Beleza no e-commerce: como a pandemia mudou os rumos do mercado online de cosméticos

De produtos de higiene a itens de maquiagem, o setor de beleza é um dos que mais cresceram nos últimos tempos, especialmente no Brasil. Inclusive, o país é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo.

Isso porque esse tipo de produto faz parte da rotina diária da maioria dos brasileiros, fazendo com que o setor continue crescendo, mesmo durante a pandemia.

No entanto, a beleza no e-commerce vai muito além do que apenas incluir produtos em uma loja virtual. Para conseguir gerar grandes resultados, é necessário investir em estratégias para conquistar clientes.

Uma das maneiras que as empresas estão conseguindo se destacar na Internet é por meio do trabalho dos influenciadores – e até microinfluenciadores – nas redes sociais.

Ao investir nessa estratégia, marcas conseguem atingir uma enorme quantidade de pessoas, já que os conteúdos digitais têm um grande poder de viralização.

Quer saber mais sobre como está o mercado online de beleza e como o setor se destaca até mesmo durante a pandemia? Continue a leitura e descubra!

Por que a beleza no e-commerce continua a crescer?

Devido à pandemia, os negócios precisaram buscar alternativas para conseguir mais vendas e, sem dúvidas, migrar para o online foi uma das estratégias mais necessárias desde o começo de 2020.

A realidade é que estar online se tornou algo importante para as empresas há muitos anos. No entanto, com o início da pandemia de Covid-19, ter uma presença online tornou-se mais importante do que nunca para quem deseja vender.

Com as pessoas em casa, mantendo o isolamento social, a compra online está cada vez mais comum, o que gera mais vendas para qualquer tipo de negócio.

Contudo, quanto mais clientes estão na Internet buscando por produtos ou serviços, maior se torna o tamanho da concorrência.

Por esse motivo, é muito importante que empresas invistam em estratégias para que consigam se destacar e chamar a atenção dos consumidores.

Quando o assunto é mercado online de beleza, sem dúvida os influenciadores e as redes sociais ganham destaque.

E uma boa forma de conseguir se destacar é engajando o público, por meio de conteúdos produzidos por eles mesmos, o chamado UGC (User-Generated Content ou Conteúdo Gerado por Usuário, em português).

Quer entender mais sobre essa estratégia, e como você pode replicar em seu negócio? Continue conosco!

O que é UGC e quais são seus benefícios?

O conteúdo gerado pelo usuário, ou UGC, é qualquer conteúdo que tenha sido criado, publicado ou enviado por usuários de uma marca. Em muitos casos, é o conteúdo mais eficaz para as empresas.

Muitas vezes, os colaboradores são fãs não pagos que promovem uma marca em vez de a própria marca pagar alguém para fazer isso.

O UGC pode ser conteúdo de qualquer tipo, mas geralmente vem na forma de imagens e vídeos, postados nas redes sociais ou resenhas e depoimentos.

Então, o conteúdo gerado pelo usuário parece mais uma daquelas estratégias passageiras de marketing, certo?

Na verdade, considerando o comportamento de consumo atual dos usuários da Internet, a estratégia continuará em alta por um bom tempo.

Mas por que ele faz tanto sucesso? Por que as marcas estão se voltando para seus públicos para compartilhar seus produtos em vez de criar seus próprios anúncios?

Aqui estão alguns dos principais benefícios do UGC:

UGC coloca os clientes na frente e no centro

As empresas que focam nos clientes estão cada vez mais em crescimento. Isso porque elas precisam acompanhar quais são as tendências de comportamento de seus potenciais clientes.

O volume de informações recebido por um usuário hoje torna muito difícil manter a atenção. Se as empresas não atenderem às necessidades de seus clientes, eles simplesmente encontrarão outra marca que faça isso – no caso, um de seus concorrentes.

Os consumidores confiam em pessoas reais

Muitas vezes, as compras online geram suspeitas dos consumidores, que têm medo de golpes e produtos diferentes dos anunciados.

Por isso, é muito mais fácil mostrar a confiabilidade da sua marca por meio de avaliações e depoimentos de outros consumidores do que por meio de atores e modelos contratados para propagandas.

Não à toa, cada vez mais, o Google favorece páginas com avaliações de outros usuários.

O conteúdo gerado pelo usuário é autêntico

A autenticidade é extremamente importante no mundo online. Os clientes não são mais os consumidores passivos liderados por comerciais de TV e outdoors.

Em vez disso, eles escolhem ativamente seu próprio destino e querem uma opinião sobre de quem compram e de quem não compram.

Mas como eles escolhem de quem comprar? Os consumidores preferem marcas que tenham os mesmos valores que os deles. Em outras palavras, marcas com as quais eles sintam uma conexão.

Como o TikTok se tornou um case de sucesso para marcas online

Se tem uma rede social que cresceu muito durante a pandemia, e conquistou fãs, foi o TikTok.

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo estão ativas na rede social, produzindo e consumindo os conteúdos da plataforma, inclusive os relacionados ao universo da beleza.

Com isso, as empresas identificaram uma grande oportunidade de marketing, já que os criadores de conteúdo – e consumidores da marca – poderiam falar sobre seus produtos.

Existem diversas marcas de cosméticos que estão investindo no TikTok, mas aqui estão alguns casos de sucesso que ganharam destaque.

The Ordinary

@kaelynwhitee

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♬ Like That (feat. Gucci Mane) – Doja Cat

A marca The Ordinary não é muito conhecida no Brasil, mas é em outros países, como os Estados Unidos.

A jovem americana Kaelyn White fez uma publicação no TikTok onde fez uma comparação do seu rosto, mostrando o antes e depois de usar um serum da marca.

O vídeo em questão passou de um milhão de visualizações e mais de 600 mil curtidas. Com isso, o site da empresa recebeu mais de 52 mil dólares em compras do produto em apenas duas semanas.

Além disso, o vídeo fez com que o sérum fosse esgotado nas prateleiras e transformou a marca em uma das preferidas da Geração Z no momento.

CeraVe

Com a CeraVe não foi diferente. Um vídeo postado no TikTok, feito pelo americano Hyram Yarbro – conhecido por ser especialista em cuidados com a pele, embora não tenha nenhuma formação na área -, trouxe excelentes resultados para a marca.

No vídeo, ele fez a indicação de dois produtos da CeraVe: um gel de limpeza e uma loção hidratante. Ambos produtos possuem ácido hialurônico em sua fórmula, que é um dos ingredientes mais recomendados por dermatologistas.

Isso fez com que os seguidores do Hyram Yarbro corressem para as lojas em busca dos produtos.

Embora a CeraVe já tenha uma presença consolidada no mercado, especialmente nos Estados Unidos, ela não era a primeira opção de escolha dos consumidores mais jovens em relação a hidratantes.

Dicas para seu negócio de beleza também ter sucesso online

Se você trabalha no mercado de beleza, e quer se destacar na Internet, é importante que invista em tendências de marketing.

Você precisará de um bom planejamento e, para te ajudar nesse processo, aqui estão alguns pontos de atenção.

1. Identifique o perfil do cliente

Antes de começar qualquer tipo de estratégia de marketing, é fundamental que você tenha definido qual é o perfil do seu cliente, ou seja, sua persona.

Não adianta ter uma marca que foca em oferecer produtos para um público mais jovem e investir em divulgação em canais de comunicação que não conseguem atingi-lo.

Quanto mais você souber sobre o seu cliente ideal, melhor poderá definir as estratégias de marketing, especialmente quando se trata de UGC.

2. Tenha uma embalagem que chame a atenção

Quanto mais os consumidores estão na Internet buscando por produtos e serviços, mais oportunidades de negócios surgem e, consequentemente, novas empresas.

Além disso, da mesma forma que você deseja investir em estratégias de marketing para chamar atenção dos clientes na Internet, os seus concorrentes também querem fazer a mesma coisa.

Portanto, faça o máximo possível para chamar a atenção dos clientes. Se o seu produto ainda não tem uma embalagem que chama a atenção, comece a pensar nisso agora mesmo.

Com o universo online cada vez mais em alta, as pessoas são impactadas a todo momento, e o “visual” conta muito no momento de escolher produtos. São os chamados produtos instagramáveis, ou seja, aqueles que têm design bonito para ser postado nas redes sociais.

3. Tenha um e-commerce de qualidade

Não adiantará absolutamente nada você ter vários consumidores falando positivamente sobre os seus produtos se a sua empresa não tiver um e-commerce de qualidade.

Mesmo que os seus produtos estejam disponíveis para compra em lojas físicas, é muito importante que tenha um site de qualidade, que entregue as informações que os potenciais clientes estão procurando.

Utilize fotos de qualidade, capriche no conteúdo – tenha muito cuidado com erros gramaticais -, organize as informações de forma que fiquem fáceis de serem encontradas e assim por diante.

4. Foque no omnichannel

O omnichannel nada mais é do que uma estratégia de uso simultâneo e interligado em diferentes canais de comunicação. Isso é feito com o objetivo de estreitar a relação com os potenciais e atuais clientes.

Portanto, para ter sucesso no mercado online de beleza, é importante que você pense em ações – que sejam interligadas – para diferentes canais.

Ter um stand físico, em que os compradores possam testar as maquiagens, é bem importante. Além disso, você deve contar com um SAC e, claro, redes sociais.

Quando o assunto é beleza no e-commerce, sem dúvida as estratégias de marketing digital são extremamente importantes para obter mais vendas. E o conteúdo gerado pelo usuário pode ajudar sua marca a alavancar vendas e viralizar nas plataformas digitais.

Se você quer saber outras formas de aumentar a visibilidade do seu negócio, leia agora o Guia Fundamental de SEO para e-commerce e fique por dentro das principais tendências para 2022!

Leia também: Entenda o comportamento feminino nas compras online na pandemia

 

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Beleza no e-commerce: como a pandemia mudou os rumos do mercado online de cosméticos. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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