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Seis dicas para conquistar e fidelizar clientes com a embalagem da sua loja virtual

Aposto que você já leu (ou escutou) por aí que deve tratar seus clientes como se vivessem uma história de amor. Assim como um começo de namoro, é preciso fazer tudo para agradar e causar uma boa impressão.

O mesmo vale para a embalagem do seu e-commerce!

As embalagens têm impacto no comportamento de compra, tanto na loja física quanto online. Esse é um fato comprovado pela Packaging Matters, pesquisa anual feita pela MeadWestvaco Corporation.

Acontece que quase ninguém olha para esse aspecto quando o assunto é a experiência que uma boa embalagem proporciona no e-commerce, já que será o primeiro contato do cliente com o produto após a compra feita pela Internet.

Para não restar nenhuma dúvida, no artigo de hoje, você vai aprender seis dicas de como melhorar a experiência de compra e conquistar clientes na sua loja virtual.

A embalagem pode ser um canal de divulgação da sua marca

Lembra quando você costumava acreditar no Papai Noel e a emoção de desembrulhar os presentes de Natal te deixava na expectativa durante a noite inteira? As pessoas sentem o mesmo ao receber o produto da sua loja.

Quando falamos em embalagem para e-commerce, é normal pensarmos na proteção do produto na hora de ser transportado (o que é necessário para que os produtos não sejam danificados), certo?

Mas embalagem é muito mais do que um item de proteção! Ela pode ser a ponte para tornar clientes fidelizados. Então, aqui vão algumas dicas:

Dica 1 – A primeira impressão (sempre) fica

É aquele ditado, né? A primeira impressão é a que fica. Então, capriche na sua embalagem. A maioria das embalagens para e-commerce que vemos por aí é sempre muito comum, sem deixar grandes impressões.

Talvez você ainda não saiba, mas a embalagem consegue conquistar clientes porque cria uma conexão entre a sua marca e quem compra na sua loja. Afinal, ela é o primeiro contato físico entre os dois.

Aposte suas fichas nesse atributo que passa totalmente despercebido (por lojistas) e gere ainda mais valor para a sua marca com embalagens que mostram o carinho que você tem com o cliente!

Dica 2 – Cheirinho de loja? Temos!

Se já é satisfatório receber as compras que fazemos, imagina sentir um cheirinho bom ao abrir a embalagem?

Apostar na memória olfativa para tornar a experiência de compra ainda mais incrível e conseguir comunicar a sua marca com um cheiro é mais uma ferramenta para vender e conquistar de vez o cliente quando ele recebe o produto.

Que tal borrifar a fragrância da marca dentro da embalagem quando estiver prestes a fechá-la? É importante escolher um aroma nem muito forte e nem muito doce, mas que lembre o seu e-commerce.

Cada detalhe conta muito para o sucesso da sua estratégia, e é por isso que não deve passar despercebido.

Dica 3 – Proteja bem o seu produto

Manter a embalagem em boas condições até a entrega não é responsabilidade apenas da transportadora! Afinal, ninguém quer receber um produto lindo em uma embalagem toda destruída, né?

É importante cuidar dos materiais que protegem o produto dentro da embalagem. O plástico bolha é uma das alternativas mais usadas na hora de embalar e transportar objetos. Barato e útil em ajudar a proteger contra impactos, esse material está presente na vida da maioria das pessoas que trabalham com e-commerce.

Então embale e proteja a sua mercadoria e invista em papel seda colorido, para dar aquela diferenciada das outras lojas (usando também a cor da marca). Assim. o cliente percebe o cuidado com seu produto!

Dica 4 – Brindes para que te quero!

Quem não gosta de receber presente, hein? Ou melhor: quem não gosta de se sentir especial? Quando a loja oferece brindes para clientes, provoca essa sensação.

Oferecer brindes é uma forma de mostrar o seu cuidado, sua dedicação e a sua capacidade de ampliar o valor (não o preço) de um produto para seus clientes.

Use isso para conquistar e, ao mesmo tempo, convencer as pessoas a continuarem comprando com você. Ofereça amostras de outros produtos, cupons de desconto, adesivos etc.

Vale lembrar que o brinde sozinho não faz milagre. Ele precisa estar acompanhado de um bom atendimento, produto de qualidade e experiência de compra positiva.

Dica 5 – Bilhete de agradecimento

Escrever um bilhete ou uma carta de agradecimento para quem acabou de fazer uma compra na sua loja – principalmente se for a primeira vez – mostra que você se importa e é um diferencial que pode aumentar suas vendas!

Se o seu e-commerce trabalhar com produtos de valor sentimental, como uma loja virtual de produtos para noivas, esse cuidado faz ainda mais sentido.

Vale a pena usar o nome desses clientes e até relembrar alguma situação passada, porque assim vão perceber que não é um texto copiado e colado, mas, de fato, um agradecimento (o que pode tornar o dia de cada um deles mais especial).

Se possível, escreva o bilhete à mão. Isso mostra ainda mais delicadeza e cuidado com quem compra de você.

Dica 6 – Entregue antes da hora!

Mesmo com tantas novidades e formas de atrair a atenção de quem compra de você, algumas coisas não mudam: o envio dos pedidos continua como um dos pontos mais importantes no e-commerce.

A agilidade e o tempo da entrega são fatores determinantes para o sucesso do empreendimento.

A última dica é entregar suas encomendas antes do prazo previsto. Produtos que chegam rápido, antes do tempo esperado, marcam a memória e podem surpreender quem costuma comprar na sua loja virtual.

Invista em cálculos exatos de tempo de entrega, contrate fornecedores de confiança e transforme-os em parceiros, o que traz muitos benefícios, como a agilidade de entrega.

E depois de tudo isso?

Viu como pode ser simples e não precisa fazer altos investimentos para encantar quem compra na sua loja? Seguindo essas dicas práticas, é possível conquistar e fidelizar clientes com a embalagem da sua loja virtual e, de quebra, aumentar suas vendas!

Leia também: O papel da embalagem na comercialização de proteína pelo e-commerce 

 

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Seis dicas para conquistar e fidelizar clientes com a embalagem da sua loja virtual. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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