O perigo do review fake em e-commerce

Os reviews fake são avaliações falsas usadas para enganar os consumidores e desvalorizar o trabalho dos concorrentes. Isso é jogo sujo e pode atrapalhar a reputação da sua marca. Portanto, para evitar esse problema, é importante investir em ferramentas de confiança.

Afinal de contas, ter avaliações no e-commerce é fundamental para melhorar a experiência do cliente e aumentar as conversões. No entanto, tão importante quanto abrir esse espaço, é garantir que as opiniões sejam honestas e feitas por clientes verdadeiros.

Quer entender melhor a importância dos reviews e os perigos das avaliações falsas? Continue a leitura porque preparamos um artigo completo sobre o assunto.

Os reviews fake são avaliações falsas usadas para enganar os consumidores e desvalorizar o trabalho dos concorrentes. Saiba mais.

Em primeiro lugar, o que são reviews?

Os reviews são aquelas opiniões que os compradores deixam na página do produto, sabe? Geralmente, os consumidores dão notas – de 1 a 5 estrelas – com um comentário sobre a experiência com o item adquirido. Em alguns casos, o cliente pode publicar fotos e vídeos nesse campo para deixar a descrição ainda mais rica.

Qual é a importância dos reviews para o e-commerce?

Os reviews são fundamentais para melhorar a experiência do consumidor. Pensa bem: o que o consumidor faz quando você está na dúvida se vale a pena comprar determinado produto ou serviço?

Procura resenhas feitas sob o ponto de vista de clientes reais, não é mesmo? Pois então, ao ler as avaliações, é possível determinar se a solução é ideal para cada caso.

Além de auxiliar o consumidor no processo de decisão de compra, os reviews são importantes para coletar dados. Isso porque as informações deixadas pelos consumidores são úteis para melhorar a qualidade dos produtos ou serviços. Veja só mais algumas vantagens dos reviews verdadeiros!

Melhoram o posicionamento orgânico do e-commerce no Google

Uma recente atualização do Google – a Product Review Update – prevê a priorização de páginas com avaliações verdadeiras e de qualidade.

Além do mais, os reviews contribuem para aumentar o tempo de permanência na página. Isso porque aproximadamente 90,2% dos clientes leem reviews antes de comprar (Instituto Reclame AQUI). Assim, os motores de busca entendem que a página é relevante e a privilegia no ranqueamento.

Conferem credibilidade à empresa e geram prova social

Aproximadamente 92% dos consumidores confiam mais nas avaliações do que nas propagandas da marca (Ebit/Nielsen). Sendo assim, as avaliações funcionam como espécies de atestado de confiança e conferem credibilidade à marca e à loja.

Aumentam a taxa de conversão

Produtos com reviews podem vender 270% mais do que itens sem comentários. Além disso, a probabilidade de compra de produtos com avaliações verificadas é 15% maior se comparada aos reviews anônimos (Spiegel Research Center).

Reduzem o número de trocas e devoluções

Imagine, por exemplo, um e-commerce que vende roupas. Ao disponibilizar um campo de avaliações, os consumidores podem postar fotos, falar sobre a qualidade dos produtos, informar se o tamanho ficou certo etc.

Ou seja, ao ler os reviews, os consumidores têm uma melhor noção das características do produto. Assim, é possível fazer compras mais certeiras, de modo a evitar trocas e devoluções.

E reviews fake: o que são?

Assim como as avaliações legítimas, o review fake é composto por notas e comentários. A diferença é que, nem sempre, eles são feitos por consumidores reais.

Muitas vezes, são pessoas que trabalham para marcas que sobrecarregam um produto de informações positivas para dar uma falsa sensação de credibilidade e incentivar as compras.

Clientes reais também podem fazer reviews fake para receber vantagens como cashback, cupons de desconto, entre outros. De toda forma, essa é uma prática condenável, uma vez que outros consumidores podem comprar o item com base em informações falsas.

Quais são os perigos dos reviews fake?

Já mostramos por aqui várias vantagens das avaliações verdadeiras e verificadas, lembra? Pois bem, com os reviews falsos, não dá para desfrutar de nada daquilo.

Na verdade, existem até pesquisas que mostram que as avaliações falsas reduzem a taxa de conversão. A Revenue Hub, por exemplo, fez um levantamento para entender a importância das avaliações para o setor hoteleiro. Conforme o estudo, empresas com notas máximas têm uma baixa taxa de conversão.

E não é muito difícil entender a razão por que os consumidores desconfiam quanto um produto ou serviço tem apenas elogios. É como diz o famoso ditado: é bom demais para ser verdade.

Afinal de contas, até mesmo a marca mais amada do universo tem suas falhas e não consegue agradar todo mundo. De acordo com os dados da pesquisa, a nota mágica da conversão é 4,9 estrelas.

Apesar de o estudo ser voltado para hotéis e pousadas, a lógica pode ser facilmente aplicada para a venda de produtos e serviços. A seguir, vamos explicar melhor como os reviews fake podem atrapalhar o seu negócio.

Prejudicam a experiência do consumidor

A experiência do cliente é um conjunto de percepções que o consumidor acumula durante todo o relacionamento com a marca. Quando ele compra um produto cheio de elogios, o mínimo que ele espera é algo com qualidade compatível com o prometido. A insatisfação é inevitável caso ele receba um produto inferior.

Aumentam número de trocas e devoluções

Ao receberem em casa um produto diferente do anunciado, os consumidores ficarão frustrados. Assim, fica difícil evitar trocas e devoluções. Além disso, os canais de atendimento podem perceber uma alta na demanda para ouvir reclamações e resolver problemas. Tudo isso é oneroso para a empresa.

Afetam a reputação da marca

Os reviews dão uma falsa sensação de credibilidade. No curto prazo, a estratégia pode até funcionar. No entanto, no longo prazo, eles podem causar uma espécie de efeito rebote e arruinar a reputação da marca.

Aliás, existem formas de identificar reviews verdadeiros. Veja bem: empresas que trabalham com a coleta e a publicação das avaliações, deixam um selo na página para garantir que todos os comentários são auditados, sabe? Logo, são dignos de confiança.

E como já mencionamos: os consumidores desconfiam que a própria empresa está inflando o perfil ao ver elogios exagerados e com o mesmo padrão. Inclusive, é por isso que não é recomendado apagar reclamações e avaliações negativas, pois elas dão maior veracidade ao processo.

Por fim, os reviews fake são perigosos para a reputação da empresa. Afinal de contas, eles podem provocar um aumento no número de trocas e devoluções, prejudicar a experiência do cliente e gerar insatisfação geral. Portanto, lembre-se de investir em ferramentas de qualidade para coletar, auditar e publicar reviews verdadeiros e verificados, combinado? Dessa forma, é possível vender mais e fidelizar clientes.

Leia também: O impacto do review no e-commerce voltado para dropshipping

O post O perigo do review fake em e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O perigo do review fake em e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages