Quais informações você precisa saber para alavancar as vendas online?

Ao realizar uma pesquisa no navegador do seu desktop ou do seu celular de um determinado produto que deseja comprar é comum aparecer uma variedade de lojas que comercializam o mesmo produto. Hoje essa prática tem sido cada vez mais frequente, com a compra de produtos online crescendo muito, ainda mais nos tempos de pandemia que vivemos hoje. Diversos varejistas grandes, médios e pequenos que possuem lojas físicas estão direcionados para o desenvolvimento de e-commerces e de marketplaces e agora buscam soluções: como alavancar as vendas online?

De fato, houve uma mudança no comportamento do consumidor. Os lojistas tiveram que repensar suas estratégias para adaptarem seus atendimentos e também a maneira de exporem os produtos online.

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O ponto principal que observamos nessa movimentação para as vendas online é como lidar com a demanda de clientes que desejam comprar o seu produto e por que o comprador escolhe ou não a sua loja dentre outros concorrentes.

Outro ponto muito importante é como o pós-venda da sua loja tem se posicionado após o cliente realizar a compra de um determinado produto.

Conheça seu cliente

Existem diversos fatores que influenciam a decisão de compra em meio a tantas variedades, no entanto o que temos notado é que os lojistas têm investido rios de dinheiro em marketing, redes sociais, estrutura, preço e que de fato são extremamente importantes, mas esquecem ou não prestam a devida atenção sobre um ponto muito importante que é a comunicação com o seu cliente e um contato mais próximo, rápido e eficaz.

É possível fazer uma comparação bem simples com o cotidiano convencional em uma loja física. Imagine uma pessoa que entra para comprar um determinado produto. Esse consumidor vai no mínimo olhar o produto, pegar, sentir, vestir e também perguntar ao vendedor se tiver alguma dúvida.  E nas vendas online, como ele vai fazer isso?

Certamente, não será possível, pelo menos até o momento, mas existem algumas alternativas básicas que muitas vezes são esquecidas e deixadas de lado, mas podem gerar um impacto gigante para o lojista.

Uma prática bastante comum nos varejistas de sucesso é a forma de exposição dos anúncios. Isso quer dizer que todas as informações necessárias devem estar de forma bem clara e objetiva para o seu cliente entender qual é a especificação completa do seu produto, com fotos de boa qualidade e que mostra a real percepção do seu produto.

Essa prática é bastante comum e aplicada pela grande maioria dos lojistas, mas o que conseguimos notar entre os que tem se destacado no cenário do e-commerce brasileiro é que eles não medem esforços para se comunicar com o seu cliente de forma eficaz desde o primeiro contato com a loja. O consumidor deve ser atendido de forma rápida e inteligente para tirar as dúvidas e também aumentar o contato no impulso da compra.

Vendas online alavancadas

Conseguimos avaliar mais de 20 milhões de perguntas feitas pelos consumidores e um número expressivo de conversão em vendas, que vai de 80% a 300% maior, acontece quando o atendimento no pré-venda para esclarecer dúvidas levam de 0 a 2 minutos.

Com esses dados fica ainda mais claro que o contato com o seu cliente é fundamental para o desenvolvimento da sua loja e também aumento do faturamento.

No contato com o seu cliente após a compra também é fundamental informar o status da mercadoria, estar disponível para alguma dúvida, etc.

É de se esperar que as lojas tenham consciência que a comunicação com o seu cliente é extremamente fundamental para se destacar em um cenário bastante competitivo e isso reflete na busca de soluções inteligentes como Inteligência Artificial.

Existem diversas aplicações para melhorar a efetividade da comunicação com o cliente e se a sua loja não está preparada, com certeza ela pode desperdiçar muitas oportunidades e evitar ganhos expressivos.

Se você deseja realmente alavancar as vendas online, reflita sobre as ações já realizadas sobre o posicionamento atual do anúncios, desenvolva uma boa comunicação com o seu cliente e reduza ao máximo o tempo atendimento tanto no pré como no pós venda, com essas ações em prática, existe uma chance enorme da sua loja alavancar as vendas e navegar nesse mar de oportunidades.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Quais informações você precisa saber para alavancar as vendas online?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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