Ads Top

Segurança exponencial e tecnologia disruptiva: importantes aliadas do e-commerce

O e-commerce no Brasil chegou em 2020 à marca histórica de R$ 87 bilhões em vendas. Isso representa um crescimento de 41% em relação a 2019, segundo estudo da consultoria EBit|Nielsen. Essa expansão foi mais expressiva no primeiro semestre, principalmente no segmento B2C (Business-to-Consumer).

Outro dado interessante apresentado numa pesquisa publicada pela PwC mostra que 40% dos consumidores deste mercado virtual estariam dispostos a pagar um pouco mais caro para terem suas encomendas entregues o mais rápido possível. Para isso ocorrer é fundamental entender a esteira produtiva de uma empresa do comércio eletrônico. Ela passa pelas seguintes etapas:

  • recepção do pedido na web;
  • análise financeira;
  • validação da forma de pagamento;
  • confirmação da compra;
  • produção do pedido (separação, carregamento e expedição, confirmação da entrega)
  • e, por fim, o pós-venda com a avaliação da compra para registro de melhorias e fidelização.

Orquestrado por soluções digitais

Para que esse fluxo tenha agilidade, é fundamental que as estratégias operacionais estejam regadas de soluções digitais. São elas que darão o tom necessário ao grande diferencial de preço e tempo de entrega.

Nesse sentido, posso trazer conceitos como da Logística 4.0 (baseada na aplicação dos novos recursos tecnológicos para otimização dos processos); do Big Data (responsável pelo volume de dados estruturados do consumo regionalizado); e do Machine Learning (cujos sistemas podem aprender a identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana. Neste caso, apoia ações estratégicas com segurança e gestão de riscos em planos corretivos no modelo ágil.

Já para o abastecimento de lojas e estoque avançado, deve-se considerar o conceito do Demand Driven Replenishment. Digo isso porque ele traz aumento do nível de serviço com a disponibilidade contínua dos produtos. Ou seja, oferece prazos de entrega extremamente ágeis, o que aumenta as chances de fidelização de clientes. Portanto, é preciso municiar o comércio sobre a nova tendência das lojas de rede. Na prática, envolve a transformação cada vez mais voltada a Centros de Distribuição ou mini CDs avançados.

A segurança exponencial

Somado ao cenário de tecnologias disruptivas, o conceito de segurança exponencial promove a alocação inteligente de recursos para:

  • potencializar a proteção;
  • antecipar os eventos com automação e pronta resposta às ameaças;
  • reduzir o custo total com a estrutura de segurança e gestão remota;
  • automatizar os processos e as rotinas, entre outros benefícios.

Com o e-commerce voltado a recursos tecnológicos para a otimização dos processos, é possível operar de forma inteligente, segura e automatizada — posicionando o estoque estrategicamente de maneira competitiva e entregando com preços e prazos de entregas imbatíveis. Essa é a nova realidade e se tornou um caminho sem volta. Afinal, competitividade por fatias de mercado está cada dia mais acirrada e esse crescimento tende a continuar.

Agora, resta saber quais empresas irão ganhar vantagem competitiva neste novo cenário. Isso porque, para se manter em destaque no mercado, é preciso investir na digitalização, incorporando tecnologia ao negócio e contando com apoio especializado, como a consultoria operativa. Afinal, o mercado do futuro está em construção nesse momento!

O post Segurança exponencial e tecnologia disruptiva: importantes aliadas do e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Segurança exponencial e tecnologia disruptiva: importantes aliadas do e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.