Métricas para o Facebook Ads — O Que Olhar

Olá! Tudo bem? Seja bem-vindo a mais um episódio da Mestre TV! No post de hoje, o Fabio Ricotta vai falar sobre as métricas do Facebook Ads!

Veja só como mensurar os seus resultados com o artigo a seguir!

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma forma de criar anúncios dentro dessa rede social. Com o crescimento da plataforma e a vontade de faturar, essa foi a maneira encontrada para conseguir monetizar.

Começou com os anúncios no canto direito, depois adicionaram no feed e, com a chegada dos vídeos, também implementaram as propagandas nesse formato. Inclusive, também foram adicionadas modalidades de geração de leads direto pelo Facebook ou no Messenger.

Aliás, com a compra do Mark Zuckerberg do Instagram, esses anúncios também foram adicionados nessa rede social.

Quais são as métricas do Facebook Ads?

Quando se trata de falar das métricas do Facebook Ads, é preciso levar em consideração os tipos de campanha que são feitos.

Engajamento

O objetivo é levar as pessoas a verem publicações e ficar dentro da rede social. Para verificar o nível  de engajamento, é possível olhar curtidas, compartilhamentos e comentários.

Saber o que é melhor depende do seu objetivo: se você quer que as pessoas interajam, é interessante olhar o número de comentários, enquanto a estratégia que visa ao alcance é medida pelo compartilhamento.

Visualização

As métricas usadas são:

  • ThruPlay: verifica se o vídeo começou a ser visualizado pelo usuário, contabilizando a partir dos três segundos;
  • percentual: quantas pessoas olharam boa parte do vídeo. A porcentagem depende da sua intenção, mas é interessante pensar que se alguém viu pelo menos 75%, ela é mais engajada e pode receber anúncios mais direcionados.

Tráfego

Para esse tipo de campanha, é preciso considerar os seguintes pontos:

  • cliques: quantas pessoas clicaram para serem direcionadas para o seu site;
  • CTR: quantidade de pessoas que clicaram pelo número de visualizações. Mostra se, de fato, as pessoas estão engajadas. Quanto mais baixo o valor, menor o sucesso do anúncio.

Conversão

Para fazer a métrica desse tipo de campanha, é preciso criar uma especificação do que seria uma conversão para o seu negócio.

Pode ser preencher um formulário, chegar a uma determinada URL, lead gerado, venda, entre outras coisas.

Ao analisar se o anúncio foi bem sucedido, é interessante acompanhar os números de CPL e ROI — ou ROA.

O post Métricas para o Facebook Ads — O Que Olhar apareceu primeiro em Agência Mestre.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Métricas para o Facebook Ads — O Que Olhar. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages