Como a geolocalização aumenta a eficiência do seu e-commerce

Tem se tornado cada vez mais comum no e-commerce a integração com funcionalidades de geolocalização que potencializam a experiência do usuário por meio da sua localização.

Ter acesso à localização geográfica do consumidor pode ser um fato de muita relevância e influência nas vendas de um e-commerce. Principalmente se isso for somado às suas estratégias de venda e aquisição.

Neste artigo, vamos falar do porquê a geolocalização pode aumentar a eficiência do seu e-commerce. Além disso, vamos mostrar as vantagens de se trabalhar com essa funcionalidade.

Como funciona a geolocalização?

A geolocalização é uma estratégia que utiliza um conjunto de tecnologias capazes de identificar a localização de um aparelho eletrônico e encaminhar esse dado para a loja, se o usuário permitir o compartilhamento desse dado. Com isso, torna-se fácil para o consumidor encontrar condições exclusivas para sua localidade. Além disso, o lojista consegue criar campanhas direcionadas e segmentadas.

A estratégia é interessante para o consumidor. Já que ele pode descobrir lojas e vendedores que estão próximos, como é o caso das buscas por estabelecimentos no Google. Essa função é interessante para empresas que possui lojas físicas.

Nesse sentido, para o lojista de um e-commerce também é interessante para conhecer melhor o perfil dos usuários, direcionar melhor as campanhas e agilizar processos logísticos quando somado a estratégias de integração de estoque e canais online e offline.

Quais as vantagens de utilizar a geolocalização no e-commerce?

Já deu para perceber que a geolocalização é uma estratégia muito interessante, principalmente para negócios que atuam no online e offline. Mas existem outros benefícios de se trabalhar com a localização dos consumidores, são eles:

Conhecer melhor seus consumidores

Para ter sucesso nas vendas, é necessário conhecer bem o seu público para se orientar e alinhar as melhores estratégias no seu canal de venda e no marketing de relacionamento. Isso faz com que a jornada do consumidor se torne mais eficiente e menos cansativa.

A localização geográfica pode revelar características do seu público e permitir utilizar os arredores, estabelecimentos próximos e até mesmo particularidades do clima para direcionar campanhas de produtos apropriados.

Campanhas segmentadas

As campanhas segmentadas podem ajudar a atingir as pessoas certas, e impactar com mais efetividade quando pensamos em conversão de vendas.

Além disso, essas diferenças na forma de consumir, que existem de um local para o outro, podem fazer com que sua loja tente campanhas com novas abordagens que sejam mais efetivas em lugares em que as vendas são baixas.

Aliar a geolocalização com o pick-up store

As marcas que trabalham com lojas físicas podem se beneficiar da estratégia de geolocalização ao adotar o pick-up store. Trata-se basicamente de uma forma de o cliente comprar online e retirar em uma loja próxima a ele. Isso diminui o custo com frete e o tempo de espera.

Percebemos que utilizar a localização geográfica do consumidor é uma ação bastante usada no e-commerce, pois promove maior aproximação ao cliente, além de conseguir mais destaque no comércio e melhorar a experiência do usuário na hora da compra.

E aí, gostou de saber como a geolocalização pode aumentar a eficiência do seu e-commerce?

Leia também: A importância dos prazos de entrega no seu e-commerce

 

O post Como a geolocalização aumenta a eficiência do seu e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como a geolocalização aumenta a eficiência do seu e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages