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14 fatos para se atentar em uma loja virtual

Vender online é um grande desejo de muitos empreendedores, fazer um site, ter um e-commerce e estar presente nas redes sociais é algo necessário para conquistar o público hoje, mas será que todas as lojas onlines são funcionais e seguras? 

Se você também tem essa dúvida, leia esse artigo até o final e saiba quais são os principais pontos que uma loja virtual precisa ter para tornar a experiência de compra a melhor possível para o seu cliente

O que uma loja virtual precisa ter?

Com certeza, você empreendedor já deve ter se perguntado sobre o que um e-commerce precisa ter para ser um sucesso completo em vendas, e já se perguntou o que pode ser melhorado na sua loja e como isso pode ajudar o seu cliente a te encontrar no momento da compra. 

A otimização de informações é algo importante dentro de uma loja virtual, mas não é o único fator. Se atentar aos detalhes, as palavras-chave usadas e qual o tipo de público que você quer atingir também são fatos para se atentar durante a idealização do seu e-commerce e para te ajudar fizemos uma lista com 14 fatos para se atentar em uma loja virtual, focando sempre na melhor experiência para o usuário. Então, segue abaixo os principais tópicos que a sua loja virtual precisa ter:

  • Domine seu preço

Para você ter um preço competitivo, é necessário que saiba qual o valor que a sua principal concorrente trabalha. Além disso, agregar valor ao seu produto é muito importante, saber a qualidade do produto e a origem, assim você poderá passar todas essas informações de forma clara para o cliente. 

Dominar o preço também quer dizer saber precificar seus produtos com sabedoria, isso vai ajudar você a ter um lucro justo em cima de cada venda realizada. Para estabelecer este valor na sua loja virtual, você deve levar em conta coisas como: matéria-prima para produção do produto, despesas e margem de lucro. 

Todos esses fatores são muito importantes no momento de precificar, mas, além disso, você tem custos operacionais que podem ser contabilizados dependendo do produto como: luz, encargos com entregas, valores de reposição de estoque, aluguel, entre outras coisas. 

Para calcular o ideal será colocar cada um desses pontos em uma planilha, saber exatamente o valor unitário de cada produto e assim multiplicar por 100 (cem), e descobri o valor que deve ser cobrado do seu cliente por venda. 

  • Canais de Atendimento ou FAQ

Os canais de atendimento ao cliente são muito importantes para melhorar a comunicação em uma loja virtual, se atentar em ter uma assistência especializada ao cliente irá evitar muitos conflitos futuros, além de trazer mais segurança e conforto no pós venda. 

Outra forma de sanar as dúvidas do seu cliente é deixar disponível um FAQ, ou perguntas frequentes, no seu site. Assim, você irá promover o que se chama de autoatendimento. Essa é uma forma simples de sanar dúvidas comuns como: prazo de entrega, forma de pagamento, período de devolução ou processo de cancelamento. 

Canais de suporte como esses ajudam muito quando acontece algo inesperado com a mercadoria ou durante o período de compra. O uso mais comum em e-commerces são os chats online de pronto atendimento, onde o cliente é atendido na hora em ambiente virtual, em uma plataforma criada no site, ou por alguma rede social da empresa. 

Esse atendimento é fundamental, mas os grandes sites ainda disponibilizam um ícone apenas de perguntas frequentes, para deixar as respostas mais procuradas de prontidão para o cliente, passando ainda mais segurança durante a compra no seu site. 

  • Variedade de formas de pagamento

Escolher as formas de pagamento é uma questão bastante comum em um e-commerce iniciante ou em uma loja online que está se formando ainda. A forma de pagamento pode agregar algumas dúvidas no seu cliente quando não especificadas, por isso, trabalhe com mecanismos de segurança dados no seu site. 

Além disso, se atente ao seguinte fator: pagamentos em cartão são muito mais rápidos de confirmar o pagamento, porém, ainda temos pessoas que optam pelo boleto, então, tenha todas as opções disponíveis no seu ambiente virtual. 

Outras duas formas de pagamento que vem crescendo muito no ambiente virtual são as moedas virtuais e o PIX. Muitas lojas grandes e líderes no modelo e-commerce já têm essas formas de pagamento para facilitar a compra do cliente.

Essa variedade de pagamentos nos e-commerces ajudam a atender diversos públicos, pois quanto maior a variedade de formas de pagamento, mais fácil se tornará dar seguimento a compra. 

Algumas lojas ainda trabalham com métodos de pagamentos diretamente nas casas lotéricas, onde você chega com o número do pedido e pode realizar o pagamento. Essa é outra forma que traz segurança para o cliente realizar a sua compra. 

  • Arquitetura da Informação

Para você criar uma loja virtual, é necessário se atentar a experiência do seu cliente na sua loja, como pode otimizar as informações, melhorar a navegação, deixar os produtos disponíveis e como esse acesso pode ser facilitado. 

Para levar todos esses fatores em conta temos como base a arquitetura da informação, será com ela que seus produtos ficarão visíveis, organizados, apresentáveis e de fácil acesso para o seu cliente. Tudo isso faz muita diferença para que o usuário opte ou não por comprar na sua loja. 

Uma forma fácil de deixar sua loja bastante acessível é deixar o produto disponível em 3 cliques, ou seja:

1º clique: Home

2º clique: categorias disponíveis

3º clique: subcategorias disponíveis.

Parece confuso né? Mas vou te dar um exemplo para clarear, vamos supor que sua loja seja de sapatos para o público infantil e adulto, sendo para os públicos feminino e masculino. Uma cliente busca uma sandália de salto. Para que ela chegue no produto corretamente em 3 cliques basta ela fazer os seguintes passos:

1º clique: Home

2º clique: sapatos femininos

3º clique: sandálias de salto  

Neste caso, sua cliente já seria direcionada de forma simples para o seu objetivo de compra, sem precisar conhecer o site completamente antes de encontrar seu objetivo principal. Este modelo ajuda inclusive o cliente que está em qualquer outra página do site a buscar algum produto específico. 

Isso melhora a experiência do usuário e ajuda muito nas suas vendas, além de otimizar o tempo do cliente e seu processo de compra.

  • SEO

O SEO é uma das maiores dúvidas para quem tem loja virtual. As dúvidas geralmente são: como otimizar? Preciso otimizar as imagens? Quais são as palavras-chave para cada produto? Como posso deixar o meu site ainda mais interativo? 

Para todas essas situações o SEO pode ajudar, deixando seu site mais rápido para carregar, mais interativo e ainda mais acessado. Neste caso levar em conta a experiência do usuário é indispensável. 

Para ter um SEO efetivo, você deve dar atenção aos seguintes pontos: 

  • Cenário Atual
  • Análise Competitiva
  • Análises Técnicas
  • Análises de UX
  • Análises On-page
  • Análises de Autoridade e Popularidade

Tendo esses resultados em mãos é possível começar um planejamento de marketing digital focado no seu público e no mercado que você quer atingir. Assim, você conseguirá criar as melhores estratégias para chegar até o seu público de forma simples e orgânica. 

  • Tempo de Carregamento da Página

  • Uma pergunta comum é se existe um tempo médio de carregamento da página. Segundo alguns estudos no marketing digital, existe um tempo médio e ele é de 3 segundos. É um tempo pequeno e só será alcançado se o seu site atender alguns pontos. 

    1- Site responsivo

    Pode ser aberto em qualquer dispositivo e carregado de forma simples e rápida. 

    2- Plataforma para lojas online otimizada

    Isso vai ajudar muito o seu site a carregar rápido e promover uma experiência melhor para o usuário. 

    3- Hospedagem

    A hospedagem é um fator importante para que a sua loja carregue com agilidade, então opte por plataformas onde os servidores não costumam cair constantemente, podendo deixar a sua loja virtual fora do ar por muito tempo. 

    Esses pontos são muito relevantes e devem ser levados em conta para que o usuário não perca o interesse de navegar pela sua loja. Pois, quanto mais tempo demora para carregar o site, menor será o interesse do usuário pela sua loja virtual

    • Mídias Sociais

    Que as redes sociais são a melhor forma de divulgação e de vendas, isso nós não temos dúvida. A questão aqui é outra, é saber divulgar a sua loja virtual nas redes sociais, porque, divulgar seus produtos da forma correta é essencial para que o cliente se identifique com o produto e com a marca. 

    Uma forma inteligente de fazer essa divulgação é usar diferentes recursos, como: vídeos, fotos, bastidores de como o trabalho é feito ou da produção. Tudo isso irá despertar o interesse do seu cliente em saber qual o produto que a sua empresa trabalha. 

    Despertar o interesse do seu público deve ser visto como prioridade para você, pois sem o interesse, a venda não pode ser realizada. Por isso, invista em boas imagens, bons vídeos, textos envolventes na legenda e que expliquem exatamente o que sua empresa e produto oferecem. 

    • Produtos Relacionados

    Tenho certeza que você já entrou em uma loja virtual onde está vendo algum produto e logo abaixo tem uma relação de produtos que são relacionados ao que você está buscando ou produtos que podem ser comprados juntos. 

    Esses produtos relacionados são uma excelente forma de você comercializar não apenas o que o cliente já está disposto a adquirir, mas outros produtos que podem complementar as funcionalidades deste produto ou itens adicionais que executam funções similares. 

    Isso ajuda a aumentar o ticket médio de vendas da loja e pode ajudar o cliente a optar por comprar mais de uma solução dentro de apenas uma venda. 

    • Descrição do Produto

    Sabemos que descrever produtos não é uma tarefa fácil e deve ser muito bem feita para que o cliente consiga chegar até o seu produto. Para isso não economize nas informações pertinentes, use palavras-chave que tenham a ver com o produto e com o público alvo, isso irá facilitar o cliente a encontrar cada uma das soluções disponíveis para a necessidade dele. 

    Em uma loja virtual se atentar a fazer uma descrição simples e de fácil compreensão deve ser o foco, portanto, coloque a descrição de produtos na sua lista de prioridades para se atentar.

    • Fotos dos produtos

    Tão importante quanto ter o produto em estoque é divulgar as fotos reais do produto, sempre valorizando e deixando claro os pontos fortes dele. Imagens do produto trazem mais segurança para o comprador e podem fazer toda a diferença durante a decisão de compra

    Sem contar que as imagens podem ser usadas tanto na loja virtual quanto nas redes sociais, investir em imagens que tenham afinidade com o ponto de vista da marca também podem fazer toda a diferença. 

    Um exemplo é uma empresa que trabalha com personalização de produtos, eles devem ter fotos inspiradoras, mas deixar claro que pode ser modificado de acordo com o cliente. Diferente de uma loja que comercializa eletrodomésticos, que pode colocar fotos que valorizem as funcionalidades do produto, mas que não podem ser modificadas.

    • Preço

    Ter o preço do produto disponível e de forma clara para a visualização do cliente é indispensável, isso proporciona mais efetividade para a compra. Ter um preço competitivo não quer dizer ser barato, quer dizer oferecer diferenciais que proporcionam uma competitividade maior no mercado. 

    Precificar corretamente o seu produto como já mencionamos acima depende de diversos fatores, por isso sempre coloque o valor do seu produto contabilizando desde a produção, até o transporte e matéria-prima para produção. 

    • Prazo de entrega

    Definir o prazo de entrega de forma antecipada mostrando para o cliente diferentes formas de entrega e com vários prazos é uma opção bastante interessante para fazer vendas fora do estado. 

    Por isso, se você quer agregar novos clientes e satisfazer a necessidade de cada um, é determinante ter diferentes prestadores deste serviço de entrega, com uma variedade grande de valores cobrados e de prazos diferenciados. 

    • Comunicação Visual da loja

    Em um mundo onde as imagens são consideradas tão importantes, é essencial estabelecer uma comunicação visual atraente com os consumidores.

    Criar uma identidade visual bem pensada para sua loja virtual e vinculá-la à sua estratégia de marketing pode aumentar suas vendas. Essa é a primeira impressão que o consumidor tem da marca. Se bem feita, vai transmitir credibilidade e atrair novos clientes.

    Nesta parte, você deve considerar a coordenação entre o layout e os produtos ou serviços disponibilizados pelo seu e-commerce. Além disso, a função do site é a mais importante. Tudo deve estar corretamente posicionado e planejado de forma a proporcionar aos compradores uma experiência agradável e prática.

    Além do próprio site, em termos de comunicação visual, também deve ser considerada a criação de versões mobile. Até porque hoje cerca de 80% da população faz suas compras pela internet por meio do celular, resultado esse apresentado por uma pesquisa divulgada pela FGV em 2019. 

    Com a vinda da pandemia a busca pelas compras online quadruplicou, ou seja, esta pode ser uma excelente estratégia para atingir todos os públicos. Levando em conta que hoje no Brasil temos cerca de 230 milhões de smartphones ativos em sites de compras. 

    • Marketing é a chance das suas Vendas

    O marketing é focado na divulgação dos seus produtos e na criação de oportunidades de vendas. Esse é um fator significativo no marketing, pois ele prepara o cliente para efetuar a venda e a conversão deste cliente deve ser feita enquanto o lead ainda está quente ou interagindo com a página. 

    Esses são fatores relevantes no processo de conversão desse lead, conhecer exatamente em qual estágio do funil ele está e quanto ele está perto de adquirir o produto pode ajudar muito na interatividade dele com a página ou com um assistente virtual para finalizar a compra. 

    Portanto, foque em divulgar seus produtos e invista em um marketing de boa qualidade para gerar cada vez mais leads, ou possíveis oportunidades de vendas. 

    Ter uma loja virtual é algo que exige bastante detalhes para que você consiga chegar até o seu cliente, se atentar aos fatos que possam contribuir para o aumento do número de acessos na sua loja e nos fatores que proporcionam uma compra mais segura e muito mais rápida para o cliente é muito importante. 

    Além disso, vale dizer que uma loja virtual necessita de monitoramento e atualizações contínuas, para que assim consiga conquistar cada vez mais clientes e realizar mais vendas. Por isso, utilize ferramentas de resultados para que você consiga saber quais são as estratégias que estão funcionando e quais não. 

    Lojas virtuais, vendas e otimização devem sempre andar juntas, pois assim o resultado sempre será o melhor possível. Lembrando que as estratégias devem ter esses pontos como base para iniciar o planejamento e assim colocá-lo em ação. 

    O post 14 fatos para se atentar em uma loja virtual apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

    Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 14 fatos para se atentar em uma loja virtual. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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