Não imploda seu e-commerce pela plataforma

A plataforma é uma das tecnologias mais conhecidas no ecossistema do e-commerce, uma vez que tem um papel bastante importante para a loja virtual na apresentação do seu produto, usabilidade e experiência do usuário.

Contudo, uma plataforma deve cumprir requisitos que estejam em consonância com a estratégia de crescimento da sua operação como um todo, sendo base para o crescimento, aumento de vendas, bons resultados financeiros e marketing do seu negócio.

Com isso, às vezes, alguns pontos podem passar despercebidos durante a escolha dela, principalmente em e-commerces novos. E, ao serem desconsiderados, podem iniciar um processo de implosão interna, por impedir determinados processos essenciais para uma loja e, consequentemente, o crescimento do seu e-commerce.

Portanto, vamos tratar dos pontos estratégicos que devem ser analisados para uma escolha de plataforma que acompanhe a alavancagem do seu e-commerce enquanto cumpre todos os requisitos necessários para seu negócio.

Plataforma cara não vende!

Esse é um erro comum, cometido pelos iniciantes no e-commerce.

Durante a busca pela plataforma ideal para seu negócio, é possível que você esbarre com plataformas robustas, com personalizações variadas e uma série de outros atributos que o convencerá de que alocar uma porcentagem significativa dos seus gastos fixos com ela vai trazer como retorno o aumento da suas vendas, justificando o investimento.

Isso não é verdade, não na maioria das vezes.

Da mesma forma que, com altíssima recorrência, dizemos que em e-commerce só marketing não vende, plataforma sozinha também não vende. E, nesse caso, o investimento em mídia paga teria maior possibilidade de trazer retorno de vendas do que simplesmente uma plataforma.

Ainda afirmo que, no comércio eletrônico, um processo de vendas bem estruturado, aliado aos investimentos em marketing, citados acima, terão impactos muito mais proveitosos para seu e-commerce.

Aspectos de gestão para se levar em consideração

Do ponto de vista de gestão, algumas características são indispensáveis para o êxito da operação de maneira geral. Por isso, é recomendado que você se atente ´para os seguintes quesitos:

Integrações

As integrações são responsáveis por conectar sua loja virtual a serviços que não são nativos da plataforma ou que são melhores dos que os disponíveis atualmente nela.

Sistemas de automação de marketing, recuperação de carrinhos abandonados e avaliação de produtos são exemplos de integrações que são extremamente importantes para sua operação e que se disponíveis na plataforma escolhida serão um custo a menos caso você, hora ou outra, precise realizá-las.

Além disso, a integração aos marketplaces é um ponto de atenção. Mesmo que sua operação esteja iniciando agora, esses canais de vendas podem ser interessantes para seu e-commerce no futuro e vale a pena ter essa integração disponível.

Relatórios

Não existe gestão de e-commerce sem análise de métricas e indicadores, e os relatórios serão uma das maneiras de analisá-los.

Nesse quesito, é importante que você busque uma plataforma que permita uma certa customização dos relatórios, seja por data, horário ou produto, para que suas análises possam ser minuciosas, quando necessário.

E, ainda, que esses dados possam ser exportados em xml, ou seja, em formato compatível com Excel, para que a exportação e o tratamento dos dados sejam menos trabalhosos e mais ágeis.

Escalabilidade

Caso você esteja iniciando sua operação agora, é bem plausível que você opte por plataformas mais baratas, com mensalidades ou porcentagens de vendas condizentes com o momento atual.

Mas é fundamental pensar na escalabilidade que você projeta para seu negócio ao longo do tempo. Isso porque a plataforma, ou plano escolhido, inicialmente pode não comportar o volume de vendas do futuro, e as porcentagens passem a ser significativas no orçamento da sua operação.

Em suma, dependendo da plataforma, realizar a migração e contratação de uma nova tecnologia trará novos gastos e pode impactar as vendas do seu negócio durante o período de mudança.

Fretes e envios

Apesar de entrar na parte de integração, o frete é o produto mais vendido do seu e-commerce e um dos fatores que os clientes mais levam em consideração durante o processo de compras de um produto. Portanto, oferecer mais de um transportador logístico pode ser um diferencial competitivo para seu negócio, e a plataforma precisa permitir essas integrações.

Analise a sua autonomia para inserir condições diferenciadas de frete, percebendo se é possível que você estipule valores e prazos diferentes dos gerados pelos Correios ou transportadoras.

O upload de tabelas offline de valores de frete também é um ponto a se considerar, uma vez que os sistemas dos Correios ou das transportadoras podem estar instáveis, e você não pode perder vendas por demora no carregamento ou instabilidade nas páginas.

