Ads Top

O avanço da entrega no mesmo dia para vendedores de marketplace

Os principais marketplaces do país estão fortalecendo sua rede logística e disputando o título de entrega mais rápida entre si. Fazem isso em meio a reiterados anúncios de investimentos, que são mais robustos ano após ano.

Todas as empresas anunciam que a maior parte dos pedidos tem entrega no mesmo dia, ou em no máximo 24 horas após a compra. Mas, a verdade é que estes números são recortados e, na grande maioria dos casos, não retrata a realidade. Digo isso principalmente se olharmos a operação como um todo, incluindo o marketplace (3P).

Imagem de uma tecla de computador com o desenho de um caminhão de entregas
Apesar de muitos marketplaces afirmarem entregar produtos no mesmo dia, a verdade não é bem assim…

Ainda assim, este cenário foi se alterando ao longo de 2020. Agora, na metade de 2021, temos ainda mais novidades sobre a entrega no mesmo dia para vendedores de marketplace.

Em 2020 a B2W acelerou a entrega no mesmo dia, com a criação do Entrega na Vizinhança e o Retire na Loja. O primeiro, suportado pelo Ame Flash (aplicativo criado para conectar entregadores e lojas), oferece entrega em 3 horas após a compra, num raio de abrangência pré-determinado. Já o Mercado Livre expandiu a área de atuação do Flex — serviço que oferece entrega no mesmo dia — para toda região metropolitana de São Paulo. Em 2021, portanto, continuamos com novidades na modalidade de entrega same day, como eu mostro a seguir.

Entrega no mesmo dia Magalu

O Magazine Luiza anunciou neste mês de junho o programa de Entrega no mesmo dia, batizado de Entrega Local. Neste caso, está disponível para sellers que utilizam o Magalu Entregas (na modalidade Correios) ou logística própria. A previsão de disponibilidade para vendedores que estão na chamada Malha Magalu — aquela que utiliza a própria rede de entrega do Magazine Luiza, incluindo a LogBee — é para agosto.

A opção está disponível para ativação dentro do novo portal de logística do Magazine Luiza.

Imagem da tela do sistema de entrega no mesmo dia da Magalu

Neste site é possível cadastrar a área de atuação e os valores de frete que serão cobrados dos compradores. A entrega fica por conta do vendedor de marketplace e os valores informados na tabela de frete são repassados ao seller, descontando a comissão também sob o valor deste frete. Aqui, vale uma comparação com os serviços equivalentes de Mercado Livre e B2W — que não cobram a comissão sobre estes valores de frete. Seria mais inteligente da parte do Magalu estabelecer um teto para o valor do frete, do que cobrar a comissão em cima dele, encarecendo-o ainda mais frente a concorrência…

Entrega no mesmo dia Mercado Livre

O Mercado Livre também fez um anúncio que balançou o mercado neste mês de junho. Afinal, agora todos os pedidos feitos até as 11 da manhã pelo Fulfillment, com entrega na capital ou região metropolitana dos Estados de São Paulo, Santa Catarina e Bahia, terão entrega no mesmo dia! Estes são justamente os estados onde o Mercado Livre já possui armazéns em funcionamento. Sendo assim, passa a ser uma opção adicional ao Mercado Envios Flex, que oferece entrega no mesmo dia por intermédio da logística do próprio seller.

Com essa novidade, quem usa o Full e o Flex num mesmo anúncio, passa a ter a entrega até as 11 horas via Full. E, a partir deste horário via Flex, até o horário configurado para entrega no mesmo dia (que pode ser entre meio dia e seis da tarde). Ou seja, os vendedores que utilizam o horário mínimo de corte para envio via Flex, na prática, só terão pedidos nesta modalidade entre as 11 e 12 horas. Isso obriga a todos os vendedores uma reflexão sob a viabilidade de extensão do horário de corte em Mercado Envios Flex para entregas no mesmo dia.

Falando em Mercado Envios Flex… Com o anúncio do same day para o Full, o Mercado Livre também anunciou a redução de subsídios nos valores pagos de reembolso para envios de itens acima de R$ 79 via Mercado Envios Flex. Portanto, se até 20/junho a empresa ressarcia 50% do valor do frete para ajudar os vendedores a bancarem o custo de entrega no mesmo dia com sua logística própria, a partir do dia 21 este reembolso cai para 40%.

Shopee e Via: entregas para o dia seguinte

Alguns passos atrás, a Shopee iniciou seu serviço de coletas utilizando transportadoras. A Via também começou a coletar, entregando via transportadora ou sua própria malha logística. No caso de ambas as empresas, a promessa de entrega é para o dia seguinte a pedidos em que vendedor e comprador encontram-se dentro de São Paulo ou região metropolitana. É um passo importante para agilizar as entregas do marketplace. No entanto, ainda distante da experiência já existente em Mercado Livre, B2W e, agora, Magazine Luiza.

O post O avanço da entrega no mesmo dia para vendedores de marketplace apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O avanço da entrega no mesmo dia para vendedores de marketplace. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.