As APIs foram criadas com o objetivo de integrar sistemas e fazer com eles compartilhassem informações entre si.
Muitos acham que essa tecnologia é algo complexo e de difícil acesso. Mas você sabia que ela pode melhorar o desempenho do seu e-commerce?
Vou te contar melhor sobre esse tema. Continue a leitura.
O que são as APIs?
API é o acrônimo de Application Programming Interface e se trata uma aplicação de tecnologia para fazer com que dois sistemas se comuniquem entre si. Ou seja: é um padrão estabelecido de maneira que dois sistemas possam interagir.
Para que você possa entender melhor, vamos usar um exemplo do cotidiano. A ponte usada para conectar duas rodovias pode ser comparada a uma API, por ligar dois destinos. Assim como o cabo que liga seu celular à fonte de energia, que funciona como uma API.
Sendo assim, uma API pode ser entendida como um grupo de procedimentos, rotinas ou métodos que permite que um sistema se conecte a outro para receber ou enviar dados.
Como elas podem ajudar no e-commerce?
O uso de APIs para otimização de processos fica ainda mais fácil no e-commerce. Isso porque estamos falando de um negócio naturalmente digital e tecnológico.
Quando pensamos na utilização de APIs para o setor, algumas vantagens se destacam, como:
- Automatização de processos;
- Melhoria de experiência do cliente;
- Segurança nas operações;
- Redução de falhas;
- Menor interferência humana;
- Diminuição de custos operacionais;
- Melhoria na produtividade do time;
- Aumento de vendas e lucratividade.
Dessa forma, fica fácil entender por que a tecnologia das APIs vem se tornando cada vez mais procurada. Hoje, as APIs deixaram de ser apenas uma aplicação tecnológica e passaram a fazer parte de estratégias essenciais para as organizações.
Através delas, é possível criar uma série de novos modelos de negócio e serviços para os clientes, criando assim o que chamamos de API Economy.
Quais APIs posso escolher para meu comércio eletrônico?
Para o e-commerce, existem inúmeras APIs que podem ser implementadas no site para oferecer melhores serviços e experiência aos clientes.
Algumas delas são de logística, comparação de preço, recomendação de produtos e muitas outras. Porém, vou focar em três delas que agregam muito ao e-commerce.
API para atendimento
A API para atendimento, quando integrada ao site, possibilita a automatização do atendimento, fazendo com que você consiga responder seus clientes de forma mais ágil e eficiente.
A API de atendimento integra o site a uma plataforma de atendimento, permitindo a centralização de todos os atendimentos.
Além disso, com uma API de atendimento integrada ao seu e-commerce, você pode criar vários fluxos de conteúdo, com perguntas frequentes, dúvidas de como efetuar a compra, criar catálogos de produtos e várias outras funções.
Utilizar uma API de atendimento permite um melhor contato com seus clientes, garante um atendimento eficiente, melhora a produtividade do time e te entrega relatórios com dados essenciais para tomada de decisão.
API para WhatsApp
A API do WhatsApp, ou o WhatsApp Business API, pode ser integrada a uma plataforma de atendimento, permitindo que você ofereça em seu site um atendimento completo pelo canal.
Assim, seus clientes podem ser direcionados do site para o WhatsApp, que, independentemente de ter uma pessoa da equipe, conseguirão atendimento. Isso é possível, pois você poderá criar fluxos de conteúdos automatizados dentro da plataforma que serão disparados aos clientes.
Além disso, o WhatsApp Business API permite vários contatos simultaneamente, não sofrendo impactos com a alta demanda.
Com a nova atualização, através do WhatsApp Business API, também é possível criar catálogos de produtos e até mesmo carrinho de compra e efetivação do pedido. Você consegue enviar mensagens com um ou vários produtos, e os clientes podem comprar sem sair do WhatsApp.
Essa integração permite diversas melhorias e facilidades, tanto para os clientes quanto para seu e-commerce.
API Antifraude
As APIs Antifraude se tornam cada dia mais necessárias no e-commerce. Isso porque o volume de pedidos cresceu exponencialmente, assim como os riscos de fraude.
Por isso, garantir uma API que execute a validação cadastral ou outras práticas Antifraude é essencial.
Elas funcionam da seguinte forma: assim que seu cliente está executando o cadastro em seu site ou efetuando uma compra, você pode pedir informações que serão validadas em diversas fontes através das APIs. Algumas dessas fontes são, por exemplo, a Receita Federal e órgãos de crédito.
Outra forma de utilizar uma API Antifraude é através o OCR ou Face Match. Da mesma forma que na validação cadastral, no momento em que o usuário está efetuando alguma transação em seu e-commerce, você poderá solicitar uma foto do documento ou uma selfie para validar se ele, de fato, é o dono daqueles dados.
As APIs são essenciais no meio digital para garantir melhor desempenho do site, assim como a melhor experiência ao usuário. Existem diversos serviços que podem ser agregados ao seu site através de uma API. Antes de desenvolver qualquer melhoria internamente em sua empresa, busque a opção das APIs, pois assim você economiza tempo e dinheiro.
Leia também: API First: como essa estratégia pode empoderar seu e-commerce
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como as APIs podem ajudar a melhorar seu e-commerce?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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