E-mail marketing para o Dia do Cliente: GUIA com dicas, ideias e exemplos

Criar uma campanha de e-mail marketing para o Dia do Cliente é uma das formas de agradecer aos consumidores que estiveram com você ao longo do ano, estreitar relacionamento com esses cliente e, porque não, fazer boas vendas!

Por mais que você esteja acostumado a criar campanhas de e-mail marketing, algumas datas, como o Dia do Cliente, sempre geram algumas dúvidas.

O que escrever?

O que oferecer?

Só agradeço a parceria ou tento realizar uma venda?

As respostas para essas perguntas vão depender do seu modelo de negócio e do público que você atende.

Aliás esse é um fator determinante para a criação de qualquer ação que envolva o e-mail marketing. Por isso, antes de começar nós indicamos que você conheça o checklist para criar sua campanha de e-mail marketing sem esquecer nenhum detalhe!

Mas respondendo a pergunta, é possível sim criar uma campanha de e-mail marketing que estimule seu cliente a comprar, entretanto, a ação precisa ser realmente atrativa para mostrar ao cliente que essa data é valorizada pela sua empresa.

Na verdade o Dia do Cliente e todas as ações que você em torno dela precisam estar alinhadas ao conceito de valorização do consumidor.

Ideais e exemplos de e-mails marketing para o Dia do Cliente

Para te ajudar a definir os rumos da sua campanha de e-mail marketing para o Dia do Cliente nada como compartilhar algumas ideias e usar alguns exemplos de ações que deram certo. Esperamos que você se inspire!

1. Promoções e mega descontos

Essa é uma maneira tradicional de criar uma campanha para o Dia do Cliente. Empresas de diferentes setores investem em ações desse tipo.

Como dissemos acima, você também pode aproveitar essa estratégia, entretanto, é importante que a promoção seja realmente vantajosa e não apenas uma cópia do que você já fez ao longo do ano.

Lembre-se que o Dia do Cliente deve ser usado para mostrar aos leads e consumidores que você valoriza e agradece a parceria. Isso deve ser representado no tamanho do desconto que você está oferecendo.

Abaixo o exemplo de e-mail marketing enviado pela Natura a seus clientes cadastrados nas lojas físicas e online. A campanha se estendeu pela semana inteira, atingindo centenas de leads.

E mail marketing dia do cliente

A seguir separamos outro exemplo de e-mail marketing para o Dia do Cliente, dessa vez com destaque para o frete grátis e ofertas de KITs de vinhos com mais de 60% off.

Além de destacar o percentual, a empresa também destaca o valor de cada garrafa no conjunto e oferece conteúdo sobre os rótulos em oferta. A campanha durou um dia e diferentes KITs foram ofertados.

E mail marketing dia do cliente

2. Envio de presente [relacionamento + captação de leads novos]

Saindo um pouco do óbvio essa campanha de e-mail marketing para o Dia do Cliente precisa de um pouco mais de planejamento.

Usamos como inspiração campanha da Quem Disse Berenice, uma marca de cosméticos brasileira. A ação que nos inspirou não foi feita no Dia do Cliente, mas bem que poderia ter sido!

A marca criou uma landing page para distribuir batons para centenas de mulheres.

As clientes que já estavam cadastradas no banco de dados da marca receberam por e-mail um chamado para “ganharem um batom e enviarem outro para uma amiga”.

Para isso bastava acessar o link que estava no CTA do e-mail e preencher o dados solicitado. Entre essas informações era necessário preencher o e-mail e o nome de uma amiga que imediatamente recebia um e-mail avisando que ela tinha ganho um batom. A mensagem a convidava então a enviar outro batom a uma outra amiga.

Para receber o batom a cliente deveria levar o cupom recebido por e-mail até uma loja pré-selecionada e retirar o produto sem custo nenhum, no dia marcado.

Com centenas de compartilhamento a marca:

  • ganhou muita visibilidade;
  • captou centenas de leads novos;
  • gerou relacionamento com as clientes atuais;
  • levou seu produto para possíveis novas consumidoras;
  • conseguiu levar suas clientes para dentro da loja.

É claro que uma campanha desse porte exige um investimento significativo. Como dissemos, foram centenas de batons distribuídos, mas é uma ideia muito criativa e atingir diferentes objetivos como:

  • ampliar o alcance da marca;
  • conseguir mais leads;
  • criar relacionamento;
  • oferecer uma boa experiência de marca. 

Uma campanha de e-mail marketing como essa pode ser adaptada facilmente como uma ação do Dia do Cliente, por isso, incluímos a sugestão aqui!

Leia também: Ferramentas de captação de leads: descubra como elas podem ajudar o seu negócio!

E mail marketing dia do cliente

3. Liberação de conteúdo gratuito para clientes

Nem só da venda de produtos se vive o mercado, correto? Empresas de serviço também podem aproveitar a data de criar campanhas de e-mail marketing para o Dia do Cliente.

Nesse caso um belo presente é a liberação gratuita de algum conteúdo especial relevante sobre o nicho atendido, como um webinar, um ebook, uma planilha ou whitepaper.

Você pode usar um material que já está pronto mas que é pago, por exemplo, ou criar um conteúdo especial para a data.

Use o e-mail marketing para divulgar a oferta e usá-la para agradecer a parceria e relacionamento do cliente com a sua empresa.

4. Olá, obrigado!

Um simples obrigado pode parecer pouco, mas não é. Se a capacidade de investimento está baixa, sua empresa pode simplesmente enviar uma mensagem de agradecimento pela parceria.

Concentre-se na estética do material e também na linguagem que você vai adotar.

É claro que o “obrigado” pode não ser a estratégia mais completa para o Dia do Cliente, mas destaca a sua gratidão pelo caminho trilhado juntos. Por isso, não deixe de dizer ao cliente o quanto ele é importante para o seu negócio.

E mail marketing dia do cliente

O que você não pode esquecer em uma campanha de e-mail marketing?

Uma estratégia de e-mail marketing exige que sua equipe tenha atenção em uma série de requisitos entre eles:

  • planejamento desde a fase de aquisição da lista de contatos;
  • adição de uma ferramenta de envio de e-mail especializada. Seu e-mail comum não serve para envio de e-mail marketing;
  • atenção do layout com imagem e texto intercalados;
  • adequação aos dispositivos móveis;
  • criação de um assunto de e-mail atrativo e muito mais.

Com tantos detalhes sendo necessários para o sucesso da sua campanha de e-mail marketing para o Dia do Cliente recomendamos que recorra ao checklist para criar sua campanha de e-mail marketing, antes de começar qualquer etapa da sua estratégia.

Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de Inbound Marketing entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias. 

O post E-mail marketing para o Dia do Cliente: GUIA com dicas, ideias e exemplos apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre E-mail marketing para o Dia do Cliente: GUIA com dicas, ideias e exemplos. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages