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Clube de assinaturas: o que é e como aplicar no seu e-commerce

Os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes em seus processos de aquisição de produtos e serviços. Isso significa um verdadeiro desafio para as empresas que precisam repensar a jornada de compra, de forma que ofereçam cada vez mais experiências significativas em cada etapa do fluxo. Assim, surgem diferentes soluções e uma delas se traduziu nos chamados Clubes de Assinatura.

Os clubes de assinatura, diferente do varejo comum, são um segmento que visa proporcionar uma experiência de compra personalizada, unindo comodidade, conforto e exclusividade. Embora seja uma modalidade de negócio pouco explorada ainda, estima-se que no Brasil movimenta aproximadamente R$1 bilhão por ano.

Reuni a seguir algumas estratégias que podem ser empregadas ainda esse ano, uma vez que a tendência de crescimento é enorme.

Como funciona um clube de assinaturas e como implementar

A verdadeira inovação por trás de um modelo de negócio que aparenta ser tão simples está no fato de atrair um público mais segmentado e fiel. Afinal, o clube de assinatura estimula o engajamento do usuário, seja através de campanhas, benefícios, compartilhamento de conteúdo, levando ele à compra recorrente de algum produto ou serviço. Além disso, um cliente fiel te oferece diversas informações que ao serem compiladas, por exemplo utilizando-se de um CRM, representam insumos importantes para a definição de outras estratégias de vendas e comunicação da marca.

A compra se dá através de planos de assinatura que podem ser mensais, semestrais ou anuais. Neste caso, cada um pode oferecer uma vantagem para o consumidor, seja em desconto ou na curadoria de itens. Além disso, toda a comodidade de comprar e receber os produtos sem sair de casa.

Para implementação de um clube de assinatura, a empresa deve definir qual produto ou serviço irá oferecer para resolver alguma necessidade do seu público-alvo. Nesta etapa a pesquisa deve ser muito bem elaborada, considerando todos os prós e contras. Outra etapa importante que as empresas devem considerar é o investimento tecnológico em uma plataforma que suporte a quantidade de transações, além do pagamento recorrente.

Implementar a feature de compra recorrente significa administrar todos os agendamentos para transformá-los em pedidos no momento correto. Isso exige uma atenção maior com as integrações e também da equipe de sustentação do site — que precisa agir rapidamente para solucionar quebras, pagamentos não autorizados, etc. A diferença do fluxo normal reside no fato de que, no momento da repetição da compra, o usuário não está executando o fluxo por inteiro. Logo, se houver algum problema ele precisa ser notificado o quanto antes para garantir a entrega no tempo esperado.

Em seguida, estabeleça os planos de assinatura e o preço, sempre prezando pela facilidade e flexibilidade, garantindo que seja atrativo e o cliente não fique com dúvidas no momento da aquisição. Com essas informações, já é possível planejar todo o seu processo logístico, seja o gerenciamento do estoque até a contratação dos transportadores parceiros mais adequados.

Principais benefícios dos clubes de assinatura

Como existem diversas possibilidades de clubes de assinatura, abordarei alguns dos seus benefícios de acordo com o produto ou serviço ofertado e que te ajudarão a trazer insights para o seu próprio negócio.

Alimentos e Bebidas

A categoria abrange desde produtos veganos, feira semanal até bebidas artesanais. A principal vantagem está na economia, pois a aquisição recorrente permite que sejam ofertados bons descontos nos itens. Nesse tipo é muito comum que o cliente ajuste a demanda de acordo com as suas necessidades. Portanto, as opções de planos costumam ser maiores e também podem estar associadas à alguma experiência personalizada — como um programa de alimentação saudável, gourmet ou mesmo experimentar produtos importados.

Produtos para pets

E quem disse que os animais de estimação ficariam de fora? Já existem no mercado diversas opções, que vão desde a assinatura de produtos básicos (como ração), até mesmo caixas personalizadas que todo mês trazem petiscos e brinquedos especiais para os pets.

Livros

Aqui as empresas investem em uma curadoria muito bem planejada. No caso, exploram obras muitas vezes inéditas no Brasil, aliando com brindes exclusivos e colecionáveis para os seus clientes.

Box Surpresa

Com uma estratégia um tanto inusitada, nesta modalidade os clientes adquirem produtos sem saber exatamente do que se trata. A grande sacada está em escolher uma temática que seja atrativa para o seu público-alvo e selecionar produtos que eles não encontrariam facilmente. Consequentemente isso torna a aquisição muito mais interessante, ainda mais para pessoas que curtem os tão populares vídeos de unboxing.

Para as empresas, um dos principais benefícios certamente é estreitar os laços com os seus consumidores, garantindo uma maior fidelização. Além disso, proporciona um melhor controle e rodagem do estoque de produtos, que talvez não tivessem tanta procura ou visibilidade. Por isso, os clubes de assinatura são financeiramente vantajosos para as empresas também. Afinal, exigem baixo investimento e são escaláveis, uma vez que sempre se pode captar mais assinaturas.

Você já parou para pensar quais ações a sua loja pode aproveitar do conceito para fazer parte dessa fatia de mercado tão promissora?

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Clube de assinaturas: o que é e como aplicar no seu e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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