Ads Top

Check list do e-commerce para vender mais no Natal

O fim do ano já chegou e as expectativas de quem trabalha com vendas só aumentam. Para o empreendedor, este é o melhor momento para conquistar novos clientes.

De acordo com o site MEI Fácil, a previsão é de que as vendas deste Natal alcancem R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, ou seja, um avanço de 4,3% comparado ao mesmo período do ano passado. A reabertura do comércio de lojas físicas contribui bastante para as apostas no início de uma recuperação que possa ser sustentável, a partir desta quase pós-pandemia.

Mas é preciso se preparar com antecedência para ter sucesso em dezembro, visto que todo mundo está mirando no mesmo alvo.
A hora é agora!

Faça uma análise de crescimento

A análise do crescimento das vendas do seu e-commerce nos últimos três meses ajudará a entender o volume e definir quanto investimento em estoque será preciso.

Também é importante avaliar a aceitação dos preços do catálogo de produtos pelo cliente. Será que vale a pena apostar em valores mais baixos para ganhar no volume de vendas? O preço praticado até então está de acordo com a qualidade do produto ou serviço?

Faça pesquisas, leia com atenção as opiniões postadas em seus canais, meça a concorrência. Ter o conhecimento sobre a decisão do seu cliente é essencial para uma possível mudança de oportunidade na precificação.

Sobre a escolha dos produtos carros-chefes selecionados para o período, com certeza você já fez o dever de casa de levantar e estudar as tendências do mercado para saber quais as novidades que todo mundo quer ganhar no Natal, não é? Do contrário, a concorrência vai disparar na frente.

Aposte no clima natalino

Criar um ambiente virtual temático chama a atenção dos navegantes do site e ajuda a retê-los. Banners, apresentação das categorias, e-mails marketing “envelopados” com as artes da data festiva cumprem, entre outros objetivos, o de levar os leads para a sua loja.

Antecipe-se e crie promoções

Uma das formas de se destacar da concorrência nessa época do ano é antecipando promoções. Para ser bem-sucedido dessa empreitada, será preciso mapear bem as outras marcas. Você também pode se inspirar em cases de sucesso alheios para conceber os seus, com criatividade e originalidade.

Pense na experiência do seu cliente

Colocar-se sempre no lugar do cliente e testar todas as funções do e-commerce para saber se o site está responsivo e fácil para a compra é essencial (atenção, essa é uma tarefa para o ano todo).

No fim do ano, os consumidores querem fazer compras rápidas para não perder tempo. Por isso, além de todo o capricho necessário para que a navegação seja a mais intuitiva possível, é preciso deixar a seção do SAC-Atendimento ao Cliente aberta para ajudar, caso seja necessário.

Uma experiência de compra rápida e fácil fará com que o cliente volte mais vezes à loja digital para efetuar novas compras, o que fará também com que seu e-commerce se destaque perante os concorrentes. Vale lembrar que esta é uma época ótima para fidelizar clientes.

As expectativas são altas no período. É essencial investir no negócio para se recuperar do impacto que a pandemia causou em 2020.

Bom trabalho, boa sorte, boas vendas!

Leia também: Black Friday 2021: atraso na entrega é a principal reclamação até agora, diz Reclame AQUI

O post Check list do e-commerce para vender mais no Natal apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Check list do e-commerce para vender mais no Natal. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.