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Especial Pré-Black Friday 2021 – parte 2: primeiros passos para obter sucesso

Este conteúdo é a continuação do Especial Black Friday 2021. No artigo de hoje, você vai descobrir como preparar a sua loja virtual para executar uma campanha Pré-Black Friday de sucesso e aproveitar todo o potencial do maior evento de vendas do varejo.

Ao longo do texto, vou abordar alguns tópicos importantíssimos como gestão de estoque, logística de entrega e dicas sobre como utilizar a tecnologia a favor do seu e-commerce.

Se você ainda não leu a parte 1 que foi publicada na semana passada, recomendo que invista um tempo para acessá-la. Nela, apresentei algumas campanhas de sucesso e contei detalhes sobre a história do evento no Brasil e no mundo. Clique aqui para conferir!

Pré-Black Friday: a importância do estoque

Como apontei no artigo anterior, a Black Friday é tão aguardada pelos lojistas quanto pelos próprios consumidores.

Tamanha expectativa se dá pelos números extraordinários que a ocasião vem conquistando ano após ano. Em 2020, por exemplo, a data atingiu surpreendentes R$5,1 bilhões em vendas, garantindo um aumento de 31% em relação ao ano anterior.

Por isso, antes de planejar a sua campanha, é preciso pensar nas ações pré-Black Friday necessárias para obter bons resultados.

Para começar, faça um estudo detalhado da situação atual do seu estoque, verificando se a sua estrutura é capaz de comportar um aumento de demanda e identificando os itens com maior e menor giro.

Confira abaixo algumas ações pré-Black Friday que irão te ajudar a preparar o seu espaço de armazenamento para o evento:

Identifique o que o seu público deseja

Com um planejamento pré-Black Friday bem estabelecido, é possível fazer uma análise prática para descobrir o que o seu público deseja comprar nesta data.

Primeiramente, faça um levantamento das suas vendas nos últimos meses e veja quais foram os itens mais vendidos. Isso te ajudará a ter uma ideia mais objetiva do tipo de produto que seu cliente tem se interessado.

A partir daí, você poderá trabalhar com duas possibilidades de estratégias pré-Black Friday:

  • Focar nos produtos que já vendem bem (utilizando seus “carros-chefes” para atrair novos consumidores);
  • Focar em itens que sejam semelhantes ou complementares (para trazer de volta aqueles clientes que já adquiriram os produtos de maior destaque).

Use o Google Trends a seu favor

Outra dica interessante para o pré-Black Friday é utilizar a plataforma do Google Trends para fazer um levantamento do que está sendo mais pesquisado pelos usuários de maneira geral.

Por exemplo: se você vende produtos relacionados ao mundo do esporte, selecione algumas palavras-chave como:

  • Artigos esportivos;
  • Artigos esportivos femininos;
  • Artigos esportivos masculinos;
  • Roupas para praticar esportes;
  • E etc.

Com isso, a ferramenta irá apresentar alguns dados extremamente relevantes que você poderá aproveitar nesse pré-Black Friday, incluindo:

  • Os termos mais buscados;
  • O aumento/diminuição do interesse do público em determinados assuntos;
  • A tendência de crescimento dessas palavras-chave;
  • Entre outras informações.

Logo abaixo, você confere um passo a passo simples que eu preparei para que você possa alcançar o melhor resultado possível em suas pesquisas na plataforma:

Passo 1: Acesse o Google Trends.

Passo 2: Insira o termo ou assunto na barra de pesquisas (procure incluir algumas palavras-chave que sejam semelhantes aos itens que são vendidos no seu e-commerce).

Passo 3: Escolha uma região.

Passo 4: Defina o intervalo de tempo que você deseja consultar (recomendo que você faça uma análise tanto dos últimos 3 meses quanto do período de Black Friday do ano passado).

Passo 5: Insira a categoria mais compatível com seu segmento.

