Por que algumas empresas estão perdendo dinheiro?

Existe um problema que tem escapado da vista dos gestores. Tal problema pode gerar o não faturamento de muitos milhares de reais que podem fazer toda a diferença para o crescimento da sua empresa.

Independentemente do tamanho do seu negócio ou do estágio em que ele está, se você estiver descoberto, você está sujeito a ter esses prejuízos.

Neste artigo, eu quero falar sobre a cobrança indevida de taxas pelos marketplaces e máquinas de cartão, que, em um determinado caso, chegou a somar mais R$ 70 mil. Por isso, quero explicar também o que é a conciliação financeira e a sua importância.

Muitas empresas estão perdendo dinheiro porque não fazem a conciliação financeira.

Leia este texto até o final e entenda de uma vez por todas o que é a conciliação financeira e por que ela é tão importante para a sua empresa.

O que é conciliação financeira e por que é tão importante?

O conceito de “comércio” se aplica muito bem ao mercado digital, pois quando mergulhamos nesse mundo percebemos o quão amplo ele é.

São muitas fontes de recebíveis diferentes (marketplaces, máquinas de cartão, links de pagamento, bancos etc.) e, se formos comparar com o comércio tradicional, isso muito se assemelha com aquela movimentação das feiras, aquela briga para ver quem fala mais alto, quem aparece mais, quem chama mais atenção dos seus clientes.

Enquanto a feira tradicional está cada vez mais “gourmetizada”, o mercado digital fervilha com disputas agressivas entre todos aqueles que têm um produto para oferecer.

Isso vai muito além dos varejistas e atacadistas, mas alcança a variedade de marketplaces, meios de pagamento, plataformas de divulgação etc.

Com tanto esforço para vender, muitos se esquecem de fazer o principal: gerenciar.

Mas como gerenciar tantas fontes de venda? Se você vive essa realidade, você sabe a infinidade de variações que existem nesse meio.

Cada marketplace possui sua própria taxa, cada maquininha cobra o uso de uma forma, alguns tratam com porcentagem “x”, outros cobram por uso a quantidade “y”. E controlar tudo isso se torna praticamente inviável.

Isso gera dois problemas: o primeiro, vou falar no próximo parágrafo, o segundo, no próximo tópico. Então, realmente recomendo que você leia até o final este artigo para ficar inteirado do assunto.

Primeiramente, essa falta de controle sobre as taxas de cada marketplace ou meio de pagamento pode gerar um custo a mais para você, pois podem ocorrer cobranças indevidas.

Erros na plataforma, interpretação diferente do seu produto, assumir as parcelas de uma venda sem querer… Tudo isso pode impactar no seu faturamento de forma considerável.

Além disso, por uma questão até estratégica, quando você não possui essa visão geral do seu negócio, pode perder janelas de oportunidade. Como  alcançar um faturamento “x” para obter um desconto em um determinado marketplace ou meio de pagamento.

Portanto, respondendo à pergunta deste tópico: conciliação financeira é comparar os dados fornecidos pelos marketplaces, meios de pagamento, bancos etc. com seus extratos, planilhas e tudo o que te ajuda a controlar suas finanças.

Com a conciliação financeira, ao perceber uma divergência de valores, você pode abrir uma solicitação de reembolso com a plataforma responsável.

Ao fazer isso, você garante que está recebendo o valor correto e aproveita janelas de oportunidade que podem surgir de forma estratégica.

É humanamente possível fazer a conciliação financeira?

Chegamos ao nosso segundo problema.

Como citei acima, existe uma infinidade de marketplaces, meios de pagamento, bancos etc. Como acompanhar leis, taxas, prazos para pagamento e todas as outras particularidades que cada um tem?

Existem duas formas de fazer a conciliação financeira: a manual e a automática. Pelo cenário que vivemos hoje, eu fortemente aconselho utilizar a alternativa automática.

Se você é o rei ou a rainha das planilhas e consegue fazer de forma manual, meus parabéns! Porém, eu sei da verdade. A maioria dos gestores tem pesadelos com as planilhas. Se esse é o seu caso, continue aqui comigo. Caso contrário, faça a conciliação financeira de forma manual, e você já vai diminuir e muito a chance de ter algum erro.

Mesmo com a conciliação manual, caso perceba algum erro, sempre haverá aquela dúvida se está realmente incorreto ou se você errou nos cálculos.

Através da conciliação automática, você conseguirá analisar todas as suas fontes de recebíveis em uma única tela. Por isso, é tudo muito mais rápido, mais dinâmico e você pode focar em solucionar, de fato, o problema. Veja abaixo todas as vantagens que você pode ter com a conciliação automática:

  • Mais controle das suas finanças;
  • Economia de tempo;
  • Assertividade no planejamento financeiro;
  • Maior previsibilidade na receita, entre outros.

É exatamente isto que os grandes lojistas estão fazendo: automatizando o processo de conciliação financeira, e esse fato é um dos maiores responsáveis para que continuem crescendo.

Para encerrar, reforço o alerta que faço durante todo este texto: faça a sua conciliação financeira, de preferência, de maneira automática.

O post Por que algumas empresas estão perdendo dinheiro? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Por que algumas empresas estão perdendo dinheiro?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages