A importância de ser uma empresa multicanal

Não é mais segredo que os brasileiros mudaram seu hábito de consumo, muito por conta da pandemia. Isso acelerou a digitalização do comércio. No primeiro semestre de 2021, houve uma alta de 74,4% nas vendas online se comparado com o mesmo período de 2020.

Mas muitos empreendedores, principalmente os que iniciaram essa jornada há poucos meses, estão batendo cabeça e deixando de extrair o potencial que a Internet oferece.

Multicanais

É importante que os lojistas entendam que o online é um canal muito importante para as vendas e a comunicação com o consumidor. E quem estiver fora dele logo ficará para trás. Porém, é um meio complementar. A transformação digital não é estar no online, mas sim estar em todos os lugares em que o seu cliente está. Isso engloba loja física, site, WhatsApp, redes sociais, telefone, e-mail etc.

Uma loja multicanal é aquela que usa diferentes canais para impactar, se comunicar, vender e atender o seu usuário. Por exemplo, digamos que você tem uma loja de construção de bairro: para ser multiplataforma, você pode utilizar o Instagram para compartilhar ofertas, o WhatsApp para atender e tirar dúvidas sobre promoções, concluir a venda na loja física e fazer um post no site sobre “Os principais erros que as pessoas cometem ao pintar uma parede”.

Entende como você utiliza diferentes meios para não só vender, mas também para se relacionar, informar e fidelizar o consumidor?

Vender através da Internet

Um equívoco bem comum para quem é novo no digital é achar que, para ingressar no online, você precisa obrigatoriamente construir um e-commerce próprio logo de cara ou entrar em um marketplace.

É importante reforçar – principalmente para quem está iniciando essa trajetória – que você não tem que vender na Internet, mas sim utilizar a Internet como meio para vender seus produtos ou serviços.

Alguns exemplos

Por exemplo, se você tem uma loja de artigos usados bem-sucedida em determinada região, não precisa construir um e-commerce para vender seus produtos. Isso porque seu PDV já tem uma certa consolidação no bairro.

Você pode investir em anúncios do Facebook Ads para gerar campanhas no Facebook ou no Instagram de usuários que residem próximo ao seu comércio, por meio de geolocalização, para atrair mais pessoas para seu ponto de venda.

Outra opção é utilizar sua base de clientes, que já compraram no seu comércio, para fazer um remarketing por meio do e-mail ou redes sociais. Você pode oferecer descontos, destacar produtos em promoções, disponibilizar frete grátis, entre outros benefícios.

Às vezes, uma empresa tem um perfil no Instagram com aproximadamente de 3k a 8k seguidores, o que não é muito. Mas ele foi construído organicamente ao longo de anos, e não utiliza aquela base com grande potencial para gerar mais vendas.

Segundo dados da CX Trends 2021, 28% das empresas brasileiras investiram nos canais digitais neste ano e outras 22% aderiram às vendas através do WhatsApp.

Também é preciso enxergar a mudança de comportamento do consumidor: 46% dos usuários entendem que o delivery foi um fator de mudança, muito por conta da pandemia, favorável à sua experiência de compra.

Digitalizar sua loja é fundamental não só para vender mais, mas para a sua sobrevivência.

Porém, é necessário preparar terreno, entender os hábitos de consumo do seu público-alvo, analisar os canais de vendas mais assertivos para sua loja, preparar sua equipe para as novas tecnologias e oferecer uma experiência 360 para o usuário, pois isso vai garantir não somente a venda pontual, mas a recorrência da sua clientela.

 

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre A importância de ser uma empresa multicanal. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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