Você confere as taxas cobradas pelos marketplaces?

No mundo dominado pela pandemia global da Covid-19 e suas consequências, muitas empresas se viram obrigadas a iniciar ou reforçar sua atuação no comércio online.

O foco no meio online cresceu de maneira exponencial e, com o aumento da demanda pelo consumidor, muitos donos de negócio e gestores se viram focados em controlar as operações das empresas da melhor maneira possível.

No entanto, um detalhe que deve ser levado em consideração para quem atua em diferentes marketplaces são as taxas cobradas pelos mesmos.

Como a conferência de taxas ajuda uma empresa?

Para potencializar vendas, uma estratégia que muitas empresas adotam é atuar em vários marketplaces. Aliás, gosto de destacar que os marketplaces abrem grandes portas e são uma enorme vitrine para os lojistas.

Porém, isso também abre margem para uma possibilidade grande de divergências de informações relacionadas aos custos de operação do lojista em cada plataforma. E juntamente com essas divergências, vem também a possibilidade de prejuízo caso o lojista não tenha as informações corretas.

Sempre que uma venda é realizada, o Marketplace debita o valor de comissão quando repassa o pagamento referente àquele produto ao lojista. Sendo assim, cada Marketplace possui suas particularidades relacionadas às regras e taxas cobradas, e o processo de conciliação financeira é uma prática que ajuda muitos lojistas a manter o controle destes valores.

Através da checagem de dados, é possível identificar divergências nas informações derivadas de cada marketplace. Além do controle de informações relacionadas a cada venda, o lojista consegue também ter uma visão real de seu lucro, comissões, repasses nos respectivos marketplaces.

Essa prática é uma grande ferramenta para ajudar na gestão de um e-commerce, pois contribui para que a empresa realize um bom planejamento de estratégias e metas.

Qual o papel da conciliação nisso tudo?

Como citei anteriormente, a conciliação financeira é uma prática que ajuda as empresas a manter o controle de informações relacionadas a vendas. Essa prática se trata da checagem de informações derivadas dos marketplaces — permite identificar divergências relacionadas aos mesmos.

Com a implementação da conciliação no cotidiano de um e-commerce, você consegue comparar detalhadamente dados sobre taxas, descontos, repasses, dados de previsão e recebimento, além de muitas outras informações relevantes à sua operação.

Recomendo que esse processo seja realizado periodicamente no seu negócio. Além disso, a análise dos dados trazidos pela conciliação financeira ajuda na tomada de decisões importantes dentro da organização.

Através dela, você pode otimizar a resolução de problemas relacionados às divergências, ajuda no planejamento de estratégias para a empresa e também na definição de metas que condizem com a situação real da empresa.

Dessa forma, a saúde financeira da operação fica na palma da sua mão, e suas decisões relacionadas ao financeiro ficam mais certeiras e objetivas.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Você confere as taxas cobradas pelos marketplaces?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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