Como as APIs podem ajudar a melhorar seu e-commerce?

As APIs foram criadas com o objetivo de integrar sistemas e fazer com eles compartilhassem informações entre si.

Muitos acham que essa tecnologia é algo complexo e de difícil acesso. Mas você sabia que ela pode melhorar o desempenho do seu e-commerce?

Vou te contar melhor sobre esse tema. Continue a leitura.

O que são as APIs?

API é o acrônimo de Application Programming Interface e se trata uma aplicação de tecnologia para fazer com que dois sistemas se comuniquem entre si. Ou seja: é um padrão estabelecido de maneira que dois sistemas possam interagir.

Para que você possa entender melhor, vamos usar um exemplo do cotidiano. A ponte usada para conectar duas rodovias pode ser comparada a uma API, por ligar dois destinos. Assim como o cabo que liga seu celular à fonte de energia, que funciona como uma API.

Sendo assim, uma API pode ser entendida como um grupo de procedimentos, rotinas ou métodos que permite que um sistema se conecte a outro para receber ou enviar dados.

Como elas podem ajudar no e-commerce?

O uso de APIs para otimização de processos fica ainda mais fácil no e-commerce. Isso porque estamos falando de um negócio naturalmente digital e tecnológico.

Quando pensamos na utilização de APIs para o setor, algumas vantagens se destacam, como:

  • Automatização de processos;
  • Melhoria de experiência do cliente;
  • Segurança nas operações;
  • Redução de falhas;
  • Menor interferência humana;
  • Diminuição de custos operacionais;
  • Melhoria na produtividade do time;
  • Aumento de vendas e lucratividade.

Dessa forma, fica fácil entender por que a tecnologia das APIs vem se tornando cada vez mais procurada. Hoje, as APIs deixaram de ser apenas uma aplicação tecnológica e passaram a fazer parte de estratégias essenciais para as organizações.

Através delas, é possível criar uma série de novos modelos de negócio e serviços para os clientes, criando assim o que chamamos de API Economy.

Quais APIs posso escolher para meu comércio eletrônico?

Para o e-commerce, existem inúmeras APIs que podem ser implementadas no site para oferecer melhores serviços e experiência aos clientes.

Algumas delas são de logística, comparação de preço, recomendação de produtos e muitas outras. Porém, vou focar em três delas que agregam muito ao e-commerce.

API para atendimento

A API para atendimento, quando integrada ao site, possibilita a automatização do atendimento, fazendo com que você consiga responder seus clientes de forma mais ágil e eficiente.

A API de atendimento integra o site a uma plataforma de atendimento, permitindo a centralização de todos os atendimentos.

Além disso, com uma API de atendimento integrada ao seu e-commerce, você pode criar vários fluxos de conteúdo, com perguntas frequentes, dúvidas de como efetuar a compra, criar catálogos de produtos e várias outras funções.

Utilizar uma API de atendimento permite um melhor contato com seus clientes, garante um atendimento eficiente, melhora a produtividade do time e te entrega relatórios com dados essenciais para tomada de decisão.

API para WhatsApp

A API do WhatsApp, ou o WhatsApp Business API, pode ser integrada a uma plataforma de atendimento, permitindo que você ofereça em seu site um atendimento completo pelo canal.

Assim, seus clientes podem ser direcionados do site para o WhatsApp, que, independentemente de ter uma pessoa da equipe, conseguirão atendimento. Isso é possível, pois você poderá criar fluxos de conteúdos automatizados dentro da plataforma que serão disparados aos clientes.

Além disso, o WhatsApp Business API permite vários contatos simultaneamente, não sofrendo impactos com a alta demanda.

Com a nova atualização, através do WhatsApp Business API, também é possível criar catálogos de produtos e até mesmo carrinho de compra e efetivação do pedido. Você consegue enviar mensagens com um ou vários produtos, e os clientes podem comprar sem sair do WhatsApp.

Essa integração permite diversas melhorias e facilidades, tanto para os clientes quanto para seu e-commerce.

API Antifraude

As APIs Antifraude se tornam cada dia mais necessárias no e-commerce. Isso porque o volume de pedidos cresceu exponencialmente, assim como os riscos de fraude.

Por isso, garantir uma API que execute a validação cadastral ou outras práticas Antifraude é essencial.

Elas funcionam da seguinte forma: assim que seu cliente está executando o cadastro em seu site ou efetuando uma compra, você pode pedir informações que serão validadas em diversas fontes através das APIs. Algumas dessas fontes são, por exemplo, a Receita Federal e órgãos de crédito.

Outra forma de utilizar uma API Antifraude é através o OCR ou Face Match. Da mesma forma que na validação cadastral, no momento em que o usuário está efetuando alguma transação em seu e-commerce, você poderá solicitar uma foto do documento ou uma selfie para validar se ele, de fato, é o dono daqueles dados.

As APIs são essenciais no meio digital para garantir melhor desempenho do site, assim como a melhor experiência ao usuário. Existem diversos serviços que podem ser agregados ao seu site através de uma API. Antes de desenvolver qualquer melhoria internamente em sua empresa, busque a opção das APIs, pois assim você economiza tempo e dinheiro.

Leia também: API First: como essa estratégia pode empoderar seu e-commerce 

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como as APIs podem ajudar a melhorar seu e-commerce?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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