Ads Top

Indicadores financeiros: descubra alguns dos principais!

Cá entre nós, os indicadores financeiros são o coração de qualquer negócio. Se uma organização tem suas finanças indo de vento em popa, certamente seu crescimento é evidente e as perspectivas para o futuro são animadoras.

No entanto, dominar esse assunto pode ser um tanto complicado, principalmente quando não se alia os conhecimentos práticos do dia a dia, com a teoria do mercado.

Nesse sentido, poucos são os lojistas que dominam os principais índices para a saúde financeira dos seus negócios.

Além disso, o controle dos indicadores financeiros, a depender da forma como está sendo feito, pode ser prejudicial para a segurança de um negócio.

Por exemplo, planilhas financeiras no Excel é um método arcaico para controle dos indicadores.

Para saber mais sobre esse assunto tão importante, continue com a gente até o final!

O que são indicadores financeiros?

A definição de indicadores financeiros é bastante intuitiva. Como o próprio nome já diz, eles são dados de resultado que geram informações do relacionada com a parte de contabilidade de um negócio.

Assim, é possível ter as métricas para entender se um negócio está crescendo, em uma situação de estabilidade ou está passando por quedas em seus indicadores.

Para além dos dados financeiros mais comuns em uma análise financeira, como ativos e passivos, é importante considerar indicadores financeiros.

Sem esse indicadores, não é possível tomar decisões assertivas que geram escalabilidade para uma empresa.

Indicadores financeiros são índices obtidos a partir de demonstrativos financeiros que vão ajudar a medir a escalabilidade e o desempenho do negócio para acelerar a tomada de decisões.

As organizações podem usar esses dados sob diferentes vieses, isto é, entender uma série de aspectos diferentes ligados ao negócio em si. Entre esses pontos estão a sua:

  • Despesa;
  • Receita;
  • Lucratividade;
  • Competitividade;
  • Liquidez;
  • Eficiência.

Mas, você sabe quais são os principais indicadores financeiros? Não? Pois fique em paz, porque você está prestes a saber quais são alguns deles…

Quais os principais indicadores financeiros?

De fato, a quantidade de indicadores financeiros pode assustar. Afinal, há métricas para analisar todos os tipos de operações de um negócio.

É preciso seguir a máxima do “menos é mais”, entendendo quais são os dados que mais se aplicam ao seu nicho e às condições do seu mercado.

Isso vale também na hora de avaliar se os números de um negócio são bons ou não, pois se modelos diferentes de negócio forem analisados da mesma forma, certamente haverão equívocos.

Pois bem, conheça 3 dos principais indicadores financeiros que você deve usar no seu negócio:

1 – Margem de lucro líquido

Nada mais é que a porcentagem de lucro líquido de uma empresa em relação à sua receita total. É um dado essencial para avaliar sua saúde financeira de qualquer empresa.

Para saber qual o valor desse indicador, basta ter o resultado da subtração dos custos variados do negócio, como:

  • Despesas operacionais;
  • Custos de mercadorias vendidas;
  • Impostos;
  • Juros.

Assim, para calcular a margem de lucro líquido faça o seguinte cálculo:

→ Lucro / Receita líquida * 100

2 – Capital de giro

De forma bem simples, o capital de giro se refere ao dinheiro que é preciso a fim de que o negócio “sobreviva” no mercado, garantindo a continuidade da empresa.

O capital de giro se refere a todos os valores em caixa, sejam eles:

  • Depositados em contas bancárias;
  • Contas a receber;
  • Obrigações pendentes que podem ser convertidas em dinheiro para quitar as despesas empresariais.

Como esses valores são bastante voláteis, as métricas relativas ao capital de giro não devem ser usadas para estabelecer metas a médio e a longo prazo.

Para calcular o capital de giro da sua empresa, use a seguinte fórmula:

→ Ativo Circulante – Passivo Circulante

3 – Retorno sobre ativos (ROA)

O ROA é uma abreviação para Return on Assets, que pode ser traduzido para o português como Retorno sobre o Ativo.

De forma geral, o ROA é considerado um indicador que tem como objetivo calcular e verificar a capacidade de um negócio gerar lucro a partir dos seus ativos.

Ou seja, se o seu negócio está tendo sucesso em ter cada vez mais lucro em cima dos seus ativos.

Para calcular o retorno sobre ativos (ROA), use a seguinte fórmula:

→ Lucro líquido / (Ativos totais iniciais + Ativos totais finais) / 2

Esse artigo te ajudou a entender um pouco mais sobre esse universo dos Indicadores financeiros tão complexo? Então, compartilhe com sua equipe para que todos possam crescer com as mesmas referências.

O post Indicadores financeiros: descubra alguns dos principais! apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Indicadores financeiros: descubra alguns dos principais!. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.