E-commerce no Instagram: 7 dicas para vender na plataforma

Comprar pelas redes sociais é algo cada vez mais comum para os consumidores brasileiros. Se você tem um e-commerce, veja dicas para vender no Instagram.

O Instagram é um dos aplicativos mais acessados do Brasil e do mundo e é nele que muitas empresas realizam negócios. Se você tem um e-commerce, precisa conhecer algumas dicas para vender na plataforma.

A maioria das dicas são conselhos básicos, pequenas adaptações que podem ser feitas rapidamente e que possibilitam que o perfil da sua empresa seja exibido para mais pessoas, o que pode ser convertido em mais vendas.

São 7 dicas para vender na plataforma, que você pode colocar em prática hoje mesmo e construir um e-commerce de sucesso no Instagram!

1 – Comece pela bio

A bio é uma área presente no perfil de todos os usuários do Instagram, onde é possível inserir informações pessoais ou, no caso de um e-commerce, dados sobre o negócio.

O primeiro ajuste que você deve fazer está na bio, colocando informações sobre o que você vende, endereço físico (se houver), método de contato e o site do seu e-commerce.

Aproveite para usar emojis, para deixar a bio mais divertida e atraente para os potenciais clientes.

2 – Inove no formato de publicação

É muito comum que os e-commerces façam fotos dos produtos ou serviços e utilizem o feed para apresentar esses itens. Mas que tal inovar na publicação?

Ao invés de contar somente com fotos, uma dica é alternar imagens com vídeos. Nesses vídeos, você pode apresentar um produto com mais detalhes, inserir legendas e colocar efeitos para deixar tudo mais atrativo.

E você não precisa ter um grande conhecimento no assunto! A plataforma online de edição de vídeo InVideo, por exemplo, permite a produção de conteúdo de uma forma simples, sem precisar baixar nada.

Imagem: InVideo

Na prática, significa dizer que você só precisa acessar o InVideo, carregar suas imagens ou vídeos, e montar uma produção. Existem modelos prontos para personalizar, que deixam todo o processo mais simples.

3 – Use CTAs nas fotos e nos stories

CTA é a sigla de Call-to-Action, um termo em inglês que pode ser traduzido como chamada à ação.
Quando você fizer publicações, seja no feed ou no story, lembre-se de colocar um CTA, convidando os seguidores a conhecerem um produto ou o seu e-commerce.

Mas antes de colocar CTA em todas as publicações, analise se um post combina com uma chamada à ação.

4 – Coloque hashtags nas suas publicações

Você já deve ter visto hashtags em algumas publicações. Elas funcionam como ferramentas de indexação, onde posts que usam determinadas hashtags são apresentados em conjunto.

Para os negócios, as hashtags permitem alcançar mais usuários, que podem pesquisar uma tag e acabar “caindo” na sua publicação.

Assim, na hora de configurar um post, não se esqueça de incluir hashtags. Mas cuidado! Opte por aquelas que realmente tem a ver com o produto ou serviço.

5 – Compartilhe os bastidores

O Instagram é uma ótima plataforma para apresentar seus produtos ou serviços, mas isso não significa que você só deve publicar esse tipo de conteúdo.

De fato, cada vez mais, as pessoas se conectam com marcas por publicações que mostram os “bastidores” de um negócio.

Por isso, a dica é utilizar os stories para mostrar um pouco do que acontece no dia a dia da empresa, como uma forma de se aproximar do público-alvo.

6 – Use os recursos disponíveis

Toda plataforma que traz atualizações para seus usuários tem como objetivo incentivar o uso desses recursos.

Significa dizer que, cada vez que o Instagram lança uma nova ferramenta (como a caixa de perguntas ou a enquete), você deve fazer o uso do recurso.

Isso faz com que o Instagram entenda que você está colaborando com a plataforma, ampliando o alcance das suas publicações.

7 – Invista na produção de vídeos

Recentemente, o chefe do Instagram gravou um IGTV declarando que a plataforma não é mais voltada para o compartilhamento de fotos. Agora, o app foca no conteúdo em vídeo.

A declaração aconteceu após uma série de pesquisas na plataforma, que identificou que a maioria dos usuários acessam o app como meio de entretenimento, e não de compartilhamento de imagens, como acontecia antigamente.

Assim, a tendência é que o Instagram dê mais visibilidade para os vídeos. Uma ótima oportunidade para você investir em stories, reels e no próprio IGTV.

Vendendo pelo Instagram

Imagem de abertura do Instagram no smartphone
Imagem: Freepik

Com a popularização das redes sociais, vender pela internet ficou mais fácil, já que existem diferentes oportunidades para divulgar serviços e produtos.

Hoje, o Instagram permite a criação de contas comerciais e, em alguns casos, é possível comercializar dentro do próprio app.

Por isso, se você tem um e-commerce, aproveite as dicas para vender na plataforma e ampliar o seu negócio.

Usar os recursos disponíveis, especialmente os gratuitos, é uma forma inteligente de fazer sua empresa crescer.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre E-commerce no Instagram: 7 dicas para vender na plataforma. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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