PCI Compliance no e-commerce

Com o avanço das vendas pela Internet e, consequentemente, o número de fraudes crescendo progressivamente, diversos comerciantes passaram a buscar medidas para garantir cada vez mais segurança nas transações online, com o intuito de evitar prejuízos financeiros e baixa reputação no mercado, além de fidelizar clientes.

Se a sua empresa se encontra nesse cenário e deseja oferecer uma venda segura ao consumidor, certamente ela precisa de uma certificação de PCI Compliance. Essa é uma medida que surgiu da necessidade das instituições financeiras em oferecer segurança nos pagamentos eletrônicos em seus estabelecimentos.

O que é PCI compliance?

Obrigatória para qualquer negócio de natureza online, o PCI Compliance é a principal ferramenta de segurança digital contra fraudes e violações de dados nas vendas. A sigla PCI, em inglês, significa Payment Card Industry (Padrão de Segurança de Dados) e o termo compliance quer dizer “estar em conformidade”.

O padrão que o conceito se refere trata-se de um conjunto de medidas de segurança que a empresa precisa fornecer para que o usuário do cartão tenha seus dados pessoais protegidos. Nas fraudes envolvendo dados de cartões é imprescindível mecanismos que evitem o vazamento de informações secretas. Por isso, a certificação PCI é tão importante.

Qual o seu objetivo e como funciona?

Os principais objetivos da certificação são:

  • garantir a segurança dos seus clientes;
  • proteger a rede de processamento das transações;
  • manter o sistema protegido de hackers;
  • controlar o acesso através de medidas protetivas;
  • monitorar e testar as redes com frequência;
  • Implementar uma política de segurança.

Para evitar o alto custo de adequação, bem como a responsabilidade do cumprimento das regras de PCI Compliance, muitas empresas optam por trabalhar com provedores de soluções, como gateways e intermediadores de pagamento, que estão adequados aos requisitos da certificação.

Quando todos os requisitos básicos descritos nos objetivos são seguidos corretamente, o PCI reduz significativamente o risco de vazamento de informações.

Como acontecem as fraudes com pagamentos eletrônicos?

De modo geral, as fraudes acontecem quando os hackers difundem vírus, spywares e outras ameaças virtuais para corromper softwares e ter acesso a dados restritos de pagamento, como número, validade e código de segurança do cartão de crédito dos clientes. Assim, passam a utilizar tais informações em transações criminosas.

Quais são os níveis da PCI Compliance?

Podemos dividi-la em quatro níveis simbolizados por números. A divisão entre eles é realizada de acordo com o tamanho do empreendimento. Logo, quanto maior a quantidade de transações feitas no decorrer de um ano, mais próximo do nível a empresa está. Confira os níveis a seguir:

  • 1 – mais de 6 milhões de transações por ano;
  • 2 – entre 1 e 6 milhões de transações por ano;
  • 3 – entre 20 mil e 1 milhão de transações ao ano;
  • 4 – menos de 20 mil transações ao ano.

Vale ressaltar que, em geral, os e-commerces se encontram nos níveis 3 ou 4.

Como o PCI compliance pode beneficiar um e-commerce?

Diante dos inúmeros casos de fraudes envolvendo cartões de crédito, sobretudo no ambiente on-line, os comércio eletrônicos precisam garantir eficiência ao usuário. Por isso, com o PCI compliance, o e-commerce mantém seu padrão de alta qualidade em segurança de dados, evita o pagamento de multas aplicadas pelos adquirentes e fortalece sua marca junto aos consumidores, o que resulta em mais vendas.

Os benefícios são tanto para o consumidor, que tem seus dados seguros, quanto para os comerciantes, que têm seu espaço virtual protegido e podem oferecer confiança aos seus clientes.

Portanto, como dito anteriormente, a certificação PCI Compliance é necessária para todas as empresas envolvidas em transações online que abrangem dados de cartões de crédito, embora não haja nenhuma exigência legal, considerando o armazenamento, a transmissão e o processamento dessas informações sigilosas.

O post PCI Compliance no e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre PCI Compliance no e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages