Ads Top

101 Formas de Encontrar Ideias Para Conteúdo

Como autor de milhares de posts de blog, uma pergunta que eu muitas vezes escuto é: Como você tem novas ideias para posts de blog?

Eu já tive bloqueios ocasionais, mas na maior parte do tempo, ter ideias nunca foi um problema. Se você prestar atenção ao mundo ao seu redor e ouvir as pessoas, vai ter um monte de potenciais ideias para posts.

Além disso, existem ferramentas e truques que vão te ajudar a encontrar ainda mais ideias.

Eu decidi compilar uma lista bem completa de formas de conseguir ideias para conteúdo. Esses métodos podem ser usados para desenvolver posts de blog, ebooks, podcasts ou qualquer outra coisa que você quiser criar.

Aqui está a lista, com uma ressalva antes de começarmos.

O Segredo da Criação de Conteúdo: Perguntas

Antes de começar a tentar reunir ideias de conteúdo, é melhor adotar uma mentalidade de resolução de problemas. Você está tentando resolver os problemas e responder às perguntas que seus leitores-alvo podem ter a respeito do seu negócio.

Em outras palavras, você está procurando perguntas. Pode ser perguntas que as pessoas fazem em voz alta, coisas que elas procuram ou coisas que elas simplesmente examinam em suas mentes.

Eu jogo golfe, e uma das perguntas que muitos jogadores de golfe têm é: Como segurar um taco de golfe?

Se um jogador de golfe amador vê um título do tipo Como Os Melhores Profissionais do Golfe Seguram o Taco, ele tem que clicar. Não importa se é em um motor de busca, nas mídias sociais ou em outro lugar. O título responde a uma pergunta e pede cliques.

Assim, comece com a mentalidade de responder perguntas com o seu conteúdo e com os títulos dele.

Agora, vamos às fontes de ideias de conteúdo!

1. Fóruns Gerais (Quora, Yahoo! etc.)

Um dos primeiros lugares que eu vou para encontrar inspiração para títulos é o Quora. Ele é um fórum bem vasto, no qual as pessoas fazem perguntas sobre tudo. Basta inserir o assunto em que seus leitores estão interessados, ou o nome da sua empresa, e você encontrará perguntas que pode transformar em conteúdo.

what are the best times

A partir da pergunta acima, você pode criar alguma coisa como: 10 Ferramentas de Faturamento para Freelancers.

2. Fóruns Específicos de Indústrias (Os Fóruns dos Seus Leitores)

Fóruns são meio antigos no mundo da Internet, mas ainda são populares. Eles são uma das formas mais simples de se conversar online, assim como fazemos na vida real. As pessoas compartilham notícias, fazem perguntas, respondem a perguntas e muito mais.

Existem fóruns gerais como o Quora, mas também, fóruns específicos para praticamente todas as indústrias e nichos.

Vá ao Google e pesquise fóruns do seu segmento. Você provavelmente irá encontrar ao menos um, ou talvez uma dúzia.

Aqui está uma imagem do </dream.in.code>:

dream in code

Há algumas perguntas excelentes nessa página!

3. Grupos Online (Facebook, LinkedIn etc.)

Grupos nas mídias sociais são como fóruns de nicho. As pessoas discutem indústrias, interesses e temas. Procure grupos que não permitem muitos compartilhamentos de artigos. A maioria deles costuma ser spam. Busque grupos que tenham muitas perguntas e respostas.

4. Publicações da Indústria: Títulos e Temas Populares

Encontre sites no seu ramo que publiquem todas as notícias mais recentes, tendências, dicas e tudo aquilo que seu público gosta. Procure os artigos com mais envolvimento: comentários, compartilhamentos, visualizações etc.

Você vai ter uma ideia do que é popular e quais são os assuntos mais quentes. Crie conteúdo sobre esses assuntos e, tente ou apresentar um ponto de vista diferente ou ampliar o que já foi discutido.

5. Publicações da Indústria: Seções de Comentários

Em sites de publicações da indústria, você vai ver comentários. As pessoas que deixam os comentários são o público-alvo de leitura, e portanto, preste atenção ao que estão dizendo. Como autores (as) não compartilham, e nem podem compartilhar tudo sobre um assunto em um único artigo, o público leitor costuma fazer perguntas. Procure essas perguntas e forneça respostas em seu próprio conteúdo.

6. Mídias Sociais: Pessoas que Você Segue

Crie uma lista com os (as) leitores (as) ideais. Geralmente, essa é uma lista de melhores clientes ou clientes ideias. Siga-os e veja com que tipo de conteúdo eles interagem, o que compartilham, respondem etc. Esses são temas que você pode abordar em seu conteúdo.

