Ads Top

Pagamentos instantâneos: a era do dinheiro rápido

Hoje, o dinheiro de papel está circulando cada vez menos na nossa rotina. Eu não vou decretar aqui a extinção rápida e definitiva das cédulas e das moedas, mas é fato que cada vez mais a tecnologia as empurra para escanteio.

Atualmente, os sistemas de pagamentos em tempo real estão abrindo caminho para a era do dinheiro rápido. Isso significa que as transações financeiras estão se tornando cada vez mais ágeis.

O uso de cartões, máquinas e demais tecnologias que viabilizam pagamentos mais rápidos com certeza vai gerar um significativo impacto no cotidiano não apenas das pessoas, mas também das empresas.

Por isso, neste artigo eu elenquei os principais pontos sobre os pagamentos instantâneos e como eles vêm ajudando as empresas em tempos de negócios digitais e emergentes.

O que são os sistemas de pagamentos instantâneos

Os sistemas de pagamentos instantâneos são recursos tecnológicos que possibilitam a qualquer pessoa efetuar a compra de um produto e serviço e garantir um pagamento em tempo real, seguro e rápido.

O mais interessante é que para isso basta ter em mãos um smartphone. Desse modo, é possível viabilizar a transferência e o pagamento com um custo menor, especialmente se compararmos com os já conhecidos TED e DOC.

Por causa disso, com um sistema instantâneo de pagamento, o dinheiro cairá na conta do recebedor em questão de minutos. Ou seja, as transações financeiras se tornam mais rápidas.

Portanto, diante de tal agilidade, não é difícil aferir que os métodos antigos de pagamento encontraram pela frente um adversário forte.

O Pix é o nome do momento quando se fala de pagamentos em tempo real. Ele chegou recentemente em solo brasileiro e já é utilizado por várias pessoas. O Pix é um sistema eletrônico capaz de conectar todas as contas bancárias, sendo bancos tradicionais ou digitais.

Antes, quando se falava em transferência financeira, o processo poderia levar um dia inteiro. Por meio do Pix, ela pode ser feita em apenas três segundos.

Dinheiro fácil & setor financeiro & sociedade

Velocidade nas transferências, pagamento instantâneo, tudo feito de forma intuitiva e simples. Essas características apenas reforçam o quanto essas tecnologias são importantes para o dia a dia nas instituições financeiras.

As transferências feitas de forma rápida e segura agilizam os serviços prestados pelas agências bancárias. Isso as torna mais competitivas e relevantes no cotidiano dos seus clientes.

As instituições financeiras que mais investirem nessas novidades com certeza irão se destacar entre os concorrentes. Em resumo, ele também é importante para o marketing digital.

Eu destaco também as vantagens que o pagamento em tempo real traz para a sociedade como um todo. Pois ela proporciona mais inclusão, permitindo que mais pessoas tenham condições de realizar compras de forma rápida.

Pagamentos instantâneos e o marketing digital

Experiência do usuário

O atendimento de qualidade é um artigo valioso para qualquer gestor de um negócio. Atender bem é garantir os clientes cada vez mais perto. E na era digital o atendimento bem feito leva em conta a experiência do usuário.

Quanto melhor for a experiência proporcionada nos canais digitais para interagir com os clientes, melhor está sendo realizado esse atendimento.

Nesse aspecto, eu tenho certeza de que os pagamentos instantâneos por meio do Pix são uma maneira de trazer melhorias para a experiência do usuário. A velocidade na transação financeira agiliza e facilita as ações dos clientes.

Eles se sentem mais estimulados a comprarem sabendo que o pagamento será feito via uma tecnologia rápida e segura.

Para você ter uma ideia, o Pix já se tornou o segundo método mais usado para compra de produtos nos e-commerces que fizeram a implementação. Ele perde apenas para o boleto.

Imagine poder realizar um pagamento instantâneo sem se preocupar se aquela instituição aceita Visa, Mastercard, Elo ou outra bandeira. Pois então, o Pix traz essa vantagem.

Brand marketing

Eu mencionei mais acima o quanto os pagamentos em tempo real são importantes para melhorar a experiência do usuário. Sendo assim, com clientes mais satisfeitos, eles também auxiliam a gerenciar melhor a marca.

Ao conectar a sua marca com uma tecnologia que proporciona a inclusão e facilita as transações financeiras, você confere mais destaque para ela. Ou seja, você está indo na direção correta para a digitalização do seu negócio.

Dessa forma, consegue entregar uma experiência melhor para o consumidor e ao mesmo tempo trabalha o brand marketing.

Você posiciona a sua marca como uma marca que evolui e está preocupada com essa experiência fornecida na jornada de compra.

A era do dinheiro digital e rápido está aí

O dinheiro aos poucos se torna algo cada vez mais atrelado à tecnologia. Os benefícios disso são vários. Basta os gestores ficarem antenados com as novidades e, assim, proporcionarem o atendimento rápido que os clientes tanto prezam.

Por isso, acredito que a tecnologia dos pagamentos instantâneos é tão relevante, inclusive para o marketing digital, servindo como uma grande aliada. Além disso, contribui para a melhora de resultados de todas as empresas e marcas que souberem utilizá-la.

O post Pagamentos instantâneos: a era do dinheiro rápido apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Pagamentos instantâneos: a era do dinheiro rápido. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.