Ads Top

Será que você deveria ter um ERP integrado na sua loja?

Os ERPs modernos oferecem a ampla integração do seu processo de gestão. Neste caso, permitem que você gerencie diferentes softwares, departamentos e até lojas em um só ambiente: o sistema ERP.

Mas nem sempre foi assim. Afinal, antes os ERPs funcionavam mais como uma outra ferramenta de gestão adicional e não ‘a ferramenta de gestão’ da sua empresa.

E de fato, mesmo hoje, é possível encontrar ERPs que não conseguem garantir uma integração total das suas atividades empresariais. Porém, é muito importante certificar que a sua loja está contratando um ERP integrado, para evitar dores de cabeça no futuro.

O que é um ERP integrado?

Desde a sua concepção, o ERPs surgiu com a intenção de integrar informações e processos. Todavia, antes essa integração era feita de maneira mais pontual e específica, pois tinha a intenção de resolver um problema particular.

Por exemplo, realizar a gestão financeira de uma empresa é sempre desafiante. Neste sentido, eram desenvolvidos ERPs que serviam como integradores dos processos financeiros da empresa e que ajudavam a organizar e controlar melhor essas informações.

O fato é que o mercado mudou com o desenvolvimento tecnológico e as necessidades dos(as) empresários(as), principalmente lojistas, passou a se modificar também. E a tecnologia teve uma forte influência na modernização dos ERPs.

É neste cenário recente que surge a ideia de ERP integrado. Trata-se de uma ferramenta de gestão que não só organiza e controla informações e processos, mas integra todas essas informações e processos no ambiente do ERP — acompanhando o seu processo empresarial de uma ponta à outra.

Como o ERP faz essa integração?

De maneira bem simplificada, pode-se dizer que os ERPs integram os processos e diferentes softwares que a sua empresa utiliza através de módulos de gestão. A vantagem é que todos estes módulos estão dentro da mesma ferramenta: o ERP.

Dessa forma, é possível gerir diferentes aplicativos, plataformas e processos em um só espaço. Daí a vantagem e necessidade de investir em um ERP para que a escalabilidade e crescimento de sua empresa possa ser feita de maneira responsável e segura.

Toda loja precisa de um ERP Integrado?

Há alguns anos, a resposta para essa pergunta seria não. No entanto, as necessidades empresariais mudaram, como pontuei acima. Isso significa que o jeito de gerir também mudou, tornando o ERP uma necessidade para toda e qualquer loja, desde o seu surgimento.

O controle sobre os dados e fluxo de informações é essencial para o funcionamento de uma loja acontecer sem erros e ainda garantir inteligência no uso destes dados.

E é aí que entra a necessidade de um ERP. Mas, fique tranquilo(a), pois os ERPs são ferramentas financeiramente acessíveis hoje. Há até mesmo ferramentas de apoio oferecidas pelo Sebrae para quem está começando.

Iniciar o seu processo já se habituando a um ERP é muito importante para crescer de forma escalável, simples, organizada e segura.

E um sistema ERP robusto e integrado vai garantir que o seu crescimento seja bem mais linear.

Isso porque, além de um ERP sólido e muito integrado, empresas fornecedoras oferecem uma equipe de suporte especializada em processos empresariais. Ou seja, elas garantem que a sua implantação do ERP — local ou nuvem — seja bem acompanhada, e que suas necessidades individuais sejam levadas em consideração do início ao fim.

O que o ERP integrado traz de melhoria para a minha operação?

Um ERP integrado garante que desde o acesso de sua plataforma, até o manuseio de contas a pagar e receber ou gestão logística seja realizada através do software ERP, independente de quantos aplicativos, plataformas ou softwares estejam envolvidos em seu processo.

Essa facilidade por si só já é muito importante, pois garante mais agilidade e controle à sua gestão empresarial.

Porém, existem outros aspectos positivos trazidos com o ERP integrado rodando em sua operação.

1 – Visão 360° do negócio

Através do ERP integrado é possível analisar o desempenho das diferentes atividades de sua empresa em um só espaço, Na prática, garante uma visão 360° e a possibilidade de análises muito mais inteligentes e estratégicas.

Também é possível avaliar o desempenho de sua plataforma, o andamento do processo de logística, o faturamento e pagamento de contas e muito mais dento do espaço do ERP.

2 – Relatórios gerenciais inteligentes e estratégicos

Por conta da integração de todos as ferramentas, processos e informações dentro do software ERP, o sistema ERP consegue gerar relatórios de gestão de forma muito mais inteligente e estratégica para o seu negócio.

Desde os relatórios de gestão mais essenciais até os relatórios personalizados de acordo com as necessidades únicas da sua empresa, os ERPs são ótimos parceiros de inteligência empresarial na sua gestão.

3 – Gestão de canais de vendas

Através de um ERP integrado, é possível gerir os mais diferentes canais de venda da sua empresa em um só lugar, otimizando a experiência que a sua loja oferece ao consumidor.

E isso é aplicado até mesmo para lojas que são PDV e e-commerce ao mesmo tempo, e que buscam maior integração entre as suas atividades físicas e virtuais.

Dessa forma, é possível seguir as tendências e oferecer mais facilidades na hora de interagir com o consumidor, como uso de pontos de retirada de produtos, ou vendas através de redes sociais etc.

4 – Compliance fiscal

O ERP integrado também garante que a sua loja esteja sempre em dia com as obrigações fiscais do seu negócio. Facilitando a gestão e controle das informações, evitando erros e futuras dores de cabeça com o fisco.

Isso ocorre porque o ERP integra em seu ambiente as diferentes plataformas e softwares envolvidos na emissão de notas, assim como a impressão. Ou seja, garante que os dados fiscais estejam mais bem organizados, sigam um procedimento claro e transparente e ainda evite erros no manuseio dessas informações.

Como se pode notar, o ERP integrado é uma ferramenta moderna e que se adapta aos diferentes cenários empresariais contemporâneos.

É através do ERP que todos os seus processos empresariais são organizados e geridos, trazendo agilidade e simplicidade para o dia a dia gerencial. E isso vale se a sua empresa for uma indústria que quer vender online, um PDV que tem loja física, uma rede de franquias ou mesmo uma loja virtual que vende em marketplace.

O post Será que você deveria ter um ERP integrado na sua loja? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Será que você deveria ter um ERP integrado na sua loja?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.