas como um facilitador para o seu cotidiano.

Melhores plugins de Google Analytics para WordPress

Dentre os melhores plugins de Google Analytics para WordPress podemos citar:

  1. MonsterInsights
  2. Site Kit by Google
  3. GA Google Analytics

Veja os detalhes sobre cada um!

1. Conheça o MonsterInsights

O MonsterInsights é um plugin pago, mas que também conta com uma versão gratuita. É o mais completo para integrar o Google Analytics ao seu site. Grandes empresas o utilizam para potencializar as funções do GA no WordPress.

Com esse plugin, você pode:

  • fazer o rastreamento universal nas páginas do seu site;
  • acompanhar seu e-commerce — visitas, conversões e mais;
  • ver o painel do Google Analytics — a dashboard de forma muito mais simples para você;
  • analisar o nível da página — será possível entender se suas páginas estão funcionando bem e como poderá melhorá-las para o público-alvo.
  • rastrear links de afiliados e de anúncios;
  • e muito mais!

No vídeo a seguir sobre Google Analytics para iniciantes, Fabio Ricotta fala um pouco sobre este plugin e sua versão FREE!

Gostou de conhecer um pouco sobre o MonsterInsights? Ainda temos outras opções para você, que podem se adaptar melhor a pequenas e médias empresas, que ainda não precisam de um software tão complexo. Confira a seguir.

2. Conheça o Site Kit by Goolge

O Site Kit é um plugin do Google para WordPress e é uma opção bastante completa. Com ele, você conseguirá:

  • conferir informações de como as pessoas encontram seu site;
  • implementar e gerenciar as ferramentas do Google;
  • ativar as principais tags.

Por meio do Site Kit você vai ter acesso às principais métricas e informações de diferentes produtos do Google, como Analytics, Search Console, AdSense, PageSpeed Insight, Tag Manager e Optimize.

Ele é um plugin gratuito e você o utilizará com facilidade depois de fazer a instalação. Será possível resolver questões de implementação e gerenciamento de forma rápida, tudo no WordPress, sem precisar sair e mexer em outra plataforma.

3. Conheça o GA Google Analytics

O plugin GA Google Analytics existe em versão gratuita e paga. A gratuita possibilita a configuração do Google Analytics no WordPress, implementação de tags e acompanhamento. Será possível acompanhar algumas métricas e também realizar configurações básicas a nível de administração de usuário.

Na versão paga, você terá mais domínio de gerenciamento, podendo realizar ações como:

  • configurar vários códigos de rastreamento;
  • suportar código personalizado no cabeçalho ou rodapé, desativar o rastreamento de todos os usuários conectados, dar suporte a outros plugins prioritários;
  • entre outras atividades importantes para as implementações em um blog/site.

É um plugin que, por enquanto, não tem uma versão em português, mas é bastante intuitivo para aqueles que já atuam com ferramentas como o WordPress e o Analytics.

Como instalar plugins WordPress no seu site?

  1. Primeiro de tudo, pesquise pelo plugin na biblioteca do WordPress ou utilize nossos links diretos para as três opções: MonsterInsights, Site Kit by Google e GA Google Analytics;
  2. Depois, instale o plugin no seu WordPress e o ative;
  3. Na página de configurações do plugin, faça a autenticação do GA (existem várias formas, teste e use aquela que funcionar para você);
  4. E, em seguida, vamos para a configuração das primeiras opções. Cada plugin vai contar com suas especificidades. Por isso, é importante que você tenha seus dados em mãos — como a URL do seu site e códigos de acompanhamento que possam ser necessários para fazer o acompanhamento direto com o Google Analytics.

Depois de seguir os passos acima, você vai ver que os números vão render boas ideias e novas táticas. Você pode aprender muita coisa sobre o seu site e seus visitantes simplesmente analisando estes elementos.

Tome decisões com base em dados

A partir de agora você não precisa mais tomar decisões baseadas em impressões, ou seja, em “achismos”. Com a ajuda dos melhores plugins de Google Analytics para WordPress, você ganha muito mais inteligência para as ações que precisa efetivar no seu negócio. 

Gostou de conhecer os plugins e entender mais sobre como o Google Analytics pode ajudar a embasar suas estratégias? Deixe seu comentário!

E caso você esteja começando na área digital ou no universo das métricas, talvez o nosso artigo sobre Google Analytics para iniciantes possa ajudar você a entender mais sobre o assunto!

O post Melhores Plugins de Google Analytics para WordPress apareceu primeiro em Agência Mestre.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Melhores Plugins de Google Analytics para WordPress. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Guia da Pesquisa de Palavras-Chave

5 desafios enfrentados pelos CIOS neste momento

Como excluir conta do Facebook: passo-a-passo