Plataforma de atendimento e a integração de processos no e-commerce

Um grande ponto positivo da tecnologia é a facilidade para integração entre todas as ferramentas disponíveis.

Isso garante que sua equipe seja mais produtiva e que sua operação, seja mais assertiva e eficiente.

Atendente oriental sorrindo utilizando um headset
Utilizar uma plataforma de atendimento integrado ao negócio pode gerar uma boa experiência ao seu cliente.

Uma plataforma de atendimento consegue integrar com outros processos e ferramentas, trazendo vários benefícios para o seu e-commerce.

Vou te contar melhor sobre como isso pode ser feito e quais os impactos para o seu negócio.

Quais processos integrar na plataforma de atendimento

Uma plataforma de atendimento pode ser integrada a vários outros processos e ferramentas. Isso gera uma otimização da sua operação e também oferece uma boa experiência ao seu cliente. Vou mostrar alguns exemplos de integrações possíveis.

Gestão financeira

O seu e-commerce pode integrar a plataforma de atendimento a um sistema de gestão financeira. Dessa forma, o cliente consegue solicitar nota fiscal, 2ª via de boletos, informações sobre pendências financeiras, etc.

Assim, você oferece uma experiência positiva ao seu cliente, que não precisará buscar outras formas de atendimento e terá um retorno rápido, e otimiza a produtividade da sua equipe. Além disso, garante que nenhum cliente deixará de pagar algum pedido por falta de informações.

Vendas e marketing

Você pode integrar a sua plataforma de atendimento com algum CRM ou ERP. Com isso, caso o seu e-commerce tenha alguns produtos mais complexos ou caso o cliente tenha alguma dúvida, a solicitação pode cair diretamente para a equipe de vendas realizar a tratativa mais adequada.

Dessa forma, o cliente tem um retorno mais ágil e você não corre o risco de perder nenhuma venda.

Você também pode disponibilizar o seu canal de atendimento em suas campanhas de marketing, e-mail marketing, redes sociais e no seu site. Ou seja, sempre que algum cliente tiver alguma dúvida, ele consegue entrar em contato de forma rápida e ter o retorno em tempo satisfatório.

Outra forma também, é integrar sua plataforma de atendimento com ferramentas de automação de marketing. Com essa integração, qualquer interação que seu possível cliente fizer pelos canais de atendimento já irá para sua base de relacionamento de marketing para envio de novas comunicações e promoções.

Recursos humanos

Você também pode usar a plataforma de atendimento para comunicação interna, integrada aos sistemas de pontos — por exemplo, onde o colaborador pode consultar banco de horas, saldo, pendências, etc.

Isso garante uma boa experiência interna, que indiretamente, irá refletir nos seus clientes externos.

Como fazer a integração

Normalmente a integração da plataforma de atendimento a outras ferramentas é feita através de APIs Neste caso, funcionam como pontes que ligam uma ferramenta à outra levando as informações e dados.

O seu fornecedor, conseguirá fazer essa integração e também te dará os direcionamentos necessários para fazer isso acontecer sem falhas.

Porque integrar uma ferramenta de atendimento

Essas integrações trazem vários benefícios para a sua operação, mas separemos aqui alguns principais.

Satisfação do cliente

Com sua plataforma de atendimento integrada a outros processos, você garante um retorno mais ágil ao seu cliente. Lembro que pode ser para questões de dúvidas, problemas na compra, solicitações de outros serviços, etc.

Agilidade

O principal ganho, tanto para o cliente, quanto para o seu e-commerce é a agilidade. Afinal, as informações vão fluir de forma mais dinâmica, até mesmo para o cliente.

Produtividade

Sua equipe poderá focar em outras atividades mais estratégicas, pois agora a plataforma de atendimento estará realizando ações mais simples como o envio de um boleto.

A plataforma de atendimento representa inúmeros benefícios para sua empresa. Quando integrada a outras ferramentas e processos, ela otimiza toda a sua operação. Por isso, não perca mais tempo e invista nessa tecnologia. Ela irá te ajudar a fortalecer o relacionamento com o seu cliente e a organizar seus processos internos.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Plataforma de atendimento e a integração de processos no e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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