Analisando através das necessidades de marketing

Os esforços de marketing digital para e-commerce são inúmeros, e para o funcionamento ideal deles é necessário ter em mãos dados que direcionem as estratégias e que as ferramentas utilizadas sejam capazes de impulsionar esses resultados, o que não é diferente do que se exige da plataforma para seu e-commerce.

Então, vamos conhecer alguns pontos que devem ser considerados:

Otimização SEO

O trabalho de SEO é fundamental para atrair tráfego orgânico para sua loja virtual ao exibir seus produtos nas páginas de resultados de buscas do Google e outros buscadores.

Por isso, em conjunto com o desenvolvedor da tecnologia, analise se existe a possibilidade de realizar otimizações de SEO dentro da plataforma e se ela segue as atualizações recorrentes.

Atente-se para as ações que podem ser realizadas, principalmente, na página de produtos e categorização.

Exportação XML de produtos e instalação de Pixel

A exportação da planilha de produtos e a instalação de pixel são extremamente importantes. Caso a plataforma não tenha esses dois pontos, esqueça-a completamente.

Esses dois dados são importantes para que suas campanhas de tráfego no Google e Facebook Ads funcionem corretamente, permitindo que todos os eventos sejam analisados e suas campanhas sejam otimizadas a partir das ações que o cliente realizou na sua loja virtual.

Relatórios de termos mais buscados

Algumas plataformas oferecem o relatório de termos/produtos mais buscados dentro da sua loja virtual, e esse é um aspecto bastante interessante. Isso porque através desses termos será possível entender quais são os produtos que mais interessam sua persona, podendo trazer insights sobre os banners relacionados a esse produto, promoções e análises sobre a possível visita à página e a não efetuação da compra.

Integração com WhatsApp

O WhatsApp já se tornou um dos canais de comunicação preferidos pelos clientes. E sua plataforma precisa ter integrações que levem o cliente para esse canal, onde ele poderá tirar dúvidas sobre o processo de compras, detalhes dos produtos e até mesmo acompanhar o pedido realizado.

E as lentes do usuário, o que precisamos em usabilidade?

A experiência do usuário é um dos tópicos principais quando se pensa na plataforma. Afinal, ela pode conter inúmeras personalizações. Porém, se elas não estiverem de acordo com as expectativas do seu cliente, serão pouco efetivas. Os pontos mais importantes para se observar durante a escolha da plataforma para seu e-commerce são:

Otimização mobile

A maior parte dos acessos às lojas virtuais são realizadas através do celular. Por isso, procure plataformas que adaptem os conteúdos e as funcionalidades ao dispositivo. Realize testes de usabilidade em diferentes celulares, novos e antigos e com diferentes pacotes de dados de Internet. Além disso, perceba se os banners se adaptam e se é possível realizar todo o processo de compras de maneira fluida.

Checkout e meios de pagamento

O checkout, assim como o frete, é um momento crucial para a finalização do pedido, e os meios de pagamento disponíveis influenciam diretamente nisso.

A indicação aqui é que você veja quais são as formas de pagamento disponíveis pela plataforma e atente-se para todas as taxas praticadas e para a possibilidade de integração com outros meios de pagamento, que talvez sejam de sua preferência ou de uso atual.

Customizações

Dependendo do seu tipo de negócio, pode ser necessário que seu produto seja apresentado de uma maneira diferente do convencional ou talvez seja interessante utilizar uma categorização diferenciada. Ou até mesmo que os banners sejam personalizados de acordo com o cliente que está navegando na sua loja.

Todos esses pontos são requisitos de negócios que devem ser mapeados e avaliados nas customizações disponíveis durante seu processo de escolha.

Por último, mas tão importante quanto os outros: aspectos financeiros

Este ponto é bem parecido com o que já dissemos sobre escalabilidade e as integrações que a plataforma oferece.

Contudo, vale reforçar que você deve simular os diferentes cenários relacionados à mensalidade da plataforma, caso ela tenha escalas de preço associadas a volume de pedidos, número de acessos e outros recursos inclusos.

E é de suma importância entender se existem integrações ou personalizações que são realmente necessárias para seu e-commerce que são pagas, ou que será necessário pagar a outra empresa para realizá-las, uma vez que isso pode se tornar um custo a entrar na sua DRE.

Conclusão

Ademais todos os aspectos tratados, procurar por clientes antigos da plataforma que você deseja contratar é um fator que pode auxiliar bastante na sua escolha e pode te ajudar a entender melhor sobre o atendimento e a resolução de problemas que esse fornecedor de tecnologia entrega.

Além disso, mesmo que pareçam inúmeros pontos, analisar friamente cada um deles fará com que sua escolha seja acertada e que a plataforma seja um recurso que cumpre bem suas necessidades e seja um auxiliar para o crescimento e a alavancagem do seu e-commerce.

Leia também: Entrega no e-commerce: dicas para quem vai vender na internet em 2022 

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Não imploda seu e-commerce pela plataforma. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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