O caminho para acelerar as vendas online

A expansão dos canais de vendas no e-commerce deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade. Em linhas gerais pode parecer simples: quanto maior a presença digital em canais de venda, maior as chances de venda e sucesso do negócio. Porém, é sempre importante lembrar que vender em diversos canais ao mesmo tempo, assim como uma oportunidade é também um grande desafio para o empreendedor. Fica a pergunta: como acelerar as vendas online?

Neste artigo, vamos abordar como conectar as vendas da loja online e marketplace para vender mais, fazendo uma gestão unificada para o processo fluir e escalonar a capacidade de vendas do seu negócio. Confira!

Conexão entre os canais de venda para vender mais

Quando falamos em como a organização da gestão é fundamental para vender em diversos canais de venda, é pelo motivo de que se faltar controle de estoque, atrasos nas entregas, dificuldade para faturar pedidos ou identificar pagamentos, isso são problemas que vão atrapalhar o crescimento do seu negócio online. Por isso, organizar os processos de gestão através de um ERP é o primeiro passo.

Canais de venda online como loja virtual e marketplaces, em estratégia combinada, conferem maior oportunidades de vendas online. Quanto maior a visibilidade que o seu produto alcança por meio de marketplaces, o seu negócio acessa um público específico do canal e assim acontece com todos os marketplaces dos quais você estiver integrando suas vendas.

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Para que o processo ocorra de forma fluida, é preciso conectar as vendas através de um sistema de gestão unificado, sempre visando a melhora da experiência do consumidor e claro, acelerar as vendas.

Quando a empresa conta com um ERP integrado para as vendas através de marketplaces, o lojista passa a vender mais, já que mantém a operação sob controle e faz os processos de importação de pedidos, emissão de notas, envio de código de rastreio de forma automatizada, sem que alguma falha prejudique a experiência do consumidor.

Como funciona o processo de venda online?

Antes de tudo é preciso entender que a venda online inicia a jornada de consumo do cliente, por isso, cada passo é muito importante. O produto já está em estoque e a partir disso, alguns passos acontecem até a venda ser entregue.

  • Entrada do pedido:

    Nesta etapa o lojista monitora manualmente todos os seus canais de venda para identificar a entrada de um pedido; 
  • Controle de Estoque:

    Assim que o pedido é feito, o sistema faz a baixa da quantidade vendida no estoque e atualiza o estoque disponível para todos os canais de venda em que aquele produto foi anunciado estejam com as unidades atualizadas; 
  • Pagamento:
  • Após a confirmação, é gerado um boleto para pagamento do cliente ou fica monitorado a conta corrente para verificar se o dinheiro daquele pedido específico já entrou, através de PIX ou cartão.

          4. Faturamento:

    Nesta etapa é onde são identificados os dados do cliente e é feita a emissão da nota fiscal eletrônica, considerando todos os impostos e tributos que incidem. Após isso ela é enviada ao cliente;

           5. Embalagem e despacho:

    Com todas as etapas concluídas é momento de embalar o item vendido, verificar a forma de envio e inserir as etiquetas necessárias, que também são feitas de forma automatizada. É importante conferir se está dentro do padrão estabelecido pela empresa de logística contratada para que o produto seja enviado ao cliente.

    Rastreamento:

    Apesar de não ser obrigatório, oferecer o código de rastreamento do produto ao consumidor é muito importante e, eleva a confiança e a experiência com a loja.

    Tecnologia à favor do lojista 

    O caminho da venda online é composto por passos importantes e que se estiverem automatizados auxiliam a fidelização do cliente. Se utilizar de ferramentas de tecnologia para vender mais no e-commerce é certamente uma atitude que faz com que o lojista tenha um trabalho mais assertivo e completo. Desta forma também acaba se beneficiando da otimização de tempo em processos burocráticos e repetitivos, e passa a pensar em mais estratégias para vender mais.

    Para acelerar as vendas online, escalar o seu negócio e atingir novos clientes é preciso entender os objetivos do negócio, ir ao encontro do consumidor em canais variados como marketplaces a fim de multiplicar a quantidade de canais de venda e, junto com eles, as chances de vender mais. Não existe fórmula mágica, para criar uma presença virtual forte é preciso ser visto, realizar vendas e fidelizar clientes, oferecendo sempre uma experiência de compra completa e sem falhas gerenciais.

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    Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O caminho para acelerar as vendas online. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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