Passo 6: Especifique a plataforma do Google que você deseja examinar (Search, Image, News, Shopping ou YouTube).

Após esse processo, será mostrado um gráfico detalhado sobre os termos pesquisados. Com isso, você será capaz de descobrir quais são os produtos que estão sendo mais procurados no momento, evitando compras desnecessárias e permitindo investimentos mais assertivos para o seu e-commerce.

Defina um plano de entregas

A logística é um dos tópicos que mais impactam na satisfação do cliente, afinal, é preciso encantá-los com uma ótima experiência.

Por isso, se o seu e-commerce conta com um processo de entregas próprio, faça uma análise pré-Black Friday e verifique se ele tem condições de absorver um eventual aumento no número de pedidos.

Caso sinta a necessidade de um reforço, busque parcerias com diferentes transportadoras. Dessa forma, seu cliente terá mais opções de escolha na hora de fechar a compra, aumentando as chances de conversão e garantindo ainda mais o sucesso da campanha Black Friday.

O impacto da tecnologia na Black Friday

A tecnologia é uma peça chave para o planejamento de uma campanha Pré Black-Friday.

Lembre-se: sua loja virtual tende a receber um número muito maior de acessos durante a data. Por isso, é muito importante poder contar com uma plataforma de e-commerce que sustente esse aumento pontual de tráfego, evitando instabilidades e, por consequência, aumentando as chances de conversão.

Também é necessário que o seu e-commerce esteja integrado com ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console, plataformas que considero imprescindíveis para medir os resultados da sua campanha.

Ofereça uma boa experiência para o usuário

Sua loja pode até ter preços competitivos e produtos de alto nível, mas, para garantir os melhores resultados, será necessário investir na experiência de compra dos usuários. E você precisa fazer isso nas suas ações pré-Black Friday!

Ao utilizar algumas técnicas de UX Design, você poderá criar um ambiente mais seguro e confortável para o seu cliente, fazendo com que ele passe ainda mais tempo em sua loja virtual.

Em um contexto como a Black Friday 2021, esse tipo de ação faz toda a diferença. Afinal, estamos falando de um período em que o consumidor se mostra muito mais disposto a comprar.

Confira algumas estratégias de UX que considero essenciais para a pré-Black Friday:

  • Atente-se à estrutura hierárquica das informações;
  • Defina cores que estejam de acordo com a identidade visual da sua empresa e com a proposta do evento;
  • Assegure que as ofertas estão claras e bem posicionadas em suas páginas;
  • Disponibilize canais que facilitem a comunicação do cliente com a empresa;
  • Insira fotos de alta qualidade.

Quanto mais funcionalidades adequadas às necessidades do seu público você oferecer, melhor será a experiência do seu usuário e maiores serão as chances de conversão no seu E-commerce.

Esses são apenas alguns exemplos de estratégias pré-Black Friday. Por isso, recomendo que você conte com o auxílio de um profissional da área.

Dessa maneira, você poderá colocar tudo isso em prática com mais segurança, estabelecendo o cenário perfeito para sua campanha de sucesso.

Pré-Black Friday: prepare-se o quanto antes

Antes de elaborar uma campanha de sucesso, é preciso garantir que sua loja virtual esteja pronta para recebê-la. Por isso, o período pré-Black Friday é tão importante quanto a própria data.

Então, siga as dicas que compartilhei neste conteúdo e procure evoluir a experiência que a sua Loja Virtual oferece. Dessa forma, você será capaz de aproveitar todo o potencial da data, destacando-se da concorrência e conquistando um faturamento ainda mais expressivo.

Na semana que vem, trarei a parte 3 do Especial Black Friday 2021, apresentando um artigo completo com diversas estratégias para vender mais durante a data.
Continue acompanhando para conferir!

O post Especial Pré-Black Friday 2021 – parte 2: primeiros passos para obter sucesso apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Especial Pré-Black Friday 2021 – parte 2: primeiros passos para obter sucesso. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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