7. Mídias Sociais: Pessoas Que Te Seguem

Uma estratégia básica nas mídias sociais é compartilhar o conteúdo que você criou (e o melhor conteúdo que você encontrou) que seja interessante e útil para o seu público-alvo. Se você fizer isso bem, vai atrair seguidores.

Mesmo com apenas alguns seguidores, você pode fazer perguntas como: Qual é o seu maior desafio no trabalho?

As respostas podem gerar excelentes temas para conteúdo.

hiten shah tweet

8. Mídias Sociais: Hashtags

Eu levei algum tempo para começar a usar hashtags nas atualizações que compartilho nas mídias sociais, e ainda mais tempo para começar a seguir hashtags.

Seus seguidores ideais nem sempre vão te seguir. É a vida. Mas você ainda pode encontrá-los ao seguir hashtags populares da sua indústria.

Siga as hashtags e procure artigos populares, jargão e perguntas. Isso pode levar a potenciais temas para o seu conteúdo.

9. Mídias Sociais: Perguntas que As Pessoas Fazem a Influenciadores na Indústria

Identifique os (as) influenciadores (as) da sua indústria. Faça em uma lista no Twitter ou siga-os (as). Veja como o público interage com essas pessoas. Muitas vezes, o público faz perguntas a influenciadores (as), mas como estes (as) são muito ocupados, não têm tempo para responder a todas as questões.

É aí que você deve intervir e fornecer as respostas.

10. Mídias Sociais: Temas que Influenciadores (as) da Indústria Discutem

Veja tudo que os (as) influenciadores (as) estão compartilhando e crie um conteúdo similar. Se uma coisa é boa o suficiente para essas pessoas da sua indústria, então é importante.

11. SlideShare

O SlideShare é mais ou menos uma categoria de conteúdo online por si só. Ele é um site extremamente popular, e existem decks de slides para praticamente todas as indústrias. Pesquise sua indústria e encontre os decks mais populares. A partir daí, crie conteúdo que expanda temas populares ou acrescente comentários únicos.

slideshare snapshot

12. YouTube: Vídeos da Indústria

Você pode se inspirar no YouTube de algumas formas diferentes. A que funciona melhor é encontrar os vídeos mais populares da sua indústria, que podem ser vídeos “como fazer”, sobre tendências, notícias ou o que for. Procure então, aqueles que têm visualizações, comentários e outros tipos de envolvimento e, você terá os temas que deve abordar em seu conteúdo.

13. Feeds e Comentários no Instagram

Eu já segui influenciadores (as) na indústria online, e os comentários que recebem podem ser uma mina de ouro para conteúdo. Mais uma vez, influenciadores (as) não têm tempo para responder a todas as perguntas. E é aí que você entra. Por alguma razão, essas pessoas recebem muitos comentários no Instagram.

14. Entrevistas

Fale com pessoas interessantes. Gosto de pensar que todo mundo tem a oferecer uma perspectiva única sobre algum tema. Mesmo que essas pessoas só contem histórias sobre experiências que viveram, isso pode servir de inspiração para a criação de um post. Sendo assim, entreviste alguém. Fale pessoalmente, por telefone ou e-mail e faça algumas perguntas.

Use a conversa como inspiração. Você também pode utilizar a entrevista como um conteúdo, mas sempre peça autorização antes de fazer isso.

15. Roundup Externo

Um roundup de outros posts pode dar um ótimo conteúdo. Forneça aos seus consumidores 10 posts para consumir. De forma complementar, examinar o conteúdo você mesmo também pode gerar inspiração. Você pode observar do que as pessoas gostam e então, criar seu próprio conteúdo.

16. Roundups Internos

Essa é a mesma ideia básica do roundup externo descrito acima, mas você vai voltar aos seus arquivos para ver o que já fez em certas categorias ou tags.

17. Enquetes

Não tem certeza sobre o que o público precisa saber? Pergunte às pessoas quais são as dificuldades que elas estão enfrentando. Peça que falem sobre três desafios da indústria. Pergunte também, sobre quais assuntos querem aprender mais. Contudo, cuide para não exagerar nas enquetes. Direcionar ao menos uma pergunta ao público consumidor, pode levar a uma ótima inspiração de ideias para conteúdo.

18. Seu Site: Seção de Comentários

Da mesma forma que você pode conseguir ideias a partir das seções de comentários de outros sites, você pode retirar ótimas ideias dos comentários do seu próprio site. Se as pessoas estão fazendo perguntas ou dizendo o que deveria ser incluído, você pode usar isso para criar conteúdo novo.

your website as a source

19. Seu Site: Seções de Perguntas Frequentes

Muitos sites têm seções de perguntas frequentes pois recebem regularmente os mesmos questionamentos, e querem oferecer as respostas a visitantes e potenciais clientes. Examine sua seção de FAQ e determine se existem formas de expandir o assunto presente nas dúvidas contidas nela, com outro formato de conteúdo como vídeo, post de blog, ebook ou algum tipo de guia.

20. Sites de Concorrentes: Seções de Perguntas Frequentes

Dê uma olhada nas seções de perguntas frequentes dos sites dos seus concorrentes. Veja que perguntas eles recebem o tempo todo e, não deixe de responder a essas perguntas com algum tipo de conteúdo.

21. Sessões de Perguntas e Respostas Com Especialistas em Conferências

Conferências são ótimas quando você pode participar. Você não só aprende muito, como também pode utilizar as sessões como inspiração para conteúdo. É possível retirar inspiração dos temas que os especialistas debatem. Além disso, preste atenção às sessões de perguntas e respostas e foque no que as pessoas estão perguntando. Será que você pode fornecer respostas a essas questões?

22. Agendas de Conferências

Verifique as agendas de conferências. Veja quais são os grandes temas. Você pode criar seu próprio conteúdo a partir dos assuntos populares em conferências.

23. Mesas Redondas em Conferências

Eu acho que há bastante valor em discussões de mesa redonda em conferências. Os melhores debates muitas vezes vêm de perguntas. Se as pessoas fazem perguntas sobre o mesmo assunto, isso é uma boa indicação de que um conteúdo sobre aquele tema seria popular.

24. Representantes de Atendimento ao Consumidor

Aqui está um dos meus favoritos. Tempos atrás eu trabalhava para uma grande empresa de catálogo de venda de calçados, e ocasionalmente recebia um e-mail do atendimento ao consumidor dizendo que eles estavam recebendo perguntas sobre os sapatos.

Eu tentava encontrar a resposta e dar um retorno. Mas foi aí que eu entendi que os representantes do suporte ao consumidor falam com os clientes o tempo todo. Eles recebem muitas perguntas específicas sobre o negócio, mas também muitas perguntas mais gerais. Essas perguntas gerais podem levar a ótimas ideias de conteúdo.

25. Vendedores (as)

Como representantes de atendimento ao consumidor, a equipe de vendas se comunica constantemente com o público consumidor e está na linha de frente. E melhor ainda, vendedores (as) trabalham com clientes nas fases iniciais do processo de compra. Assim, respondem a perguntas comuns o tempo todo. Você pode pegar esses insights e transformá-los em um ótimo conteúdo que atraia maior quantidade de potenciais clientes.

26. Especialistas em Produtos/Serviços

Quando trabalhei para a empresa de calçados, aprendi que os comerciantes visitavam eventos sobre calçados nos quais recebiam todas as informações mais recentes sobre novas tendências. Isso pode render excelentes posts de blog. Fazíamos conteúdo sobre Tendências Para O Verão e as pessoas adoravam. A equipe de especialistas da sua empresa muitas vezes tem informações muito úteis e interessantes.

27. Posts Populares em Seu Site

Examine os posts populares em seu site, inclusive aqueles de alguns anos atrás. Você pode criar um conteúdo novo sobre os mesmos temas ou, reaproveitar o conteúdo em outros formatos como vídeos, podcasts e mais.

28. Anúncios

O que a sua empresa vai lançar a seguir? Grandes anúncios podem ser transformados em conteúdo que os (as) clientes consideram interessante.

29. Webinários

Webinários ficaram muito populares nos últimos anos, mas já existem há tempos. Verifique os mais populares em sua indústria. Acompanhe e siga os (as) influenciadores (as), pois costumam promover webinários.  Nos perfis com mais engajamento, observe os temas discutidos, que podem ser ótimos para gerar todo tipo de conteúdo.

webinar kissmetrics snap

30. Alguém Fora da Indústria

Tenha uma conversa com alguém que tem pouco ou nenhum interesse em sua indústria. A pessoa provavelmente fará perguntas que dariam um ótimo conteúdo.

31. Ferramentas de Webmaster

Todas as buscas por palavras-chave do Google, agora passam pelas Ferramentas de Webmaster. É um bom lugar para identificar qual conteúdo está gerando mais tráfego a partir de buscas. Você também pode buscar outras potenciais palavras-chave que podem ser o foco de futuros conteúdos.

32. Analytics do Site

A mesma tática descrita acima para as ferramentas de Webmaster, também funciona com analytics. Você pode ver quantos visitantes estão encontrando seu site. E então, determinar se é possível fazer mais naqueles canais para criar conteúdo que atraia mais visitantes semelhantes.

