Ads Top

E-commerce sustentável: descubra como está sendo colocado em prática

O desenvolvimento das atividades econômicas em equilíbrio com o meio ambiente se tornou extremamente necessário, demonstrando a importância da sustentabilidade. Trata-se de um assunto que vem mudando o mercado, inclusive o segmento digital, com a chegada do e-commerce sustentável.

Embora seja um modelo de negócio virtual, a sustentabilidade também pode ser inserida nas atividades e nos procedimentos de um e-commerce – uma atitude que é positiva para consumidores e sociedade, além de contribuir para a consciência e a atuação eco-friendly.

O mercado evolui a passos rápidos, e acompanhar as novas tendências é essencial para a sobrevivência do negócio, especialmente em relação à sustentabilidade. Pensando nisso, confira neste artigo o que é um e-commerce sustentável e quais as práticas desse modelo.

O que é o e-commerce sustentável?

Um e-commerce sustentável é aquele que implementa ações para reduzir os impactos ambientais das atividades. Sendo assim, é um modelo de negócio virtual que adota práticas sustentáveis, atuando de maneira consciente e com responsabilidade socioambiental.

Em outras palavras, o e-commerce sustentável tem foco no desenvolvimento de um trabalho que não polua o meio ambiente, utilizando recursos naturais de forma consciente, ou seja, todas as atividades são projetadas considerando boas práticas de sustentabilidade.

Entretanto, para ser um e-commerce sustentável, o negócio deve implementar ações de forma consistente e abrangente, priorizando resultados sólidos. Práticas isoladas, como o uso de embalagens recicláveis, são importantes, mas não caracterizam uma loja como sustentável.

Qual a importância da sustentabilidade no e-commerce?

A preocupação com o meio ambiente é uma realidade em todos os países, que reforçam a necessidade de preservar os recursos naturais. Por isso, desenvolver atividades econômicas de uma forma ambientalmente correta é extremamente importante.

Nesse sentido, o e-commerce que atua com foco na sustentabilidade tem diversos benefícios, tanto em relação a questões legais quanto comerciais. Além disso, contribui para o bem-estar da sociedade, fauna e flora, reduzindo impactos que podem causar grandes transtornos no futuro.

Veja, a seguir, por que a sustentabilidade é um assunto importante para todo e-commerce.

Proteção do meio ambiente

O primeiro fator que demonstra a relevância da sustentabilidade no e-commerce é a contribuição com a preservação do meio ambiente. Trata-se de um modelo de negócio responsável e que auxilia a evitar desastres ambientais e impactos nos ambientes naturais.

Atrair e fidelizar clientes

A sustentabilidade se tornou um requisito relevante para a decisão do consumidor. Segundo pesquisas, 66% priorizam empresas ambientalmente responsáveis. Sendo assim, as práticas sustentáveis em um negócio são importantes para atrair e fidelizar os clientes, favorecendo melhores resultados nas vendas.

Melhorar a imagem no mercado

Ter um posicionamento sustentável é imprescindível para melhorar a imagem do negócio junto às partes interessadas, ou seja, clientes, sociedade e governo. Por ser um assunto amplamente tratado e que exige medidas imediatas, adotar práticas sustentáveis é um grande avanço para o e-commerce

Aumentar as vendas

Quando um e-commerce implementa ações para a preservação ambiental e utiliza isso como tema para as campanhas de marketing, é possível elevar as vendas. Os consumidores demonstram preferência por negócios que têm valor social e ambiental para fazer as compras.

Estimular boas práticas

O mercado é extremamente competitivo, e todas as boas atitudes tendem a ser adotadas por todos os negócios para melhorar o posicionamento de marca. Dessa forma, ao divulgar boas ações ambientais, é possível estimular outras empresas, garantindo resultados ainda melhores para o meio ambiente e sociedade.

Redução dos custos

O e-commerce sustentável é uma ótima estratégia para reduzir custos, pois as ações são direcionadas para a economia e otimização de processos. Sendo assim, é possível ter atividades conscientes, com alta eficiência, gastando menos e sem comprometer a qualidade.

Como a sustentabilidade é aplicada no e-commerce?

Para implementar ações sustentáveis, é necessário revisar todos os processos do e-commerce para mapear oportunidades de redução dos impactos. Ao conhecer devidamente o negócio, os gestores podem direcionar as estratégias para promover a sustentabilidade.

Diante disso, é uma atividade que exige planejamento e mudança de cultura a fim de garantir que as ações sejam efetivas e ofereçam resultados para o meio ambiente. No comércio virtual, por exemplo, existem diversas possibilidades que podem ser utilizadas para elevar a sustentabilidade.

Saiba quais são as principais aplicações da sustentabilidade no e-commerce.

Processos produtivos mais sustentáveis

Os processos produtivos são os principais alvos para implementar ações sustentáveis, evitando excessos, desperdícios e consumo desordenado dos recursos naturais. Portanto, se o e-commerce conta com a produção, é um setor que deve ser revisado, principalmente considerando os seguintes aspectos:

  • uso de matéria-prima sustentável;
  • consumo consciente de energia;
  • economia ou reutilização da água;
  • destinação adequada dos resíduos;
  • estratégias de educação ambiental.

Embalagens sustentáveis

O uso de embalagens no e-commerce é indispensável e consiste na maior oportunidade para aplicar a sustentabilidade. Por serem descartadas, as embalagens geram grande quantidade de resíduos. Sendo assim, devem ser pensadas para evitar os impactos ambientais.

Algumas estratégias para otimizar a sustentabilidade nas embalagens são:

  • utilize materiais recicláveis ou biodegradáveis;
  • evite excessos no tamanho;
  • reduza desperdícios;
  • forneça embalagens que possam ser reutilizadas;
  • faça campanhas para estimular o descarte correto.

Uso de materiais recicláveis

Os materiais recicláveis são essenciais para reduzir a quantidade de resíduos destinados de forma irregular e ainda gerar renda à sociedade. Portanto, é preciso repensar os processos e otimizar o uso desses materiais, sempre garantindo que sejam enviados para a reciclagem, e não para aterros sanitários.

Em vista disso, tanto nas embalagens quanto nos processos internos do e-commerce, é importante contar com materiais recicláveis e implementar a coleta seletiva. Mesmo que não seja em grandes proporções, essa atitude é muito importante e faz toda a diferença para o meio ambiente.

Processos logísticos menos poluentes

A implementação de práticas que simplifiquem a infraestrutura logística também é considerada essencial para a sustentabilidade. Por ser um setor com alto potencial poluidor, devido à geração de gases que provocam o efeito estufa, é imprescindível investir em meios conscientes.

Para isso, é importante planejar os trajetos e encontrar rotas mais eficientes para as entregas, agilizando os atendimentos e reduzindo as poluições. Também é importante manter a manutenção dos veículos em dia, economizar combustíveis e considerar entregas com veículos sustentáveis, com os movidos a energia.

Uma alternativa que também contribui para otimizar o processo de entregas e reduzir as poluições é o frete compartilhado, comum em marketplaces. Assim, um mesmo entregador pode realizar rotas bem planejadas para diversas lojas com apenas um veículo.

Medidas para evitar devoluções

As devoluções e as trocas de mercadorias geram custos adicionais e também provocam impactos ambientais, pois é necessário realizar novos processos logísticos. Sendo assim, esses fatores sempre implicam a realização de novos trajetos e utilização de embalagens, gerando mais resíduos e poluição ambiental.

É um risco para o meio ambiente e para os resultados do e-commerce. Portanto, evitar essa situação é muito importante. Para isso, invista em estratégias para garantir a satisfação dos clientes e que eles comprem exatamente o que precisam, evitando a necessidade de trocas.

Algumas dicas que contribuem para esse fator são:

  • tenha imagens perfeitas dos produtos no site;
  • faça descrições do produto completas;
  • apresente todos os detalhes do produto;
  • cumpra os prazos para as entregas;
  • responda pontualmente os questionamentos;
  • se possível, insira vídeos do produto;
  • forneça um bom atendimento aos seus clientes.

Parcerias com negócios sustentáveis

Outro fator muito importante para o e-commerce sustentável é contar com uma rede de fornecedores que também priorizam a sustentabilidade. Ter parcerias com empresas que adotam práticas ecologicamente corretas é essencial para os resultados do negócio.

Além disso, as parcerias com bons fornecedores contribuem para o comprometimento com a sustentabilidade e  a eficiência das ações. Portanto, priorize as empresas que têm o mesmo propósito e colocam em prática operações que visam ao bem-estar socioambiental.

Como divulgar as ações sustentáveis adotadas?

As boas práticas ambientais são um diferencial competitivo importante e podem influenciar a decisão de compra do consumidor. Sendo assim, realizar campanhas para divulgar a sustentabilidade no e-commerce é essencial para elevar as vendas e facilitar a conversão.

Nesse contexto, é possível utilizar diversos meios para promover o marketing e disseminar as boas ações, por exemplo:

  • faça cartilhas e envie nos produtos;
  • divulgue no site todas as medidas sustentáveis;
  • publique nas redes sociais;
  • faça conteúdos com temas relacionados à sustentabilidade.

Embora pareçam apenas uma questão mercadológica, divulgar as ações adotadas em relação à sustentabilidade é muito importante. Afinal, contribui para dar bons exemplos, estimulando empresas e pessoas a também se conscientizarem e adotarem atitudes sustentáveis.

Quais as tendências do e-commerce sustentável?

Com o avanço da tecnologia e a preocupação com o meio ambiente, novas ideais e projetos surgiram para elevar a eficiência e reduzir impactos ambientais. Trata-se de um tema foco de muitas organizações, que estimulam uma mudança de cultura do mercado atual.

Nesse sentido, diversas ideais são consideradas tendências para o e-commerce sustentável, por exemplo:

  • uso de softwares e IA para otimização do processo logístico;
  • utilização de veículos movidos a energia elétrica;
  • uso de embalagens inteligentes e reutilizáveis;
  • uso de energias renováveis;
  • logística compartilhada.

O movimento sustentável já é uma realidade em todos os segmentos da economia, inclusive no e-commerce, considerado um dos setores mais aquecidos. Sendo assim, adotar práticas sustentáveis se tornou uma necessidade que contribui para o meio ambiente e o sucesso de um negócio.

Como se pode notar, o e-commerce sustentável é uma forte tendência, e os consumidores estão cada vez mais atentos a esse fator. Consiste em uma oportunidade que promove benefícios em todos os sentidos. Portanto, é imprescindível considerar e adotar a ideia para impulsionar o negócio.

Leia também: Logística sustentável: prepare-se para investir nessa frente

 

O post E-commerce sustentável: descubra como está sendo colocado em prática apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre E-commerce sustentável: descubra como está sendo colocado em prática. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.