Já imaginou a possibilidade de manter o seu cliente consumindo seus produtos mensalmente? Por meio dos clubes de assinatura, você será capaz de colocar isso em prática, conquistando mais faturamento e engajamento para o seu e-commerce.
Trata-se de uma tendência repleta de benefícios e que vem ganhando cada vez mais força no universo das lojas virtuais. Pensando nisso, vou dedicar este artigo para abordar o tema com mais detalhes, compartilhando o conceito e as vantagens dessa estratégia de negócio.
Além do mais, vou te mostrar como implementar os clubes de assinatura em seu e-commerce. Por esse motivo, leia o conteúdo até o final!
O que são os clubes de assinatura?
Durante muitos anos, os clubes de assinatura eram focados exclusivamente em mídias offline, sendo utilizados principalmente por editoras de revistas e jornais.
Desde o início, o conceito era bastante simples: o cliente faz um cadastro com uma empresa e realiza uma assinatura. A partir daí, ele passa a receber determinados produtos de maneira periódica, seja semanal, mensal ou trimestralmente.
No momento atual, os clubes de assinaturas de revistas e jornais ainda existem. No entanto, com o avanço do comércio eletrônico, essa estratégia de venda também passou a se popularizar entre lojas virtuais de diferentes segmentos.
Essa ascensão também se deve ao comportamento do público, que já se acostumou a pagar por assinaturas de diversos serviços de streaming como Spotify, Netflix, YouTube, entre outros.
Com isso, muitas organizações começaram a aplicar o conceito de maneira criativa. Para se ter uma ideia do tamanho dessa tendência, segundo a ABComm, no ano de 2020, mais de 800 empresas já estavam aderindo a esse mercado no Brasil.
Por que apostar nos clubes de assinatura?
De maneira geral, os clubes de assinatura costumam funcionar muito bem com e-commerces de nicho, como os de maquiagem, livros, higiene, alimentos e bebidas.
Além do mais, os clubes de assinatura proporcionam benefícios tanto para os clientes quanto para os lojistas. Confira alguns exemplos abaixo.
Vantagens dos clubes de assinatura para o consumidor
Do ponto de vista dos consumidores, os clubes de assinatura oferecem algumas facilidades que podem chamar a atenção, como:
- Preço personalizado: na maioria dos cenários, os clubes de assinatura contam com valores mais acessíveis, principalmente quando comparados aos produtos comprados individualmente.
- Praticidade: o cliente tem a certeza de que, todos os meses, receberá seus produtos favoritos no conforto de casa.
- Variedade: em boa parte das propostas de assinaturas, o consumidor terá contato com uma maior variedade de produtos, ideal para conquistar aqueles leads que buscam por novas experiências.
- Acesso a conteúdos exclusivos: muitos clubes de assinatura oferecem produtos exclusivos para os assinantes. Assim, é possível ter acesso a peças específicas e, muitas vezes, com tiragens limitadas.
Vantagens dos clubes de assinatura para o lojista
- Potencializar o ROI: com um faturamento contínuo, recorrente e crescente, você poderá promover um retorno sobre investimento mais sólido para sua loja virtual.
- Aumentar o tempo de vida dos clientes: alguns e-commerces têm dificuldades para manter os leads comprando com frequência. Com um clube de assinatura, esse dilema pode ser resolvido.
- Melhorar o lançamento dos novos produtos: ao ter uma base de clientes ativos em seus clubes de assinatura, você terá a chance de enviar novos produtos como forma de degustação. Dessa maneira, será possível colher feedbacks para aplicar em suas estratégias de lançamento.
- Controle financeiro: como a venda se torna recorrente, também é possível prever quais serão os ganhos estimados em curto, médio e longo prazo. Isso diminui as chances de surpresas e permite um controle financeiro mais seguro.
Como criar um clube de assinatura no seu e-commerce
Agora que você já conhece as vantagens, chegou a hora de descobrir como implementar os clubes de assinatura na sua loja virtual.
Passo 1: defina os produtos que serão oferecidos
O clube de assinatura pode funcionar tanto para produtos de primeira necessidade quanto para aqueles que apenas geram desejo nos consumidores.
Por esse motivo, é preciso verificar se o seu e-commerce conta com itens que atendam a uma recorrência de consumo, seja ela diária, semanal ou mensal. Confira alguns exemplos para te inspirar:
- Você tem um e-commerce de roupas? Então é possível desenvolver planos em que o cliente recebe, mensalmente, uma nova peça em sua casa.
- Você tem um e-commerce de cervejas importadas? Então ofereça pacotes nos quais o consumidor pode ter acesso a uma quantidade definida de novas cervejas todos os meses.
- Você tem um e-commerce de produtos de manicure? Que tal criar um clube de assinatura para enviar uma nova cor de esmalte a cada 15 dias?
Lembre-se de que essas assinaturas também podem ser de itens surpresas. Nesses casos, o cliente escolhe a categoria dos produtos, mas recebe os modelos definidos pelos lojistas.
Passo 2: Escolha o preço de cada plano
É importante elaborar preços que ofereçam algum tipo de vantagem em relação aos valores convencionais. Além do mais, procure desenvolver planos e pacotes diversificados. Assim, você poderá atrair leads de diferentes perfis financeiros.
Um e-commerce de vinhos importados, por exemplo, pode criar pacotes para que os clientes recebam entre uma, duas ou cinco garrafas de bebida por mês.
Também é preciso levar em conta o nível de exclusividade de cada produto. Usando o mesmo exemplo citado anteriormente, se você trabalha com vinhos raros, poderá aplicar um valor mais alto por cada kit.
Vale lembrar que diversos consumidores costumam começar adquirindo as opções mais baratas no início. No entanto, com o passar do tempo, sua loja virtual poderá oferecer upgrades para que esse assinante migre de plano.
Passo 3: Conte com a plataforma certa
Para que esse tipo de estratégia funcione, é preciso utilizar uma plataforma de e-commerce que conte com funcionalidades compatíveis com os clubes de assinatura.
É necessário, por exemplo, que sua loja virtual seja capaz de oferecer cobranças periódicas, anúncios personalizados, gerenciamento de inadimplência, entre outros.
Pronto para entrar no universo dos clubes de assinaturas?
Os clubes de assinaturas estão ocupando cada vez mais espaço no mercado. Trata-se de uma estratégia de negócio que se tornou uma tendência entre e-commerces dos mais diferentes segmentos, e que promete ganhar ainda mais força nos próximos tempos.
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Leia também: Clube de assinatura no e-commerce: vale a pena investir?
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Clubes de assinatura no e-commerce: como implementar essa tendência. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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