33. Ubersuggest

Quando já tiver uma ideia básica do tema sobre o qual quer escrever, você pode usar o Ubersuggest para encontrar ideias de conteúdo. Veja a seguir como fazer isso:

1º passo: Insira sua palavra-chave e clique em”Buscar”;

2º passo: Clique em “Ideias de Conteúdo”, na barra lateral esquerda;

3º passo: Analise os resultados.

Com essa lista, agora você tem inspiração para o seu próximo artigo. Por exemplo, o terceiro item do Huffington Post, se chama “29 Métricas Essenciais do Marketing de Conteúdo”. Você pode aproveitar isso com um título como:

  • 59 Métricas Essenciais do Marketing de Conteúdo;
  • 37 Métricas de Marketing de Conteúdo para aumentar seu Público.

Você já deve ter entendido. Sua meta, é ver o que já foi publicado e criar um título envolvente seguido pelo melhor conteúdo da indústria. Essa fórmula simples gera resultados sérios.

Ao finalizar esse processo, clique em “Ideias de Palavras-Chave”.

É aqui que você encontrará dados relacionados à sua palavra-chave primária, além de uma longa lista de sugestões de palavras-chave.

Quando encontrar uma palavra-chave que quer segmentar, clique nela.

Aqui está o que você vê:

  • Google SERP – as 100 primeiras URLs posicionadas para a palavra-chave na busca do Google;
  • Visitas Estimadas – o tráfego estimado que a página recebe para a palavra-chave;
  • Links – o número de backlinks de outros sites;
  • DS – o domain score, de 1 (baixo) a 100 (alto), medindo a força geral do site;
  • Compartilhamentos Sociais – o número total de vezes que a URL foi compartilhada em mídias sociais.

Isso te dá uma visão geral clara do que é necessário para posicionar para a palavra-chave selecionada. Você pode usar as sugestões do topo dos rankings como base, já que eles são os concorrentes que estão entre você e a primeira posição.

34. Buscas Relacionadas do Google

Olhe o final das páginas de resultados de busca e, você verá buscas relacionadas que podem te dar pistas sobre o que se pode abordar em seu conteúdo.

google related services

35. Controvérsia

Quais são as controvérsias da sua indústria? Não precisa ser uma discussão de vida ou morte, mas encontre alguma coisa muito discutida e comece um diálogo. Escolha um lado e crie um conteúdo em torno daquela ideia.

36. HARO

O Help A Reporter Out é ótimo se você está procurando ser citado em notícias. Você pode também assinar para ver quais são os temas populares em várias indústrias. Se você encontrar tendências, isso é um sinal de que você também pode discutir aquele tema.

help a reporter out

37. Newsletters Populares da Indústria

Eu tento assinar pelo menos 5 newsletters da indústria. Mantenho a assinatura das boas e substituo as demais. Eu procuro ver os temas que estão sendo discutidos e, às vezes, encontro inspiração para algo que posso criar e que meus (minhas) clientes-alvo achariam interessante.

Um ponto-chave: você está procurando newsletters que seus (suas) clientes assinam.

38. Google Alerts

Configure alertas para certos temas que são importantes para o seu público. Veja o que está sendo publicado. Procure lacunas nas informações e crie conteúdo para preenchê-las.

39. Dados Internos

Utilize os dados que você normalmente tem na empresa sobre sua indústria e seus (suas) consumidores (as). Pode ser um antigo projeto de pesquisa que sua equipe fez, ou uma coleção de estatísticas que você coletou sobre clientes.

Quando tiver informações em grande escala, você pode dizer ao público coisas como: “75% do público consumidor usa a ferramenta X para estatísticas”. O dado é anônimo, mas valioso para consumidores (as) e potenciais consumidores (as).

40. Estatísticas da Indústria

Use estatísticas da indústria. Eu tento seguir organizações como a Nielsen, a Emarketer e outras, para ver o que os estudos mais recentes estão mostrando em várias indústrias. Posso comentar essas constatações para criar conteúdo.

41. Experimentos

Experimentos não são só para a aula de ciências. Tente fazer experimentos em seu trabalho. Você pode transformar a experiência em um conteúdo ou encontrar inspiração para uma criação que seria interessante para seus clientes.

42. Buscas Internas no Site

Isso tem um pouco a ver com analytics (que mencionei anteriormente), mas também quero mencionar como um item separado. Veja o que as pessoas estão pesquisando dentro do seu site. Se elas não estão encontrando o que querem, isso é um sinal de que você precisa criar conteúdo que forneça a resposta.

43. Tipos de Conteúdo Populares Em Outras Publicações da Indústria

Use tipos de conteúdo populares, como Os Dez Melhores de David Letterman. As pessoas adoram aquele formato.

Talvez um site popular tenha prêmios anuais. Você pode criar prêmios para a sua indústria, os (as) influenciadores (as) dela e os melhores produtos e ferramentas.

44. Geradores de Temas Para Conteúdo

Existem alguns geradores de temas para conteúdo. Eles usam fórmulas de título populares e você preenche os espaços com termos da sua indústria e palavras-chave.

45. Revistas de Autoajuda

Revistas de autoajuda são cheias de títulos malucos. Simplesmente adicione as palavras da sua própria indústria. Revistas como Cosmopolitan, Men’s Health etc, sempre têm títulos bastante clicáveis.

self help magazines

46. Noticiários Locais

Os noticiários locais podem conter alguns tesouros, entre outras informações. Eles são ótimos para encontrar histórias que as pessoas acham interessantes e úteis. Gosto dos momentos em que eles trazem especialistas locais para compartilhar dicas.

47. Eventos de Networking de Negócios Locais

Sabe aqueles eventos de happy hour que câmaras de comércio promovem no país todo? Eles podem ser ótimos, mas também podem ser um tédio. Para aproveitá-los da melhor maneira, simplesmente converse com algumas pessoas. Muitas vezes, elas vão fazer perguntas sobre o que você faz, e essas perguntas podem te inspirar a criar potenciais conteúdos.

48. Jornais Locais (Opiniões, Cartas ao Editor)

As notícias nos jornais locais já são um bom elemento, entretanto, eu também gosto das colunas de opinião e cartas ao editor. Elas muitas vezes indicam coisas que alguém queria saber mas não encontrou na notícia ou artigo. Você pode preencher essas lacunas com seu conteúdo.

49. Análise de Erros Pessoais

Você já cometeu erros? Quem nunca fez isso?

Fale sobre um erro que você cometeu. Esses têm sido alguns dos posts mais lidos nos meus blogs.

50. Análise de Sucessos Pessoais

Analisar o sucesso também funciona bem. As pessoas gostam de ler, além dos erros, sobre acertos. Todos nós aprendemos com histórias sobre erros e sucessos.

51. Os Livros da Indústria Mais Vendidos na Amazon

Verifique a lista de livros mais vendidos na Amazon em sua industria. Se as pessoas estão comprando livros sobre um assunto, você já sabe que elas teriam interesse em um ótimo post de blog, guia ou podcast.

amazons top books list

52. Suas Previsões Para o Futuro

O que você acha que vai acontecer na sua indústria no futuro? Reserve 20 minutos para pensar sobre isso. Divida suas ideias em diferentes categorias e você terá algum material para criar conteúdo. As pessoas estão sempre em busca de informações relevantes para o desenvolvimento pessoal futuro.

53. Um Diário ou Caderno de Ideias

Compositores geralmente carregam cadernos em que anotam ideias, linhas e pensamentos aleatórios. Esses pensamentos são examinados depois, para a criação de músicas.

Criadores de conteúdo podem fazer o mesmo. Comece hoje mesmo adquirindo um caderno. Aí, todos os dias, adicione seus pensamentos para potenciais ideias de conteúdo. A maioria das ideias provavelmente não vai dar certo, mas você não precisa que toda ideia seja boa para ter sucesso com o marketing de conteúdo.

54. Reddit

Reddit é uma ótima ferramenta. Você pode descobrir qualquer coisa sobre qualquer assunto nesse site. Veja o que as pessoas estão compartilhando sobre sua indústria. Procure os itens com mais envolvimento. Esses items devem ser temas do seu conteúdo.

55. Google Notícias

Pesquise sua indústria no Google Notícias. Veja o que os artigos mais recentes discutem. Encontre tendências e temas populares e procure uma forma única de comentá-los.

56. Revistas Comerciais

Revistas comerciais são incrivelmente populares com profissionais da indústria, incluindo executivos. Eles dependem dessas revistas para saber o que está acontecendo em seu ramo de negócios.

Pegue revistas da sua indústria e veja quais temas são populares no momento. Ofereça seus comentários sobre esses assuntos.

57. Buffer

Eu adoro usar o Buffer. Eu reservo um dia da semana para adicionar conteúdo para uma semana de atualizações de mídias sociais ao meu Buffer, e além disso, acrescento atualizações aqui e ali quando tenho tempo.

Além disso, eu verifico semanalmente todas as atualizações que fizeram mais sucesso. Posso ver o que interessa aos meus seguidores e falar mais sobre esses assuntos com conteúdo novo.

58. Flipboard

As pessoas agregam todo tipo de conteúdo no Flipboard. Procure os influenciadores em sua indústria e veja o que eles estão compartilhando. Essas são suas pistas para os assuntos que importam para o público leitor e que você deve abordar.

59. Blogs/Revistas de Psicologia

Eu sou fã da psicologia, mas nem sempre foi assim. Alguns anos atrás, eu comecei a perceber que muitos dos posts de blog e vídeos instrucionais que eu gostava, faziam uso de estudos como comprovação ou para expandir um argumento.

Se você seguir blogs, revistas e outras publicações populares sobre psicologia, vai encontrar estudos sobre todo tipo de assunto. Você pode desenvolver conteúdos inteiros a partir de um estudo. Pode também, coletar estudos sobre um certo tema e criar um conteúdo muito atraente.

Alguns dos meus blogs e revistas de psicologia favoritos incluem:

Além desses, existem muitos outros interessantes.

there are many more

60. Sites de Compartilhamento de Imagens (Flickr, Facebook etc.)

Você pode obter inspiração de outras fontes além de textos. Às vezes, uma imagem pode gerar uma ideia. Eu gosto do Flickr, mas as galerias do Facebook também podem funcionar.

61. Executivos e Líderes de Negócios

Líderes de negócios quase sempre chegam a essa posição porque sabem gerir um negócio e, porque sabem o que é importante para os (as) consumidores (as) na indústria. Fale com líderes executivos que você conhece na indústria; por exemplo, o (a) CEO da sua empresa. Convide-os (as) para um almoço e discuta o que está acontecendo na indústria. As ideias certamente irão fluir.

62. Organizações Regulamentadoras da Indústria

Algumas indústrias são mais regulamentadas que outras, mas geralmente, existem regulamentações a discutir em praticamente qualquer uma delas. Uma coisa importante para o público consumidor é a forma que uma nova regra pode afetá-lo. Faça pesquisas, siga atualizações de organizações regulamentadoras e faça comentários sobre o que está acontecendo e como isso afeta seus (suas) clientes.

63. Fórmulas de Títulos (Similares a Títulos de Revistas de Autoajuda)

Às vezes, você pode começar com uma fórmula de títulos simples e continuar a partir daí, assim como as manchetes de revistas de autoajuda. Todas elas seguem fórmulas de sucesso. É só inserir seus próprios termos.

64. Procedimentos e Sistemas

Examine os procedimentos e sistemas dentro da sua empresa. Você vai notar que esses sistemas podem fornecer as respostas que os (as) consumidores (as) procuram, tal qual: Como organizar o fluxo de caixa?

Existe um procedimento para isso.

65. Sites de Concorrentes (Responda as Perguntas Sem Respostas)

Eu mencionei anteriormente que páginas de dúvidas frequentes em sites de concorrentes, são uma boa fonte de perguntas a responder. Além disso, examine todo o site da concorrência. Esse processo pode gerar inspiração de conteúdo que responda as dúvidas que não foram solucionadas.

66. Publicidade Antiga da Indústria

Procure publicidade antiga da sua empresa ou pesquise no Google anúncios passados da sua indústria. A forma como eles vendiam as coisas décadas atrás provavelmente era diferente da atual, e isso pode gerar inspiração para um novo conteúdo. Você também pode coletar 10 anúncios engraçados ou que deixarão seu público intrigado.

67. Manuais Antigos da Indústria

Verifique manuais antigos da sua indústria. Eles costumam conter desenhos e detalhes mais minuciosos e não apenas textos. Esses manuais também podem te inspirar.

68. Citações e Provérbios Famosos

Citações são populares para as pessoas. Temos citações em assinaturas de e-mail e nas paredes do nosso escritório. Procure citações novas para te inspirar, você provavelmente encontrará também ideias para conteúdo.

zig ziglar quote

69. Teorias Famosas

Existe uma teoria famosa na sua indústria? Ou talvez, uma regra de ouro que todo mundo segue? Veja se você pode criar uma nova regra, melhor que as anteriores utilizadas por décadas.

Outra opção, é buscar um teorema famoso da ciência, como a lei da gravidade, e aplicá-lo na sua indústria.

70. Bases de Conhecimento de Software da Indústria

Existem muitas informações boas em bases de conhecimento. Elas muitas vezes são fóruns, mas também podem ser coleções de artigos sobre como fazer as coisas. Você pode retirar ideias para conteúdo de artigos, mas se a base de informações for um fórum, você pode ver o que as pessoas estão perguntando que não consta ali. Então, você pode fornecer as respostas.

71. Fóruns de Suporte

Veja se existem fóruns de suporte na sua indústria. Cheque os sites da concorrência ou, seu próprio fórum de suporte. Encontre perguntas e forneça respostas.

72. Nos Bastidores

Como é seu escritório ou local de trabalho? Faça uma tour você mesmo. É possível se inspirar saindo da sua zona de conforto. Você pode até oferecer ao público consumidor uma visão dos bastidores, com algumas imagens e histórias.

73. Como Se Faz

Volte e veja como o seu produto/serviço funciona. As pessoas gostam de ver como as coisas funcionam; assim, documente o processo e mostre ao público.

74. Avaliações de Consumidores

Seus (suas) consumidores (as) costumam deixar avaliações? Já mencionamos que você pode aproveitar o serviço de atendimento ao consumidor, mas se você possui avaliações em seu site ou e-mail, isso é uma fonte excelente de ideias para conteúdo.

Qualquer pergunta que seus clientes tiverem pode levar a conteúdo, mas preste atenção também à linguagem utilizada pela clientela. Ela pode ser diferente dos termos que você usa. Utilize sempre os mesmos termos que seus (suas) consumidores (as) utilizam ao discutir sua indústria e produto.

No negócio de calçados, tivemos que descobrir se os clientes usavam a palavra “loafer” mais ou menos do que “slip-on.” Examinamos as avaliações para isso.

75. A Página “Quem Somos” da Sua Empresa

Muitas vezes ficamos presos nas atividades cotidianas da nossa empresa. É fácil esquecer a história, a visão e a missão dela. Vá à página Quem Somos e ganhe inspiração para criar conteúdo.

76. Um gostinho do que vem por aí

Sua empresa vai lançar alguma coisa e você está entusiasmado (a)? Mostre um pouquinho do futuro ao seu público. Isso pode gerar mistério.

77. Sugestões de Artigos: “Você Pode Gostar Também…”

Você lê publicações online populares como a CNN e a TIME? A maioria desses sites agora tem sugestões do tipo “Você pode gostar também…”. Verifique essas sugestões para ver o que as publicações estão divulgando. Geralmente, eles divulgam seus conteúdos mais populares ou mais importantes, o que pode ser uma dica sobre o que interessa às pessoas em sua indústria atualmente.

more promoted stories

78. Assinatura de Newsletters e Emails de Concorrentes

Eu mencionei newsletters da indústria anteriormente. Agora, observe as newsletters da concorrência, especialmente os formulários de cadastro. Veja o que ela está oferecendo em troca de um cadastro. Se for um guia ou ebook, você pode apostar que é importante, e assim, você talvez queira criar algo similar (ou menor ainda).

79. Transformações Antes e Depois

Algo mudou na sua empresa ou dentro da sua indústria? A mudança pode gerar uma história interessante.

80. Decisões Difíceis

Quais são as decisões mais difíceis que seus (suas) clientes enfrentam em sua indústria? Encontre algumas delas e discuta como eles (as) podem tomar as melhores decisões para si mesmos (as).

81. Situações Que Parecem Óbvias (Você Pode Escrever Sobre o Oposto?)

Digamos que todo mundo esteja falando sobre os benefícios de ir para o trabalho andando todos os dias. O benefício parece óbvio, mas e se você considerasse o oposto? Talvez não seja saudável andar até o trabalho todos os dias. Talvez seja melhor ter uma bicicleta. Veja se você pode desbancar algumas práticas comuns.

82. Mitos da Indústria

Olhe para coisas que seu público acredita e não deveria acreditar. Conteúdos assim podem ser bons, mas lembre-se de vir preparado com pesquisas e exemplos.

83. Jogos

Jogos oferecem lições eternas. Você provavelmente pode obter inspiração em uma partida de Banco Imobiliário ou Jogo da Vida.

board games

84. Esportes

Os esportes são outra área que traz lições valiosas. Praticar um esporte te ensina muitas coisas na vida. No meu caso, eu já escrevi posts que se referem às lições que aprendi jogando golfe.

85. Meditação

Quando sua mente está focada no presente, você consegue pensar em coisas novas, que não havia considerado antes. Isso pode te inspirar.

86. Se Desafie a Fazer Alguma Coisa

O que você gostaria de conquistar? Se desafie a fazer isso agora e documente a experiência em um conteúdo.

87. Eventos que Mudam a Vida

Coisas que acontecem em sua vida podem dar ótimos conteúdos. As pessoas gostam de histórias inspiradoras. Mesmo que alguma coisa negativa aconteça, contar a sua história pode ajudar outras pessoas que estejam passando por algo parecido.

Isso não precisa ser sobre você. Pode ser alguma coisa que você leu ou que alguém próximo viveu.

88. Suas Próprias Avaliações

Olhe para uma ferramenta que você usou recentemente ou já usa há muito tempo. Escreva uma avaliação dela. Foque em seus (suas) clientes, se possível. Se aquilo que você avaliou não for útil para eles (as), consiga algo que será produtivo e ofereça comentários.

89. Férias

Tenho certeza de que você vai gostar dessa. Algumas das melhores ideias para posts que eu já tive surgiram quando eu estava de férias. Visitar um lugar novo pode gerar inspiração. Quando seu cérebro está descansado, você pensa mais claramente do que quando está pensando em trabalho o tempo todo.

90. Ficção

A ficção, de qualquer tipo, pode levar à inspiração. A ficção explora os temas comuns que vivemos e, em praticamente qualquer conteúdo, você está explorando um tema comum que afeta alguém.

91. Crie Histórias Falsas Para Estranhos

Eu ouvi isso na televisão uns anos atrás. Uma das pessoas no programa de TV era roteirista. Ele contou que observava as pessoas em locais públicos e imaginava histórias falsas para elas. Ele via um casal e imaginava como eles tinham se conhecido e que tipo de trabalho faziam.

Pensar nas pessoas dessa maneira, treina seu cérebro a pensar de formas novas, e isso pode te ajudar na criação de conteúdo.

92. Animais de Estimação

Animais de estimação são estranhos, engraçados e curiosos, e não se importam de serem observados. Observe como seu animal de estimação se comporta. Isso pode gerar inspiração. Além disso, o exercício de caminhar ou jogar bola com eles estimula sua atividade cerebral.

93. Animais Selvagens

Animais selvagens são criaturas interessantes. Observar pássaros, um par de coiotes em um campo e até mesmo peixes nadando, pode inspirar nosso cérebro de formas únicas.

94. Lições de Vida

As lições que seus pais, parentes e amigos te ensinaram ao longo da vida podem levar a conteúdos maravilhosos. Nós adoramos ouvir a sabedoria que as pessoas mais velhas compartilham conosco e com os demais.

95. Clichês

São coisas tão comuns que nós dizemos sem sequer considerar se são verdade ou não. Pense nos ditados comuns que você já ouviu e veja se você consegue elaborar um argumento contra eles.

you get out what you put in

96. Desenhar

Desenhar pode melhorar sua memória. Quando você tenta pensar em alguma coisa para escrever, sua mente pode divagar. Desenhar pode concentrar sua mente o suficiente para te ajudar a ter uma ótima ideia para seu conteúdo novo. A atividade também trabalha diferentes partes do seu cérebro.

Você pode até usar o desenho em si como conteúdo.

97. Diálogos de Filmes

Um dos meus filmes favoritos é Cartas Na Mesa. O diálogo nesse filme é maravilhoso. Em certo momento, o personagem principal diz que as mesmas cinco pessoas chegam à mesa final da Série Mundial de Pôquer todos os anos. Eles não têm sorte. Eles são os melhores, e trabalharam para chegar lá.

Ouvir isso, pode levar à criação de conteúdo sobre o tema do trabalho duro ou sobre como dominar seu nicho.

Olhe para os filmes como inspiração. Preste atenção aos temas que os personagens discutem.

98. Letras de Música

A música inspira praticamente todo mundo. Artistas cantam sobre todas as emoções e situações que vivemos. Se você está com um bloqueio de ideias, escute música por algum tempo. Perca-se nas letras e talvez você encontre um tema que pode usar em um conteúdo.

99. Seu Hobby Favorito

Meu hobby favorito é o golfe. Eu encontro inspiração nele de algumas formas diferentes: conversas com outros jogadores, situações em que me encontro, coisas que me desafiam. Quando você sai das áreas em que geralmente trabalha, pode encontrar inspiração que leva a novos insights.

100. Família e Amigos

A família e os amigos são seu melhor sistema de suporte. Se você está tendo dificuldades com alguma coisa, peça a opinião deles. Veja se eles também têm perguntas. Eles querem que você tenha sucesso, e ficarão felizes em te ajudar a ativar o seu cérebro novamente. Além disso, podem te ajudar a ver alguma coisa de um ponto de vista diferente, e isso pode levar a conteúdos melhores.

101. Caminhar Ao Ar Livre

Um bloqueio pode te deixar de mau humor. O mau humor não servirá para criar um ótimo conteúdo. Faça uma caminhada ao ar livre.

Não acredita em mim?

Um estudo constatou que, caminhar 30 minutos tem um impacto maior sobre a depressão do que medicação antidepressiva. Outro estudo constatou que, quanto mais passos as pessoas dão, melhor se torna o seu humor.

Ufa! Estou exausto. É uma lista longa, mas tenho certeza de que esqueci de incluir algumas formas de ter ideias para conteúdo que você já utilizou. Eu gostaria de ouvir o que você achou dessa lista e quais ideias eu não incluí. Vamos conversar nos comentários!

Sobre o Autor: Dayne Shuda é o fundador de Ghost Blog Writers, um serviço que fornece autoria de blogs para empresas. Conecte-se com ele no Twitter.

The post 101 Formas de Encontrar Ideias Para Conteúdo appeared first on Neil Patel.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 101 Formas de Encontrar Ideias Para Conteúdo. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.