A importância dos meios de pagamento digitais nas experiências phygital

É fato que a pandemia acelerou a transformação digital em todo o mundo. De acordo com pesquisa da Criteo, durante o isolamento, 56% dos consumidores brasileiros experimentaram a compra online pela primeira vez. Já em um levantamento da Pace Pulse, 52% afirmaram ter utilizado pagamentos online; 40% optaram por pagamentos sem contato; e 13% já utilizaram o BNPL (Buy Now Pay Later), também conhecido como Compre Agora Pague Depois ou simplesmente crediário digital.

Com tudo isso, a tendência é de que a adoção dos meios de pagamento digitais continue a crescer. Isso deverá colocá-los em papel de destaque dentro das chamadas experiências phygital. O termo, que vem da junção de duas palavras em inglês – physical (físico) e digital (digital) -, está em alta e promete moldar o futuro do varejo. Basicamente, ele fala sobre a integração do mundo físico com o digital, reunindo o melhor de ambos em uma experiência personalizada.

Os negócios que investirem em tecnologia e apostarem cada vez mais no phygital terão vantagem competitiva.

Contexto phygital

O contexto phygital é importante pois, segundo uma pesquisa da CNDL, as maiores vantagens das compras online para os consumidores são poder comprar sem sair de casa (41%), preço mais baixo (39%) e flexibilidade de horário (33%). Em relação às desvantagens, os entrevistados citaram o pagamento do frete (54%), não poder ver ou experimentar o produto (52%) e não poder levar o produto para casa na hora da compra (41%).

Assim, os clientes buscam no varejo físico o manuseio de produtos ou o esclarecimento de dúvidas com pessoas reais. Mas também valorizam a comodidade que o digital proporciona, como preços mais baixos e até mesmo com um meio de pagamento flexível. Com o BNPL, por exemplo, as pessoas conseguem parcelar suas compras sem utilizar o cartão de crédito. Isso é relevante para os 60% de consumidores que não possuem cartão ou limite para grandes compras, segundo uma pesquisa feita pela Provu.

Facilidades dos novos meios de pagamento

Graças a esses novos meios, é possível entregar segurança e comodidade para os clientes. Além disso, eles aumentam a oferta de crédito para aqueles que, de outra forma, nem poderiam fazer suas compras. Ou seja, os negócios que investirem em tecnologia e apostarem cada vez mais no phygital terão vantagem competitiva. Isso porque irão atender às necessidades de seus clientes, além de fortalecerem suas relações com eles por meio da união de experiências online e offline.

Além de os meios de pagamento digitais proporcionarem uma maior atração e fidelização dos clientes, algumas opções possuem taxas mínimas para os lojistas, como é o caso do Pix, ou nem possuem taxas, como o crediário digital. Com uma plataforma de vendas de qualidade, pode-se obter uma boa integração com todos esses diferentes meios de pagamento, e torná-los disponíveis em lojas físicas e virtuais.

Em suma, com as novas facilidades, não basta apenas adotar diversos canais, como no omnichannel, mas manter uma jornada sem fricções entre um canal e outro. Afinal, as empresas agora lidam com um novo consumidor, que é mais exigente, consciente sobre questões de segurança, ávido por informação e está sempre em busca de conhecer marcas novas.

Leia também: Como o marketplace te ajuda a ter uma presença phygital?

O post A importância dos meios de pagamento digitais nas experiências phygital apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre A importância dos meios de pagamento digitais nas experiências phygital. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages