Ads Top

Marketing de vídeo: como impulsionar suas vendas no e-commerce

Já não é mais necessário dizer que o meio virtual é o futuro. Ele é o presente e estamos cada vez mais certificados disso. A empresa que não tem presença no meio virtual, atualmente, está fadada ao iminente fracasso.

Entre tantas estratégias para se destacar em meio às milhares de empresas concorrentes nesse mar chamado internet, o marketing digital tem utilizado um formato de entrega de conteúdo que traz resultados impressionantes: o vídeo.

Conquistando o espectador em segundos, o vídeo traz uma infinidade de objetivos e pode ser o diferencial para impulsionar as vendas de qualquer e-commerce. Portanto, se a sua empresa ainda não investe no marketing de vídeo, saiba que pode estar deixando de realizar muitas vendas. Entenda!

O vídeo e as redes sociais

O formato vem se mostrando ser o queridinho dos espectadores e usuários de redes sociais. Em uma era em que é necessário captar a atenção em segundos para ser notado, esse formato entrega o que promete. Porém, é necessário ser utilizado estrategicamente para trazer resultados positivos.

As redes sociais se tornaram a grande vitrine virtual do mundo e as próprias plataformas percebem o sucesso que o vídeo pode fazer. Além das plataformas exclusivas para vídeos, as outras redes sociais vêm cada vez dando maior destaque para esse tipo de material.

Isso fez com que o norte das campanhas de marketing digital e produção de conteúdo fosse voltado para o vídeo. O formato é perfeito para abordar uma infinidade de assuntos e objetivos, o que torna cada vez mais certa a aposta. Saiba mais!

Como utilizar o vídeo para impulsionar as vendas do e-commerce?

1 – Trabalhe percepções e emoções nos vídeos

Um vídeo que chama atenção é aquele que faz com que o consumidor se identifique, que cause emoções e percepções. Seja por meio das imagens, da música ou da mensagem que deseja passar.

Nessa arte, contar a história da sua empresa, storytelling, ou de um determinado produto desenvolvido por ela, é poder explorar as expectativas dos clientes, bem como as suas necessidades. Por meio dessas histórias apresentadas, o seu cliente poderá se identificar mais com a sua marca.

Muitas vezes essas mídias só dependem de imagens bem-feitas e músicas impactantes para chamar a atenção e transmitir a mensagem. Ao mesmo tempo, esse vídeo deve apresentar qualidade de imagem, sem ter um formato muito pesado.

Assim, poderá ser acessado por até quem não tem internet muito rápida. Para ajudar na tarefa, você pode converter MP4 em MP3 para transformar a música utilizada em seu vídeo em um formato mais leve, porém com qualidade.

2 – Use o vídeo para apresentar seu produto

Um dos pontos negativos do e-commerce, segundo os consumidores, é não poder “conhecer pessoalmente” o produto. Pela internet ou apenas por fotos, fica difícil ter a real noção de tamanho, textura, material, entre outras características do produto que podem ser essenciais para a decisão do consumidor.

Fazer um vídeo de seu produto, apresentando uma vista total, além de incluir cenas do produto sendo utilizado pode ser essencial para que o cliente se sinta seguro com a compra.

A mídia pode ser narrada com as características ou somente utilizando uma música chamativa de fundo com os textos aparecendo na tela, ao lado de seu produto. Pode converter os vídeos para utilizar, e também é possível baixar vídeos diretamente para tornar a experiência mais agradável.

3 – Utilize vídeos de entrevistas ou depoimentos de colaboradores

Para que seus clientes conheçam os bastidores da empresa e a história de como ela surgiu, utilize vídeos de entrevistas com os gestores e colaboradores. Você também pode utilizar recortes de entrevistas fornecidos a outros meios de comunicação.

Um dos formatos mais usados hoje é o podcast, utilizando em sua maioria o áudio da entrevista ou podendo ser acompanhado do vídeo da gravação daquela entrevista. Uma ideia é utilizar somente o áudio da entrevista em que o gestor ou colaborador esteja falando dos processos.

Além disso, incluir imagens reais da fábrica, do estoque, da operação da empresa e outros. Para facilitar este tipo de vídeo, é possível baixar MP4 como uma referência, bem como converter vídeo em MP3, para utilizar somente o áudio da entrevista em outras mídias.

Dicas para um bom marketing de vídeos

Ao investir nas estratégias de marketing de vídeo, é importante se atentar a alguns pontos. Entre eles:

  • Adapte o vídeo para dispositivos móveis, melhorando a experiência do consumidor. Por exemplo, o uso da mídia na vertical;
  • Adicione legendas: as legendas vão descrever a sua proposta de valor, permitindo que os clientes possam assistir mesmo sem áudio;
  • Aposte nos depoimentos dos clientes: tenha vídeos com testemunhos de clientes reais. Os depoimentos de quem já comprou o produto é uma excelente estratégia para provar a sua qualidade;
  • Invista em vídeos 360 graus: os vídeos esféricos ou imersivos proporcionam a sensação ao cliente de estar na loja física. Ou seja, de ter a experiência sobre os dados visuais que teriam se estivessem pessoalmente com o produto em mãos;
  • Vá direto ao ponto: evite introduções em seus vídeos de vendas. Você deve chamar e reter a atenção do seu público nos primeiros três segundos.

Então, preparado para impulsionar as suas vendas, investindo no marketing de vídeos?

O post Marketing de vídeo: como impulsionar suas vendas no e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Marketing de vídeo: como impulsionar suas vendas no e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.