Plataformas SaaS e OpenSource: qual a melhor opção?

Se você já vende online e está pensando em abrir sua loja virtual, com certeza já acabou esbarando nesse questionamento: é melhor escolher uma plataforma SaaS ou uma OpenSource?

Antes de mais nada, é importante saber a diferença entre elas. Porém, já adianto que não existe uma resposta pronta para essa pergunta. A escolha deve ser relacionada com as necessidades e realidade de seu negócio online.

O que é uma plataforma de e-commerce?

Basicamente, plataforma de e-commerce é um sistema que permite a criação de uma loja virtual e que também realiza o gerenciamento de seus produtos. Algumas delas vão além, oferecendo integrações e gestão completa do negócio (incluindo estoque de loja física, se houver).

Porém, existem dois modelos principais de plataforma. Essas opções sempre deixam os empreendedores em dúvida. Vou esclarecer os principais pontos de divergência entre a SaaS e a OpenSource.

Plataforma SaaS

O objetivo da plataforma SaaS é simples: proporcionar um ambiente completo com recursos e ferramentas para a criação de uma loja virtual.

A SaaS, a grosso modo, funciona como um aluguel. Você paga mensalmente ou porcentagem por produto vendido, e pode utilizar todo o ambiente para criar sua loja e potencializar suas vendas online.

Dessa forma, existe um sistema pré-pronto, onde não há necessidade de mexer no código da loja. Você acessará apenas o painel de administrador e fará alterações visuais.

A SaaS mantém sempre seu código atualizado em relação às atualizações do Google. Além de acompanhar as tendências de mercado. Nem precisar que você se preocupe com esses pontos e mantém sua loja sempre em alta.

Mesmo que não haja necessidade de mexer no código da loja, algumas alterações podem ser feitas. Porém, é essencial que qualquer alteração no código seja feita por um profissional de desenvolvimento.

Assim, a plataforma SaaS oferece todos os recursos necessários para vendas online, sem precisar de alguém com conhecimento em desenvolvimento para tocar o projeto.

Plataforma OpenSource

A plataforma OpenSource é, basicamente, uma plataforma de código aberto.

Isso significa que o desenvolvimento da estrutura precisará ser construído do zero. Ou seja, o que é entregue pronto na plataforma SaaS, precisará ser desenvolvido na OpenSource.

De fato, essa opção permite que o desenvolvimento da loja seja livre. Assim, é possível colocar em prática os recursos pensados para a loja.

Entretanto, o ponto mais importante é: a plataforma OpenSource precisa de um profissional de Desenvolvimento de Sistemas durante todo o projeto. Inclusive depois que a loja já estiver no ar.

Neste caso, o custo da plataforma é alto no momento da compra, desenvolvimento do projeto e também durante a manutenção da loja.

Qual é a melhor plataforma de e-commerce?

Como citei anteriormente, não há resposta certa para essa pergunta.

Tudo dependerá de seu orçamento e os recursos que sua loja precisará para ir ao ar.

Por outro lado, a SaaS já é entregue pronta e permite alterações. Neste caso, o custo é fracionado é, consequentemente, o investimento é menor a curto e longo prazo. De fato, é melhor para o empreendedor, que não precisa se preocupar com desenvolvimento e atualizações. Focando toda a energia em novas estratégias para faturar mais!

Já a OpenSource é paga apenas uma vez, pois é adquirida e não alugada. Assim, o investimento é muito mais elevado.

Avalie o que é necessário para colocar seu negócio no ar, sempre visando a saúde financeira e mão de obra da sua empresa!

O post Plataformas SaaS e OpenSource: qual a melhor opção? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Plataformas SaaS e OpenSource: qual a melhor opção?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages