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Live shopping: como aproveitar a tendência com finalização de vendas eficiente

Live shopping, live commerce, live e-commerce, shopstreaming. São vários os nomes que vêm sendo usados para uma tendência que começa a ganhar corpo no Brasil, mas já movimenta cifras bilionárias pelo mundo. A prática consiste na realização de transmissões ao vivo em que são apresentados e promovidos determinados produtos, permitindo a interação do público, a realização de perguntas, a oferta de promoções relâmpago e a implantação de inúmeras outras estratégias que estimulam o consumidor a fechar negócio na mesma hora.

O Live shopping é um modelo de vendas que surgiu de forma impressionante na China, há alguns anos. Em 2019, chegou-se a anunciar que aquele seria “o ano do livestreamer” no país, mas, com a chegada da pandemia, o alcance dessa estratégia superou todas as expectativas no ano seguinte. Dados do governo chinês mostram que a transmissão ao vivo para compras atraiu 62% dos usuários da internet do território nacional durante o primeiro trimestre de 2020. A modalidade deve movimentar cerca de 138 bilhões de dólares em 2021 segundo levantamento da iResearch.

Imagem de uma câmera em primeiro plano, gravando uma mulher comentando sobre produtos
Live Shopping e Live Commerce são tendências

No Brasil, a experiência com a realização de negócios a partir de transmissões ao vivo são muito mais recentes, mas já há experiências bem-sucedidas realizadas por grandes varejistas, além de iniciativas interessantes que começam a ser tomadas por pequenas e médias empresas.

Leia também: Live commerce: muito além do influenciador

Neste artigo, vamos falar sobre as particularidades às quais é preciso se atentar para garantir que essa estratégia tenha o melhor resultado em efetivação de vendas para que a sua empresa possa aproveitar o enorme potencial dessa modalidade.

Da live para o carrinho: 7 pontos de atenção

Para realizar uma live de vendas é preciso mais que uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Ela deve ser preparada com o mesmo cuidado que se tem ao montar o site para o e-commerce, buscando remover eventuais barreiras e facilitando o caminho até a finalização da compra. Confira algumas dicas a seguir.

Invista na estrutura da live

Você não coloca sua loja virtual em qualquer plataforma, muito menos instala sua loja física em um espaço sem cuidado, certo? Da mesma forma é importante pensar na estrutura da sua live. Garantir imagem e som de qualidade, boa conexão, cenário atrativo e um apresentador com muita desenvoltura em frente às câmeras é o primeiro passo para receber o seu consumidor.

Roteirize a jornada do cliente

É importante ter muito claro quais são os caminhos pelos quais seu cliente será conduzido. Esse trabalho começa na criação do roteiro da live e seleção dos produtos e vai até a preparação do site para que ele esteja totalmente preparado, com os itens corretos em destaque, carregamento rápido e fácil navegação. Também é importante lembrar que pode haver um aumento significativo nos acessos e a plataforma precisa estar preparada para suportar essa demanda.

Seja claro no check out

Revise sua página de check out para ter certeza de que está intuitiva, com comunicação muito clara. Nessa etapa, especialmente campos para a inserção de cupons de desconto, vouchers ou outros códigos promocionais divulgados durante a live precisam ser facilmente identificáveis. Da mesma forma, a exibição dos preços, taxas e abatimentos deve ser transparente. Também é importante checar se os parâmetros de BIN (primeiros números do cartão, que identificam a que bandeira ele pertence) estão atualizados na plataforma, evitando ruídos na comunicação com o cliente.

Facilite o pagamento

Pergunte-se se está oferecendo opções de pagamento suficientes e aderentes a todos os perfis de clientes. Afinal, foi mobilizada toda uma estrutura para atrair e convencer o consumidor durante a live, gerando nele gatilhos de urgência para que a compra seja realizada na mesma hora. Você não quer que ele faça download de um boleto para, somente dali a alguns dias, pensar se vai efetivar a compra. Tampouco quer perder essa venda porque deixou de oferecer parcelamento ou porque se esqueceu de habilitar a opção de pagamento com dois cartões, ampliando o poder de compra do seu consumidor.

O suporte ao cliente também precisa ser ao vivo

Assim como a live estimula que a compra seja feita na mesma hora, o consumidor não pode esperar para tirar eventuais dúvidas ou ser atendido caso surja qualquer dificuldade. Garanta que haja um time preparado tanto para responder aos comentários na live quanto para dar suporte aos clientes que estão navegando no e-commerce, preferencialmente via chat.

Aproveite o melhor dos dois mundos

Uma das grandes vantagens da modalidade de live shopping é unir possibilidades nativas do digital, como a compra sem sair de casa, com as vantagens da interação presencial, que ainda fazem falta para muitos consumidores. Por isso, coloque em frente às câmeras alguém que gere engajamento com o público. Pode ser um apresentador que promova essa conexão, um excelente vendedor ou um influenciador digital que passe autoridade sobre o tema ou ajude a trazer audiência qualificada para live.

Escolha a plataforma com cuidado

Quando falamos em live shopping, é possível utilizar as plataformas de transmissão tradicionais, como Youtube, Facebook e Instagram e deixar na tela links ou QR codes que direcionem para as ofertas no seu site. Também é possível contratar plataformas nativas que realizem a integração com seu e-commerce e permitam que o consumidor assista à live e realize as compras em um só lugar, sem precisar mudar de tela. Para fazer essa escolha, avalie com cuidado a experiência do cliente, faça testes e opte pela opção que oferecer uma jornada mais fluida do início ao fim, incluindo a etapa de pagamento, que é crucial para o fechamento de qualquer negócio.

O post Live shopping: como aproveitar a tendência com finalização de vendas eficiente apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Live shopping: como aproveitar a tendência com finalização de vendas eficiente. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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