Conheça as principais dúvidas do e-commerce sobre logística

Ao mesmo tempo em que o comércio eletrônico atinge recordes e níveis jamais vistos no Brasil, com direito a faturamento de R$ 87,4 bilhões e crescimento de 41% em 2020 (a maior alta em 13 anos, segundo relatório Webshoppers, da Ebit/Nielsen), uma preocupação dos gestores de e-commerce do país também cresce: a logística.

Fazer os pedidos se deslocarem pelo país de um lugar a outro realmente não é tarefa simples. Exige que diferentes serviços estejam sincronizados para operarem de forma conjunta e, assim, entregarem os resultados esperados. Natural, portanto, que os profissionais do varejo online tenham várias dúvidas rondando suas cabeças. Mas quais são elas? Conheça os principais questionamentos que sempre envolvem a logística:

1 – Correios ou transportadora?

A resposta depende do tamanho e dos objetivos do negócio. Lojas pequenas e/ou em início de operação podem escolher os Correios graças ao custo obrigatório com a cota mínima de contrato. Conforme o volume aumenta e fica mais difícil gerenciar uma quantidade maior de pedidos, é recomendado contratar transportadoras privadas, que chegam a ter preço e prazo mais competitivos. O importante, contudo, é tentar diversificar os tipos de entregas com diferentes parceiros e modais.

2 – Qual é o melhor tipo de frete?

Para e-commerce, o mais recomendado é o CIF, sigla para “custo, seguro e frete”. Nessa modalidade, o pagamento é feito na origem, e o vendedor fica responsável pelos riscos e custos do transporte até a entrega. Por conta disso, é uma modalidade bastante popular em negócios B2C, ou seja, com vendas ao consumidor final, ou com alto volume de remessas para clientes diferentes. Nele, o cliente final paga a mercadoria e o frete de uma só vez.

3 – Devo terceirizar a logística? Em qual momento?

Não existe um momento adequado, uma vez que depende de cada estratégia do negócio. Geralmente, lojas menores ou que estão começando decidem terceirizar a operação logística rapidamente por conta do investimento mais baixo e até pela facilidade na gestão dos transportes. Contudo, há empresas maiores que buscam montar uma frota própria para ter controle nos custos e na operação, criando estratégias para economizar nessa área. Entretanto, é preciso ter em mente que isso exige outros recursos, como espaço físico, profissionais e sistema para manter tudo em funcionamento.

4 – Como evitar as devoluções de produtos?

Não há nada mais frustrante no e-commerce do que enviar o pedido e ele retornar. Um dos principais motivos é justamente o endereço incorreto do cliente – o que demonstra uma falha no cadastro dele e sua necessária atualização. Disponibilizar o rastreio e mantê-lo atualizado permite que o cliente esteja ciente de quando sua mercadoria irá chegar. Dessa forma, ele poderá se programar para recebê-la, evitando a devolução por ausência do destinatário. Outra situação que minimiza as devoluções é a integralidade do pedido, tanto na montagem correta da embalagem quanto na conservação do produto em si, principalmente durante o transporte.

5 – Como a empresa de logística pode atender à demanda?

Quem pensa que empresa logística se resume apenas à transportadora se engana. Por trás de todo esse processo, há o cumprimento de diferentes etapas que, a princípio, até parecem simples, mas depois se revelam complexas. Entre os principais serviços estão coleta de cargas, transporte dedicado, crossdocking, movimentação e armazenagem, gestão de transporte, entre outros. É preciso integrar esses diferentes serviços e ações para conseguir chegar ao resultado esperado.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Conheça as principais dúvidas do e-commerce sobre logística. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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