Como a IA está potencializando o ROI do e-commerce nas campanhas por e-mail

O Marketing digital vem se aprimorando a cada dia com recursos cada vez mais sofisticados, de modo, que falar de e-mail marketing, pode parecer algo ultrapassado. No entanto, o velho e bom e-mail, continua sendo um aliado poderoso e fundamental para uma estratégia de sucesso.

Embora o e-mail marketing possa não ser tão empolgante quanto algumas das opções mais recentes disponíveis no marketing digital, ainda é um dos métodos mais populares. A razão para isso é simples. Ele funciona, é barato e traz resultados quando bem orquestrado. Ainda lemos e-mail todos os dias. Em geral, o marketing por e-mail continua a oferecer um ROI impressionante.

O e-mail Marketing tem se beneficiado do avanço tecnológico, especialmente da Inteligência Artificial (IA). Neste caso, ela permite aprimorar a personalização e consequentemente criar campanhas mais assertivas aumentando a conversão de vendas.

A IA permite criar campos de assunto mais relevantes, aumentando a chance das mensagens serem abertas e reduz o risco das mensagens terem como destino a caixa de SPAM.

Ferramentas de IA usam algoritmos para gerar linhas de assunto que atrairão uma taxa de cliques mais alta. Ele analisa os resultados de cada campanha de marketing individual para otimizar e melhorar suas linhas de assunto ao longo do tempo.

Estudos tem demonstrado que a personalização faz toda a diferença em uma campanha de e-mail marketing, aumentando não apenas a taxa de abertura, mas também geram transações mais altas.

E não é apenas o campo assunto que pode ser personalizado. A inteligência artificial pode personalizar todo o conteúdo, gerando mensagens únicas.

Os algoritmos de IA podem não apenas determinar a combinação ideal de diferentes tipos de conteúdo, mas essa automação também reduz significativamente o tempo e os recursos necessários para manter suas campanhas de e-mail em execução.

O melhor horário para enviar uma campanha, sempre foi um desafio. Ele faz toda a diferença e pode variar não apenas por tipo de negócio (e-commerce, viagens, transações bancárias, etc.), mas também por fatores regionais e aqueles ligados aos hábitos comportamentais de cada consumidor.

A inteligência artificial permite não apenas escolher o melhor horário para enviar mensagens para cada cliente, como a frequência das mensagens. Enquanto um consumidor pode preferir abrir os seus e-mails numa sexta-feira, no fim de tarde, o outro pode preferir receber o mesmo conteúdo num sábado pela manhã.

Com AI também é possível prever qual oferta se adequa melhor a cada consumidor. Enquanto um cliente pode se interessar mais em clicar num link oferecendo 10% de desconto, outro só irá concluir a transação se oferecer cash back. Dessa forma é possível personalizar o e-mail não apenas com o produto certo, mas criar a oferta mais assertiva para cada consumidor, em relação a frete, descontos e condições de pagamento.

O AI associado ao e-mail já está ajudando muitas companhias ao redor do mundo e se mostrou muito necessário durante a pandemia da Covid-19. A companhia Indiana de viagens online, EasyMyTrip, por exemplo, montou uma estratégia, utilizando o Raman AI da Netcore. A estratégia conseguiu reativar clientes, criando maior engajamento no pós pandemia. O número de transações cresceu 4 vezes após a adoção dessa tecnologia.

A operação indiana da empresa de cosméticos britânica, The Body Shop, utilizou os algoritmos de IA, para gerar uma recomendação de produtos mais assertiva que resultou numa redução de 7,5% nas taxas de erro (bounce rates) e um aumento de 13,2% na receita do e-Commerce.

O seu cliente adicionou itens ao carrinho de compras, mas não concluiu o processo de finalização da compra? O chamado “retargeting de e-mail” é uma forma altamente eficaz para aumentar suas vendas e reduzir a taxa de abandono do carrinho de compras.

Você pode ajustar sua estratégia de retargeting com o poder da Inteligência Artificial. Alguns clientes podem responder melhor a um e-mail enviado uma hora depois de terem saído do seu site, enquanto outros podem demorar um ou dois dias para fazer a compra. A IA pode distinguir entre esses diferentes tipos de clientes e enviar seus e-mails de redirecionamento no momento ideal. Você pode até aumentar seu valor de venda sugerindo outro par de itens escolhidos por algoritmos.

Ao usar uma plataforma de e-mail marketing com tecnologia de IA, você pode melhorar a eficácia de suas campanhas por e-mail e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo gasto com elas. Esse aumento no ROI significa que atualizar sua estratégia para incorporar Inteligência Artificial com certeza será um investimento valioso por muitos anos.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como a IA está potencializando o ROI do e-commerce nas campanhas por e-mail. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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